Durante a Segunda Revolução Industrial, surgiu um novo modelo de manufaturação, o fordismo, no qual tinha como principal característica a produção em massa de produtos duráveis. Entretanto, os estoques ultrapassavam o nível de consumo da população, gerando, consequentemente, a Grande Depressão de 1929. Nessa perspectiva, surgiu a obsolescência programada, cuja finalidade principal consistia em reduzir, propositalmente, a durabilidade dos aparelhos, principalmente, eletrônicos. Nesse sentido, esse panorama é preocupante, uma vez que ele manipula a decisão do consumidor, além de aumentar a quantidade de lixo eletrônico gerado.
Primeiramente, deve-se pontuar como uma consequência dessa problemática a manipulação sobre a escolha do usuário. Conforme Pierre Bourdieu, que foi criado para ser um instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Desse modo, pode-se observar que as marcas dos aparelhos, em vez de deixar o consumidor escolher espontaneamente quando deve trocar seu dispositivo, ela interfere na decisão ao diminuí a vida útil do aparelho ou ao deixá-lo ultrapassado. Por consequência, isso gera no consumidor a constante necessidade de manter-se “atualizado”, tornando-se oprimido pelo grande sistema capitalista.
Ademais, esse consumo descomedido gerado pela obsolescência planejada resulta no amontoado de lixo eletrônico, e-lixo. No filme de animação ” Wall-E “, é representado um planeta inabitável, resultado da enorme quantidade de gases tóxicos na atmosfera gerados pelo acúmulo de lixo. Paralelamente, fora da ficção, é notório semelhanças na realidade, uma vez que a quantidade de e-lixo vem aumentando constante, segundo dados da ONU ( Organização das Nações Unidas), no qual revelou que, em 2014, a quantidade de lixo eletrônico no Brasil utrapassava 1,4 milhões de toneladas. Dessa maneira, é extremamente importante que subterfúgios possam ser encontrados a fim de resolver esse impasse.
Infere-se, portanto, a necessidade de medidas efetivas ao combate da obsolescência programada. Logo, é preciso que o Ministério da Tecnologia e Comunicação, em parceria com as escolas, promova um espaço para rodas de conversa e debates sobre os efeitos da obsolescência planejada no meio ambiental e social. Tais eventos devem ocorrer no período extraclasse, por meio da presença de convidados especialistas no assunto e professores, com o fito de que mais pessoas compreendam a temática e se tornem cidadãos mais atenuantes na busca de soluções. Assim, será possível que os efeitos da obsolescência tecnológica possam ser amenizados.
Sara Suzany
Oi, tudo bem? Não sou corretora mas identifiquei alguns problemas na construção do seu texto, como alguns desvios gramaticais como “manufaturação”, o correto é manufatura, e “utrapassava”. A sua redação está cheia de marcas de informalidade em expressões como “em vez de” evite isso ao máximo. O seu segundo parágrafo de desenvolvimento ficou bem argumentativo enquanto o primeiro tá mais pra expositivo, se seu foco é o enem tenta focar na estrutura que a banca quer. Sua conclusão está muito bem, apresentando Agente, ação, modo, meio e detalhamento. Parabéns e continue escrevendo, você está no caminho certo
Giovanna Magalhaes
Introdução: (a recomendação é de no máx. 6 linhas porém, eu entendo que o site pode prolongar o seu texto).
-você poderia deixar mais claro o porquê a obsolência programada busca reduzir a durabilidade dos produtos.
-lixo eletrônico gerado (? lixo gerado pelo que…ficou um pouco vago).
desenvolvimento 1:
– conforme Pierre…*o* que foi criado…(você esqueceu a vogal e deu a entender que quem ou o que foi criado foi o filósofo).
-em “ela interfere na decisão ao diminuí a vida útil do aparelho ou ao deixá-lo ultrapassado”, você retira esse “ela” e faz a concordância do sujeito com o verbo, ou seja, fica “*interferem* na decisão ao *diminuírem*….”. Você precisa fazer isso pois o seu gente é “as marcas”, no plural.
desenvolvimento 2:
– a palavra descomedido significa inconveniente ou desrespeitoso, eu mudaria ela pois não se encaixou muito no contexto (Sugestão: descontrolado, tendo em vista que você vai falar do acúmulo de lixo eletrônico).
-aumentando “constantemente”.
-dica: coloca agentes mais específicos, “escolas” ficou um pouco generalizado (isso não necessariamente vai te tirar pontos mas quanto mais específico, melhor).
-Além disso, a educação não foi citada em nenhum dos seus parágrafos de argumentação. Tenta procurar outro agente 2 e outra ação, em outro ambiente. Ou então, faz com que algum dos seus parágrafos fale que isso não é enfatizado nas escolas, algo assim.
Observações:
-Sua escrita é muito boa;
-Gostei da estrutura do seu texto, as informações foram bem expostas e não ficou nada confuso.
-Te compreendo e também sou vestibulanda, se eu errei em alguma parte da correção, me perdoa. Espero que você alcance seu MIL em breve.
– Sua nota para essa redação está acima de 800. Como eu não sei avaliar por competências, eu prefiro não me meter muito nessa parte, mas eu gostei muito!
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