A invenção da imprensa de Gutemberg, no século XV, resultou em grandes transformações da cultura Europeia. Atualmente, os meios de comunicação expandiram e a Mídia desempenha grande influência à população, e tal poder pode manipular e alienar. Portanto, no que se refere aos riscos do domínio midiático, é necessário analisar as mudanças como o relaxamento intelectual e o consumismo.
Em primeiro momento, cabe analisar os efeitos das redes sociais na educação dos indivíduos. Plataformas como ‘Facebook’ e ‘ Instagram’ corroboram para que a procura de informações e leitura educativa sejam deixadas em segundo plano. Assim, além de disseminar falsas notícias, o indivíduo não procuram evoluir seu intelecto. As rasas informações e notícias passam a ser suficiente, pois, a persuasão digital invadiu a mente de boa parte da população.
Além disso, já pautado pela Escola de Frankfurt, a Industria Cultual foi um foco de importante estudo, no qual ela produz bens de cultura -filmes, séries, peças- como mercadorias e os torna produtos a serem comercializados. Numa sociedade capitalista, essa manipulação a favor do consumismo tornou-se algo típico e o perigo decorrente de tal atuação, formam pessoas materialistas e egoístas.
Portanto, para que o desleixo estudantil diminua, é preciso que o Ministério da Educação junto as escolas instruam e alertem os alunos sobre a acomodação, por meio do exemplo da Escola de Frankfurt e com horários dedicados a leitura e debates de temas que mostram como a acomodação tem tornado -se frequente, a fim de formar jovens determinados . Paralelo a isso, a fim de reduzir o uso exacerbado de produtos, os agentes já citados devem adicionar matérias de economia no currículo estudantil, nas aulas ensinar como ter planejamento financeiro, de compras e no uso de cartões para abrandar os riscos da influência midiática.
BEATRIZADM
Oie!
Vou corrigir modelo ENEM blz?
*Gostei mt da sua redação, esta bem escrita e traz uma estrutura de texto modelo dissertativo-arumentativo correta.
INTRODUÇÃO
*Em uma introdução deve ser apresentado um contexto, abordagem do tema e a tese.
-Trouxe contexto (pode ser histórico, obras como filmes livros poemas etc, definindo uma palavra…)
-Abordou o tema (isso deixa claro que compreendeu o tema proposto)
-Apresentou a tese (A tese é quando você apresenta o que sera abordado nos desenvolvimentos, ou seja, é o que será defendido.)
A tese ficou bem clara parabéns.
D1
-Usou corretamente os conectivos
-Apresentou tópico frasal deixando claro o que será defendido no paragrafo.
-Erro de gramatica em “o indivíduo não procuram evoluir”, cuidado ao deixar palavras no pural, o correto aqui é “procura”. Porém, acho que foi só um erro de digitação, mas, fique atento!
-Sua explicação para seu argumento ficou coerente.
-Traga mais exemplos, repertório..
D2
-Use mais conectivos.
-Legal sua citação, conseguiu explicar e ser coerente.
-“Numa” na terceira linha, é coloquial. Você poderia ter colocada assim: “Nesse sentido, em uma sociedade…”
CONCLUSÃO
Em uma conclusão completa deve ter 5 passos a serem seguidos:
Agente- Quem fará?
Ação- O que será feito?
Modo- Como será feito?
Detalhamento- De detalhes.
Efeito- Qual o efeito esperado?
Apresentou duas propostas
Primeira:
Agente: “ Ministério da Educação junto as escolas ”
Ação: “instruam e alertem os alunos sobre a acomodação ”
Modo: “por meio do exemplo da Escola de Frankfurt e com horários dedicados a leitura e debates de temas ”
Detalhamento: “temas que mostram como a acomodação tem tornado -se frequente”
Efeito: “ a fim de formar jovens determinados . ”
Segunda:
Agente: “ Ministério da Educação junto as escolas ”
Ação: “ nas aulas ensinar como ter planejamento financeiro, de compras e no uso de cartões ”
Modo: “ matérias de economia no currículo estudantil, ”
Detalhamento: ?
Efeito: “ a fim de reduzir o uso exacerbado de produtos ” e ” para abrandar os riscos da influência midiática.”
-“por meio do exemplo da Escola de Frankfurt e com horários dedicados a leitura e debates…” é uma vírgula depois de Escola de Frankfurt .
C1 Língua portuguêsa-140
C2 Abordagem/gênero-200
C3 Defesa/Coerência-160
C4 Coesão/Articulação-160
C5Prop. de intervenção-160
Nota:820
A redação esta muito boa parabéns!
Continue treinando e boa sorte.
<3