Os perigos do lixo eletrônico para o meio ambiente.

  • 1

A tecnologia é inegavelmente uma das mais importantes invenções da humanidade, entretanto, no que tange ao seu descarte, pode representar um grave modo de agressão ao meio ambiente. Nessa perspectiva, de acordo com o jornalista Joelmir Beting, no Brasil fomos dopados pela cultura da abundância, irmã siamesa da ineficiência, tal afirmação pode ser exemplificada pelo consumismo implantado na sociedade brasileira e a ausência de medidas que tratem do destino final de produtos como os eletrônicos. Dessa forma, é urgente o debate acerca dos perigos da presença do lixo eletrônico no meio ambiente e as consequências dessa mazela.

Nesse ínterim, na contemporaneidade, produtos como celulares, computadores e videogames são parte indispensável da rotina da grande maioria de população. Entretanto, a cada ano novos modelos surgem e são substituídos, tal fato somado à ausência de postos de coleta regionais para reaproveitar e realizar o descarte sustentável de componentes químicos e tóxicos como as baterias dos aparelhos, ocasiona seu despejo em ambientes  impróprios e a céu aberto. Desse modo, de acordo com a Constituição Federal de 1988, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, portanto, é função do Estado proporcionar a coleta desses objetos e evitar o desequilíbrio natural.

Ademais, de acordo com Jean Paul Sartre e sua teoria existencialista, o homem está condenado a ser livre e está submetido à responsabilidade de sua existência e dos outros homens. Nesse contexto, cita-se a ausência de consciência ambiental coletiva na população brasileira, uma consequência do acelerado e tardio processo de industrialização do País, sem que houvesse a correta preparação social para compreender seus deveres com a preservação do meio. Dessa maneira, a presença do lixo eletrônico em ambientes como os lixões a céu aberto pode levar desde à contaminação dos lençóis freáticos até agravos físicos aos que venham ter contato com os descartes, o que constitui um problema de saúde pública.

Portanto, urge a ação dos atores sociais para solucionar os agravos relacionados à presença do lixo eletrônico no meio ambiente. Logo, é imprescindível que o Estado, em uma parceria com grandes empresas de eletrônicos e por meio de incentivos fiscais, realize a implantação, a nível nacional, de um programa que exija o recebimento de produtos usados nas lojas que vendem os aparelhos e ofereça descontos na compra do novo, pois ao incentivarem a devolução e a reciclagem industrial será possível a redução gradual dos resíduos gerados. Em adição, as Escolas, agentes de mudança social, devem por meio da disciplina de Geografia incentivar a consciência ambiental nos jovens, bem como apresentar os riscos da geração de lixo e seu descarte indevido. Tais ações tem como objetivo fomentar a responsabilidade da população com a natureza, além de sanar a ineficiência mencionada por Joelmir Beting.

Compartilhar

1 Correção

  1. Vamos para a correção da redação:

    Competência 1: Nota 200. O autor da redação demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro.

    Competência 2: Nota 200. O autor da redação desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    Competência 3: Nota 200. Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: Nota 200. O autor articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5: Nota 160. Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Nota final: 960.

    Única coisa a melhorar é apresentar o efeito da proposta de intervenção apresentada na conclusão, mostrando como a proposta de solução do problema melhorará a situação atual, que decorre do problema abordado pela redação. Por exemplo, diga que: “Se essas ações forem realizadas, o meio ambiente estará mais limpo devido a um melhor descarte de lixos eletrônicos”. Essa é a maneira de escrever o efeito da proposta de intervenção. O resto da redação está excelente, não precisa melhorar em algo.

    Parabéns pela redação!

    Continue praticando!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.