Os problemas do idoso no Brasil

  • 1

No filme ”I Can’t Speak”, é retratado a história de uma mulher da terceira idade, que tem vontade de aprender inglês, embora fosse menos adaptada a tecnologia, do que os demais colegas de sala. Nesse sentido, o Brasil possui uma cultura de descaso em relação a integração dos idosos na sociedade, assim como a padronização da imagem do idoso.  Por isso, torna-se necessário pensar na falta de integração e estereotipação, que configuram as maiores problemáticas desse cenário.

De início, é notório destacar a falta de integração dos idosos no ambiente tecnológico e social. Isso ocorre porque não há uma estrutura tecnológica que supra as necessidades mais recorrentes, como um teclado e tela maiores para facilitar a visão.  Por conseguinte, eles ficam mais tempo isolados, sem ter passatempos legítimos. Algo que, se permanecer, pode acarretar depressão, pensamentos suicidas ou outros transtornos. Segundo dados do IBGE mais recentes, cerca de 14,9% da população idosa faz o uso da Internet, o que é pouco, se comparado ao número de idosos do país.

Ademais, cabe destacar os estereótipos adquiridos pelos idosos. Esse contexto envolve o falso idealismo que as pessoas tem, de que o idoso é aquele indivíduo ultraconservador, que é lento, retrógrado, sedentário, que faz crochê, e é dependente dos outros. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse pensamento resulta, atualmente, na falta de incentivo a atividades físicas, sociais e cognitivas. Por exemplo, quando a família evita falar de certos assuntos políticos, sociais ou de afinidade amorosa perto destes, com o paradigma de que ”todo idoso é fofoqueiro”, ou de que os atrasa nas atividades cotidianas.

Com o objetivo de alterar a problemática da inserção do idoso na tecnologia e, portanto, na sociedade, é dever do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia produzir aparatos tecnológicos como celulares e videogames, por meio de indústrias voltadas a trazer maior conforto e visibilidade de telas e teclados, nos quais devem ser maiores que o comum. Em suma, tal praticidade inserida no cotidiano facilitará o convívio social dos mesmos.

Compartilhar

6 Correções

  1. Olá Eduarda. Solicitação aceita ;)

    introdução: citou repertório pertinente e legitimado. Mas atenção na produtividade! Em seguida você coloca sua suposta tese sem fazer uma relação com a tecnologia. DIGA: poderia ter colocado a tecnologia como um dos problemas para essa integração que você escreve na tese.
    tese: “ o Brasil possui uma cultura de descaso em relação a integração dos idosos na sociedade, assim como a padronização da imagem do idoso”
    a1: falta de integração
    a2: estereotipação
    obs: você não deixa sua tese bem clara ao leitor, pois na hora da leitura ela parece seus dois argumentos, ficou confuso entende?! Defenda apenas um aspecto, isso facilita e organiza seu texto. Além disso, o conectivo “Nesse sentido”, não foi uma escolha. DIGA: substitua → em situação análoga ao filme, fora da ficção e etc.

    d1: seu tópico frasal ficou bom, logo após você explica a causa desse problema e depois fala a consequência, OK! Mas a um problema de planejamento, percebe que no final do parágrafo você cita o IBGE no espaço errado sem fazer uma relação com o tema. Minha dica é: após o tópico frasal coloque este dado para sustentar a opinião.
    Gramática: vírgulas em excesso

    d2: sua argumentação tá bem interessante, entretanto apresente algum dado, estudos, obras… Para sustentar a opinião.
    Gramática: vírgulas em excesso
    “idealismo que as pessoas tem” – o tem nesse caso deve está acompanhado do chapeuzinho “^”, pois pessoas é plural.

    conclusão: agente: “Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia”
    ação: “produzir aparatos tecnológicos”
    meio: “por meio de indústrias”
    detalhamento: “como celulares e videogames”
    finalidade: “Com o objetivo de alterar a problemática da inserção do idoso na tecnologia”

    obs: a proposta possui os 5 elementos exigidos, todavia a ideia não relaciona de fato os problemas que você cita.

    c1 – estude vírgulas e ênclise: 160
    c2 – cita as palavras do tema, repertórios pertinentes e legitimados, todavia sem produtividade: 160
    c3 – faça um planejamento no PAPEL antes de iniciar seu texto! Marque bem sua tese e argumentos: 120
    c4 – cuidado nos conectivos intraparágrafos e na ideia da conclusão: 160
    c5 – todos os elementos exigidos: 200

    N = 800

    Lembrando que não sou uma especialista, então essa correção pode ter equívocos, ok!? Desde de já, parabéns e continue buscando. Estou à disposição!

    • 1
  2. C1=160, domínio da norma culta da língua portuguesa razoável, mas observe melhor o uso da vírgula.
    C2= 160, domínio do repertório sociocultural razoável, meu conselho é pesquisar e estudar citações de filósofos e sociólogos.
    C3= 140, argumentação ok, a justificativa do D1 está pouco explicativa e no D2 falta uma consequência do argumento. (cuidado com os vícios de linguagem e com os preconceitos sociais, “fazer crochê” não é algo ruim ou só de idosos).
    C4= 160, observe melhor quais conectivos são mais adequados a cada frase.
    C5=140, proposta de intervenção incompleta (falta a finalidade), pessoalmente achei muito vaga, fugiu um pouco do tema.
    total: 760.
    Continue escrevendo, você está no caminho certo!!

    • 0
  3. Boa noite!

    Parabéns, sua redação está muito boa, porém leva em considerações algumas dicas que irei lhe falar.

    Introdução bacana.
    D1 – Você deve fazer com 4 períodos, e o 4 é o desfecho final, tenta fazer com mais crítica, vi que o seu não teve um desfecho final.

    D2 – Também deveria fazer com 4 períodos interligados por conectivos e com um desfecho final crítico.

    Conclusão, muito boa, achei falta de detalhamento de um agente…

    D1 = 180
    C2 = 180
    C3 = 160
    C4 = 160
    C5 = 180 === 860 pontos!

    • 0
  4. Hello (◍•ᴗ•◍)❤
    Aqui está a correção.

    Parabéns pela redação.
    ✓Texto coeso.
    ✓Presença de argumentação.
    ✓Apresentação de tópicos frasais. Dados …
    ✓Texto estruturado.
    ✓Uso correto dos conectivos.

    #correção por competência do Enem.

    ∆ COMPETÊNCIA 1: demonstrar domínio da Norma culta da língua escrita. Nota: 180.
    — correção: cuidado com excesso de vírgulas em alguns períodos de sua redação. isso surge como consequência uma leitura paragrafada, fazendo com que o seu texto ou o seu parágrafo não apresente argumentação objetiva.

    ∆ COMPETÊNCIA 2: compreender a proposta da redação e ampliar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema. Nota 200.
    —- correção: cuidado ao escrever os seus textos, para o mesmo não ficar expositivo, ou seja, excesso de informações. Fazendo com que a sua argumentação seja excluída da mesma. Preste atenção nesse requisito!!!!

    ∆ COMPETÊNCIA 3: selecionar, relacionar, organizar interpretar informações,

    • 0
  5. Olá, sua redação vem bem contextualizada, traz informações relevantes perante o tema, na questão da argumentação você ganha um peso de conhecimento equivalente a sua tese, eu gostei! Você aparenta dominar o tema, há alguns erros bobos de gramática, mas nada tão grave assim, na conclusão você traz agentes, finalidade, meios e tal.
    Super relativa, eu daria 900 pontos pela organização das ideias, clareza e tudo mais.

    • 0
  6. O trecho “Nesse sentido, o Brasil possui uma cultura de descaso em relação a integração dos idosos (…) problemáticas desse cenário.” está desconexo da introdução e possível tese do texto.
    O segundo parágrafo aparente ser a tese, no entanto ela também vem carregada de estereótipos, argumento tão combatido ao longo do texto.
    No último parágrafo, a proposta de intervenção definiu o agente, mas as ações meios e modos ficaram aquém das possibilidades que o tema propõe.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.