Os riscos da AUTOMEDICAÇÃO na sociedade brasileira

  • 1

OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA / 

 A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas para o tratamento de doenças cujo os sintomas são diagnosticados pelo usuário, sem avaliação de um profissional de saúde. Diante disso, observa-se que medicar-se traz enormes riscos à vida do indivíduo, já que seu uso inadequado pode acarretar em morte. Com isso, é necessário uma intervenção que busque combater a falta de entendimento sobre os remédios e a imperícia do Estado. 

 

Em primeira análise, muitas pessoas ingerem fármacos sem a plena convicção para o que se trata, bem como se é eficiente para seu tratamento. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, 77% dos brasileiros já têm o hábito de se automedicar inadequadamente. Dessa forma, existem remédios que escondem os sintomas, ou seja, não causam o efeito desejado, assim, usando esses de maneira indevida e sem saber realmente sua situação, podem surgir problemas, como a intoxicação. Ainda mais, não só dificulta o tratamento eficaz, como atrasa o atendimento por um profissional qualificado.

 

Em segunda análise, é essencial tratar sobre a desimportância do Estado, que ajuda na vaga circulação dessa problemática. Nesse viés, não há uma regulamentação do Governo que examine as farmácias, que têm o costume de comercializar os fármacos sem exigir do cliente a devida prescrição do profissional de saúde. Como consequência disso, a ONU prevê que até 2050, o ato de tomar remédios sem uma autorização médica, pode matar 10 milhões de indivíduos, anualmente. Portanto, se não houver um bloqueio, o cidadão que tem esse livre consumo pode favorecer a continuidade da automedicação e, desfavorecer a boa relação do médico com seu paciente, proporcionando, desse jeito, um colapso na saúde do país. 

 

 Em suma, é imprescindível que o Ministério da Saúde em parceria com o Poder Legislativo, formule uma lei que exija o controle e a vistoria da venda ou distribuição de fármacos em estabelecimentos que trabalham com essa espécie, como as drogarias. Isso pode ser feito por meio de agentes fiscalizadores que visitem esses locais para analisar o recolhimento efetivo das receitas médicas, e caso contrário, resultará em multas ou fechamento delas. A partir disso, haverá um país isento da automedicação.

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1 – 120 (Tenha atenção ao uso de vírgulas e pronomes; concordância verbal e nominal)
    Competência 2 – 200
    Competência 3 – 200
    Competência 4 – 160 (Bom uso dos elementos coesivos, mas seu texto apresenta muitas repetições de palavras. Ex: os termos “isso” e “esse” aparecem muitas vezes, tente trocar os conectivos ou encontrar palavras que os substituam)
    Competência 5 – 160 (Busque aprimorar seu detalhamento)
    Nota final – 840

    • 0
  2. Olá, boa tarde!!

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 160

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo- 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 200

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural-200

    Total – 960

    • 2
  3. Parágrafo 1;Acho que seu repertório ficou ‘muito’ vago, vc poderia ter começado a dar um exemplo de automedicação, ex;antidepressivos,laxantes e sobre as taxas de crescimento da automedicação desses remédios e outros.
    Parágrafo 2;Alguns erros de coesão
    Parágrafo 3; Acho que você poderia trocar “Portanto, se não houver um bloqueio…” por ” Portanto, se não houver uma maior rigidez em relação a auto-medicação…” e em “desfavorecer a boa relação do médico com seu paciente, proporcionando, desse jeito, um colapso na saúde do país. ” acho que isso tem mais a ver com a saúde do cidadão e não com o colapso do sistema de saúde.
    Parágrafo 4;Repetição do termo “fármacos. No período seguinte “em estabelecimentos que trabalham com essa espécie, como as drogarias” acho que você poderia ter colocado somente drogarias.

    Como acho que você deve ter percebido, a maior parte das minhas observações em relação a sua redação foram de coesão e coerência.Portanto, aconselho que você veja vídeos de como melhorar nesses aspectos.Além disso, ao decorrer do texto percebi que você não estava conseguindo fluir bem com seus argumentos (apesar de muito bons) e isso como eu disse anteriormente prejudicou sua coesão, então outro conselho é que você faça sua redação com calma, não economize em conectivos, e detalhe seus argumentos (pode fazer pesquisas).Então é isso, você possui um grande potencial e pode chegar a um nível excelente na performance de suas redações.

    Espero ter ajudado :)

    • 1
  4. Parabéns!!! Muito bem escrito o texto, mas ainda apresenta alguns errinhos. Vou corrigir por parágrafos e no final dou uma nota, pode ser ? :) Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder. =]

    INTRODUÇÃO
    -faltoi uma vírgula em “para o tratamento de doenças(,) cujo…”
    -muito bem desenvolvida sua tese e bastante objetiva

    D1
    -procure explorar mais outras áreas do conhecimento, ou mesmo citar a fala de algum profissional da área, isso ajuda a reforçar a sua ideia
    -retire esse (já) “77% dos brasileiros têm o hábito”

    D2
    -boa estrutura e uso de conectivos
    -retire a vírgula depois de “10 milhões de indivíduos” (cuidado com o exagero das vírgulas, isso torna a leitura do texto cansativa)
    -retire a vírgula depois de “continuidade da automedicação e…”

    CONCLUSÃO
    -O QUE: formule uma lei que exija o controle e a vistoria da venda ou distribuição de fármacos
    -COMO: por meio de agentes fiscalizadores que visitem esses locais (drogarias)
    -QUEM: Ministério da Saúde em parceria com o Poder Legislativo
    -PRA QUE: analisar o recolhimento efetivo das receitas médicas
    -faltou apenas seu detalhamento, mas vc respondeu as 4 perguntas da conclusão, o que é ótimo :)

    Em geral, vc escreve perfeitamente bem, so tome cuidado com o exagero das vírgulas rsrss… Continue treinando e leia redações nota 1000, vc está quase lá!! =)

    C1: 160 (cuidado com as vírgulas)
    C2: 140 (explore mais áreas do conhecimento)
    C3: 200 (muito bem estruturado e coerente)
    C4: 200 (uso de conectivos adequados)
    C5: 180 (trabalhe seu detalhamento)
    NOTA: 880

    • 5

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.