No filme, ” A fantástica fábrica de chocolate”, aborda a história de cinco crianças que compram o máximo de barras de chocolate que consegue, para tentar achar o cartão dourado e poder visitar a fábrica. Neste sentido, apesar de ser um ficção, a realidade não é diferente, visto que muitas crianças são influenciadas a adquirir produtos que não precisam. Dessa maneira, é necessária a análise concreta da problemática, com ênfase no capitalismo e na alienação infantil como causadores desse infortúnio.
Sob esse viés, urge citar o capitalismo como promotor desse óbice. Segundo Karl Marx, toda comunidade se estrutura a partir do modo como os homens se organizam para produzir socialmente seus bens. Seguindo essa linha de raciocínio, percebe-se que o capitalismo afeta até os mais jovens, uma vez que, diversas marcas de Fast food relacionam a compra do alimento com personagens de desenhos infantis, fazendo com que as crianças passem a adquirir aquele produto alimentício apenas pelo brinquedo. Consequentemente, esses personagens ligados aos anúncios de alimentos, é um dos principais causadores de distúrbios alimentares em crianças.
Além disso, pode-se citar a manipulação infantil como outro fator desse problema. De acordo com Theodore Adorno, constatou-se que a mídia é um dispositivo dotado de poder de dominação, visto que a publicidade manipula os sentimentos do homem por apresentar uma falsa e efêmera sensação de felicidade. Contudo, mesmo ciente de tal poder, tentar alienar o público infantil, que não possuem senso crítico, e nem consciência de suas reais necessidades. Logo, essa má influência da mídia, colabora com o aumento do consumismo desenfreado.
Em vista disso, percebe-se que medidas devem ser tomadas já que resultam no aumento de ingestões. A partir disso, o Ministério da Educação, por meio das escolas, devem promover projetos de conscientização, como palestras, e animações que mostrem os perigos das divulgações infantis, com intuito que desde já o público mais jovem adquira produtos conscientemente. Assim, a realidade vista em a Fantástica fábrica de chocolate ficará restrita a ficção.
suli
Oi, eu corrigi umas coisinhas aqui e espero que te ajude! Pelo que eu li no seu texto, há vários errinhos de concordância, porém fáceis de reparar. Além disso, você pode ajustar um pouco a introdução, no sentido de especificar mais que tipo de fábrica que eles vão visitar…
Fora isso, seu texto está bem bom! Parabéns.
liviaishidden
Olá! Eu corrigi a sua redação no google docs. Abra o link que vou disponibilizar abaixo. Em relação a sua redação, eu tenho alguns pontos a fazer: bem, você utilizou um repertório muito bom e apresentou uma boa utilização de conectivos. Entretanto, você não discutiu o que o tema pedia… isso foi um problema grave. Eu recomendo que você treine mais a estrutura do texto discursivo-argumentativo, estude mais sobre concordância verbal e nominal e leia os textos motivadores com mais atenção.
Aqui está:
https://docs.google.com/document/d/1lhCp4BVYNcD9VUbPpPGGLqTk7YKu9RxuTdoT4HyuOQA/edit?usp=sharing
thaywxz
introdução perfeita, os dois desenvolvimentos estão perfeitos, apenas há repetições de palavras, como por exemplo no D1 vc repetiu crianças e personagens ambos 2 vezes.
na proposta de intervenção vc poderia ter melhorado mais ela, pois projetos de conscientização não são uma ação e sim um efeito, pesquisando mais um pouquinho vc entenderá
mas vc esta no caminho certo, e é ótima nisso, continue aprimorando mais a conclusão e o seu mil chegará