O termo automedicação define a prática de consumir fármacos sem prescrição médica, ação que pode levar a consequências graves para o praticante e para a sociedade a qual ele pertence. Sinteticamente, isso é um problema pois o usuário pode desenvolver vício no medicamento, bem como, contribuir para o surgimento de superbactérias. Portando, medidas devem ser tomadas para amenizar esse a incidencia dessas praticas,, afim de assegurar o bem comum.
A priori, na serie televisiva “House” o protagonista é viciado no medicamento prescrito para a dor que sente em sua perna, sendo frequentemente visto o utilizando em excesso. Assim, denota-se então um problema, pois embora os remédios sejam necessários, o referido personagem de fato precisa deles, é possível desenvolver dependência deles , fato que pode resultar na perda da qualidade de vida, situação deveras trabalhada na obra e que esta presente na sociedade.
Ademais, Charles Darwin fundamentou sua teoria sobre a origem das espécies com base no conceito de seleção natural. Na atualidade, graças ao consumo indevido de antibióticos, propicia-se a seleção de micróbios resistentes no organismo do hospedeiro, pois o medicamento, em quantidades insuficientes, não é capaz de eliminar todos os organismos, e os remanescentes geram descendentes adaptados ao produto. Por conseguinte, tem-se um problema, pois se torna mais dificil combater a doença ligada a estes seres vivos.
Por fim, é necessário que as escolas ensinem a seus alunos, sobretudo aos mais jovens cuja mentalidade está em formação, sobre a importância de consumir-se medicamentos apenas com prescrição médica, para evitar que eles pratiquem a automedicação, o que pode ser feito por meio de aulas e palestras sobre o tema que esclareceriam o porquê dessa pratica ser nosciva, podendo apresentar justificativas com base na biologia e em casos como o visto em “House”. Dessarte é possivel reduzir o impacto dessa pratica na sociedade.
Pamela_gross
. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
160
. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
200
. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
160- poderia explorar melhor aprofundando
. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
160= repeticao de palavras
. Respeito aos direitos humanos
200- apresenta todas competencias, porém tome cuidado que podem descontar pela estrutura, frase longa e pontuaçao
– introducao, na ultima linha nao sei se o erro foi de digitaçao, mas releia que perceberá a incoerencia
-cuidado com partes contraditorias “em quantidades insuficientes, não é capaz de eliminar todos os organismos,..”
MickaeleCordeiro
Os perigos da automedicação, redação feita no modelo do Enem.
O termo automedicação define a prática de consumir fármacos sem prescrição médica, ação que pode levar a consequências graves para o praticante e para a sociedade a qual ele pertence. Sinteticamente, isso é um problema, pois o usuário pode desenvolver vício no medicamento, bem como, contribuir para o surgimento de superbactérias. Portando, medidas devem ser tomadas para amenizar esse a incidência dessas práticas, de modo a assegurar o bem comum.
A Priori, na série televisiva “House” o protagonista é viciado no medicamento prescrito para a dor que sente em sua perna, sendo frequentemente visto o utilizando em excesso. Assim, denota-se então um problema, pois embora os remédios sejam necessários, o referido personagem de fato precisa deles, é possível desenvolver dependência deles, fato que pode resultar na perda da qualidade de vida, situação deveras trabalhada na obra e que esta presente na sociedade.
Ademais, Charles Darwin fundamentou sua teoria sobre a origem das espécies com base no conceito de seleção natural. Na atualidade, graças ao consumo indevido de antibióticos, propicia-se a seleção de micróbios resistentes no organismo do hospedeiro, pois o medicamento, em quantidades insuficientes, não pode eliminar todos os organismos, e os remanescentes geram descendentes adaptados ao produto. Por conseguinte, tem-se um problema, pois torna difícil combater a doença ligada a estes seres vivos.
Por fim, as escolas devem ensinar a seus alunos, sobretudo aos mais jovens cuja mentalidade está em formação, sobre a importância de consumir-se medicamentos apenas com prescrição médica, para evitar que eles pratiquem a automedicação, o que pode ser feito por aulas e palestras sobre o tema que esclareceriam o porquê dessa prática ser nociva, podendo apresentar justificativas com base na biologia e em casos como o visto em “House”. Dessarte é possível reduzir o impacto dessa prática na sociedade.
CORRIGI ALGUNS ERROS