Durante a revolução industrial(iniciada e propagada em muitos países entre os séculos XVIII e XIX, respectivamente), foi nítida a evolução do homem frente à tecnologia, tendo em vista que nesse período houve a criação de diversos produtos tecnológicos e consequentemente, um maior uso do espaço virtual. No entanto, apesar de serem muitas as contribuições para a sociedade, houve também o surgimento de novos obstáculos. Nesse contexto, percebe-se a existência dos riscos da superexposição de crianças e adolescentes na internet, causado, devido, não só pela falta de controle por parte dos responsáveis, mas também pela pouca ou nula ação das principais redes sociais.
Antes de tudo, é importante abordar o impacto da escassa influência dos parentes em relação aos hábitos da nova geração. Tornou-se um senso comum entre as famílias contemporâneas a prática precoce da exposição à modernidade, na qual os pais apresentam aos filhos os aparelhos eletrônicos como meio de entretenimento. Todavia, não há um controle estabelecendo uma carga horária máxima de uso ou acerca dos aplicativos utilizados. Como consequência, as pessoas se tornam, gradualmente, viciadas em produtos que oferecem conexão ao mundo online e passam a acreditar que necessitam deles para alcançar a felicidade. Entretanto, o filósofo Aristóteles defendia a ideia da “justa medida”, baseada no ato de evitar os exageros para atingir a verdadeira felicidade.
Ademais, deve-se analisar a inércia dos aplicativos que objetivam a interação entre os cidadãos à distância como um entrave. Para o pensador Thomas Hobbes, o ser humano tende a cometer atos violentos e irracionais quando convive em um ambiente sem leis. Sua teoria aplica-se diretamente aos aplicativos online, visto que com a ausência de regras efetivas que visam defender a ordem social, muitos indivíduos praticam violência psíquica, apenas por diversão. Sendo assim, as maiores vítimas são os jovens, pois não possuem apoio dos adultos responsáveis pelos seus bem-estar ou instruções sobre como lidar com tais situações.
Desse modo, graças ao monitoramento parental insuficiente e ações nulas de agentes externos, crianças e adolescentes são colocados em riscos. Portanto, faz-se necessário ao governo, com auxílio do Ministério Público e das escolas, criarem campanhas que visam incentivar os pais a instruir seus filhos na utilização de produtos tecnológicos, por meio de eventos em instituições de ensino. Além disso, aplicativos como o Facebook, TikTok e Instagram, devem tornar as suas normas mais efetivas, através da suspensão da conta do usuário que infringi-las. Medidas assim visam a preservar os menores de idade do problema enfrentado pelo corpo social contemporâneo.
eddiens7
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 120
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. – 160
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Introdução
“[…] tendo em vista que nesse período houve a criação de diversos produtos tecnológicos e consequentemente, um maior uso do espaço virtual.” (Vírgula mal empregada)
Correção: tendo em vista que nesse período houve a criação de diversos produtos tecnológicos e, consequentemente, um maior uso do espeço virtual.
“No entanto, apesar de serem muitas as contribuições para a sociedade, houve também o surgimento de novos obstáculos.” (Nesse período você deveria explorar mais no aspecto de como o argumento que você fez uso – a revolução industrial – se relaciona com o tema e, em sequência, inserir a sua tese.)
“[…] riscos da superexposição de crianças e adolescentes na internet, causado, devido, não só pela falta de controle por parte dos responsáveis […]” (Essa passagem “causado, devido” tirou a coesão do período)
“[…] mas também pela pouca ou nula ação das principais redes sociais.” (Não entendi sua intenção com essa frase, qual seria a ação que as principais redes sociais deveriam ter? Essa ação não foi bem definida no texto.)
Comentário: O parágrafo está razoável.
“Durante a revolução industrial (iniciada e propagada em muitos países entre os séculos XVIII e XIX, respectivamente), foi nítida a evolução do homem frente à tecnologia, tendo em vista que nesse período houve a criação de diversos produtos tecnológicos e consequentemente, um maior uso do espaço virtual. No entanto, apesar de serem muitas as contribuições para a sociedade, houve também o surgimento de novos obstáculos.” (Até aqui foi uma ótima introdução, mas a partir desse ponto você deixou um pouco a desejar. Tome nota dessas observações para as suas próximas produções serem ainda melhores.) :)
D1
“Antes de tudo, é importante abordar o impacto da escassa influência dos parentes em relação aos hábitos da nova geração.” (ótimo argumento)
Comentário: Parágrafo excelente. Apresentou argumentos factuais e de incontestável consistência.
D2
“Ademais, deve-se analisar a inércia dos aplicativos que objetivam a interação entre os cidadãos à distância como um entrave.” (Novamente não há especificação, inércia em relação ao quê?
Sugestão: […] deve-se analisar a inércia dos aplicativos na proteção do público mais jovem […]
Comentário: O parágrafo está bem estruturado. Porém os argumentos são poucos consistentes, haja vista que existe sim legislação nas redes sociais (vide a quantidade de pessoas que perdem o acesso às contas devido a propagação certos discursos, além de diversos crimes que são investigados utilizando-se também as redes sociais do malfeitor. Não dá para afirmar categoricamente que é um ambiente sem leis.)
Conclusão
“Portanto, faz-se necessário ao governo […]” (Governo Federal)
“Além disso, aplicativos como o Facebook, TikTok e Instagram, devem tornar as suas normas mais efetivas, através da suspensão da conta do usuário que infringi-las.” (como ressaltei anteriormente, isso já acontece)
Sugestão: enfatize que eles deveriam intensificar essa fiscalização, uma vez que ela exista, embora seja insuficiente.
“Medidas assim visam a preservar[…] ” (erro de regência verbal)
Correção: visam preservar.
Comentário: a conclusão está boa embora apresente alguns desvios.
Atente-se para especificar e aprofundar mais os seus argumentos.
Opinião: Produção textual muito boa de modo geral. A introdução seria perfeita não fosse os pontos que eu assinalei, o d1 está impecável, o d2 deixou a desejar no quesito informatividade (as informações presentes não são 100% verdadeiras) e a conclusão está boa.
Nota: 800
juscenilda
olá Vinícius, primeiramente quero parabeniza ló pela sua redação, achei o tema imensamente relevante e atual. Peço que você conteste meu ponto de vista se eu cometer algum equivoco; desde já deixo bem claro que sou estudante e estou aprendendo agora, em vista disso posso cometer alguns erros e não perceber.
Vamos !!!!
1. você fez referência da Revolução Industria que deveria ser grafada com letra maiúscula;
2. EU, não consegui visualizar a retoma do tema ou seja não reapresentou o tema na introdução
3. consegui visualizar sua tese explicita ( superexposição de crianças e adolescentes na internet e falta de controle por parte dos responsáveis, mas também pela pouca ou nula ação das principais redes sociais. No caso 3 teses é isso? achei legal.
4. Não entendi o uso da palavra´´ causado´´ e ´´ devido´´ separado com virgula…se você poder explicar
5. Agente: governo, com auxílio do Ministério Público e das escolas ok
Ação: criarem campanhas que visam incentivar os pais a instruir seus filhos na utilização de produtos tecnológicos ok
Modo e meio: por meio de eventos em instituições de ensino ok
Detalhamento: Além disso, aplicativos como o Facebook, TikTok e Instagram, devem tornar as suas normas mais efetivas, através da suspensão da conta do usuário que infringi-las ok
Finalidade: Medidas assim visam a preservar os menores de idade do problema enfrentado pelo corpo social contemporâneo. ok, mas fiquei na dúvida.
competência I: 160
competência II : 160
competência II : 200
competência IV: 200
competência V: 200
total: 920 ressaltando que ainda não tenho um olhar tão técnico e sendo pouco critica ainda, mas espero ter ajudado. Aguardo um feedback . Parabéns