Os relacionamentos abusivos em evidência no Brasil

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A obra literária “Dom Casmurro”, do escritor carioca Machado de Assis, aborda o relacionamento abusivo do personagem Bentinho em face de sua esposa Capitu. Bem como, no romance, Bentinho vê Capitu por uma perspectiva doentia e obsessiva, vindo a suspeitar de uma hipotética traição da mesma. De maneira análoga à obra, muitas mulheres brasileiras ainda vivem em relacionamentos abusivos no hodierno. Isso se deve, majoritariamente, pela cultura machista e à negligência, por parte da sociedade, que naturalizou as práticas abusivas. 

 

Sob esse viés, é lícito postular a cultura machista como impulsionadora desse revés. Segundo o primeiro Código Civil brasileiro, de 1916, “o marido é o chefe da sociedade”. Além disso, o homem tinha a liberdade de autorizar, ou não, o trabalho da mulher e de administrar os bens dela. No entanto, ao observar o cenário contemporâneo é possível perceber que a opressão sobre a mulher ainda permanece enraizada nos lares brasileiros. Logo, essa opressão histórica motiva a manutenção de relacionamentos abusivos.

 

Outrossim, é fundamental salientar a postura naturalizada da sociedade em relação às práticas abusivas como influenciadora no entrave. De acordo com a filósofa Simone de Beauvoir: “O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.” Assim, é evidente que a mulher pode ser a própria cúmplice do abuso, porque às vezes, ela nem percebe que está sendo abusada, uma vez que a mesma acha essa realidade normal. Como também, é obrigada a concordar com esse tipo de relacionamento, visto que depende do marido. 

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para diminuir os casos de relacionamentos abusivos na sociedade brasileira. Sendo assim, sugere-se que o Governo Federal, na figura do Ministério da Mulher, da família e dos Direitos Humanos, realize uma conscientização para a esfera feminina, por meio de debates e palestras que visem alertar e evidenciar os sinais de um relacionamento abusivo, a fim de despertar o público feminino contra esse tipo de companheirismo. Ademais, o corpo social deve abolir de sua cultura a ideologia naturalizada de práticas abusivas, por intermédio de campanhas midiáticas que enfatizem a figura da mulher na sociedade e que evidenciem a opressão como um equívoco. Dessa forma, espera-se que as mulheres entendam sua significância para a sociedade e não dependam de relacionamentos abusivos como o narrado na obra machadiana. 

Se puderem corrigir dando nota por competência. Desde já muito obrigada!

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5 Correções

  1. Olá,sou uma aluna como você e vou avaliar em tópicos a redação.
    C1-180 (notei alguns termos um pouco informais).
    C2-200 (seus argumentos estão bons).
    C3-160 (a contextualização ficou um pouco confusa no 3 parágrafo,ela não foi bem desenvolvida).
    C4-140 (você repetiu muitas vezes diversas palavras,assim o texto não fica tão limpo.Sempre que puder,procure sinônimos).
    C5-200 (a proposta de intervenção está impecável).
    Nota final:880
    Espero ter te ajudado de alguma forma. Continue a praticar, você está no caminho certo!😊

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  2. Olá, Dhamarys, como vai? espero que bem!
    *Na introdução, adorei sua Outra Área do Conhecimento (OAC), achei genial usar a relação de Bentinho e Capitu, você apresentou bem a tese, apontando seus dois principais argumentos, mostrando, assim, que possui um projeto de texto. Objeção: a expressão “bem como” foi utilizada de forma incorreta, sugiro que vc tire-a do texto, até por uma questão estilística:”(..) Capitu. No romance, Bentinho vê Capitu”. Há um erro de vírgula após “negligência”.
    *No D1, vc cumpre o primeiro argumento da tese, fortalecendo a C3. Objeção: a primeira letra de uma citação direta é maiúscula “O marido é chefe (…). Sugestão: como sua argumentação gira em torno do fato que os relacionamentos abusivos derivam da cultura machista histórica, seria legal que vc deixasse isso claro no tópico frasal e na própria tese: “Sob esse viés, é lícito postular a cultura machista histórica como impulsionadora desse revés.”
    *No D2, observei algumas umas lacunas argumentativas: no tópico frasal vc afirma que a sociedade naturaliza as práticas abusivas, mas no decorrer da argumentação vc diz que a mulher é cúmplice. Mas quem de fato naturaliza a opressão? É a sociedade? É a mulher? É a sociedade que faz a mulher naturalizar a opressão? Ou que segmento da sociedade faz a mulher ser cúmplice? Os homens? Percebe que não ficou clara sua linha argumentativa. Há uma vírgula isolando o “às vezes: “…abuso, porque, às vezes, (…)”. A expressão “bem como” foi utilizada de forma incorreta, pois vc inicia outro período, sugiro que use conectivos de adição.
    *Na pi encontrei os 5 elementos
    notas:
    C1: 160 (mais de dois desvios gramaticais)
    C2: 200 (fala do tema, é um texto diss-arg, OAC produtiva)
    C3: 160 (lacuna argumentativa no D2)
    C4: 160 (uso inadequado do “bem como” e “assim como”)
    C5: 200 (PI completa)
    total: 880
    Como vc me disse que essa red valia nota, tentei ser um pouco mais rigoroso. Parabéns pelo texto, e se precisar de ajuda é só chamar :)

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  3. Olá!
    Em primeiro lugar devo ressaltar o fato de você utilizar a obra tirada especificamente da literatura brasileira, que por sinal foi muito bem utilizada e argumentada. Parabéns!
    C 1- 200
    C 2- 200
    C 3- 180
    C 4- 200
    C 5- 200
    Quanto a competência 3, achei muito bem argumentado, mas acho que poderia ser mais explicativa, sendo assim, te dei 180 com finalidade de te motivar a melhorar ainda mais nesse aspecto
    Parabéns! Belíssima redação
    Obs: Por favor, se puder corrigir minha redação que irei publicar daqui a 15 minutos, ficarei honrado e extremamente agradecido

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  4. Competência 01- Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200 pontos
    Competência 02- Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200 pontos
    Competência 03- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160 pontos
    Competência 04- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200 pontos
    Competência 05- Respeito aos direitos humanos: 200 pontos.
    Total: 960 pontos.

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  5. Olá, boa tarde !!
    Competência 01- Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200 pontos
    Competência 02- Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200 pontos
    Competência 03- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160 pontos
    Competência 04- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200 pontos
    Competência 05- Respeito aos direitos humanos: 160 pontos.
    Total: 920 pontos.

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