Na série americana “13 reasons why”, Clay – personagem principal – se automedica para conseguir lidar com a morte de sua amiga. De maneira analóga à ficção, assim como Clay, muitos cidadãos brasileiros se automedicar por conta da demora do atendimento nas unidades públicas de atendimento (UPA) e a carência de informação em lugares carentes de saneamento básico.
De acordo com a Constituição Federal, promulgada em 1988 – artigo 6 – a saúde é direito social de todo cidadão brasileiro. Dessa forma, o sistema único de saúde (SUS) foi criado com o intuito da universalização e equidade do acesso à saúde sem custos adicionais, como ocorre em centros médicos privados. Entretanto, o sobrecarregamento de pacientes e a falta ou precaridade dos equipamentos necessários para as consultas, ocasiona na espera do atendimento. Diante dessa problemática, algumas pessoas decidem comprar remédios em farmácias que autorizam a venda de medicamentos sem pescrição médica.
Nesse sentido, a famosa frase de Pitágoras – matemático grego -, “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”, expõe a importância da informação através da educação. Sob tal ótica, é imprescindivel que a população seja educada sobre os perigos da automedicação com o objetivo de evitar ou diminuir problemas futuros. Todavia, lugares sem estrutura básica, por exemplo, favelas e zonas rurais distantes dos centros urbanos, dificilmente conseguem acessar facilmente notícias verídicas acerca dos problemas de se automedicar.
Portanto, faz-se mister que o Ministério da Saúde, por meio de verbas governamentais, e em conjunto com a mídia, amplie as campanhas midiáticas expondo os malefícios da ingestão de medicamentos sem receita médica, ocasionando a conscientização populacional. Ademais, através de denúncias dos consumidores, as unidades policiais poderiam investigar as farmácias que comercializem medicamentos sem receita médica.
glaucio
olá, boa noite. Sua redação está boa, mas pode melhorar. Nota-se alguns erros gramaticais um pouco graves, como o uso errado dos verbos no infinitivo. além disso, percebe-se que há prolixidade em alguns casos, como: o uso da palavra “carência”. Em tese, a introdução serve para você expor pelo menos dois pontos principais que você irá defender no decorrer da redação, isto é, nos argumentos. Desse modo, o leitor já se sentirá “bem vindo ” para dar continuidade a leitura dela.
seus argumentos estão bons, porém, tente vincular ainda mais eles com a sua conclusão.
Joãovictormacedo
C1 – 160 ( atenção à concordância e grafia com relação a colocação das letras maiúsculas e minúsculas ).
C2 – 160 ( seu repertório é bom, mas faltou pertinência ( relação com o tema) com relação a uns e produtividade ( desenvolver para defender o argumento) em relação a outros).
C3- 160 ( Sua argumentação foi boa, porém faltou estruturá-la melhor. Por exemplo: iniciar com tópico frasal, em seguida colocar um repertório e justificá-lo e por fim fazer um desfecho crítico).
C4 -160 ( diversidade boa de conectivos, mas com algumas inadequações)
C5 – 160 ( faltou detalhar melhor a proposta de intervenção. Uma proposta só – completa com os 5 elementos ( agente, ação, modo meio, detalhamento e finalidade) e bem detalhada – basta, não precisa colocar duas ou mais).
Nota – 800
Continue praticando, vc tem potencial!
Natally
Oi tudo bom?
Introdução: sua introdução está boa, porém tem alguns erros ortográficos. Ademais, ao colocar uma série ou filme, tente usar o nome em português: “Os treze porquês”
Seus desenvolvimentos estão ótimos, a argumentação está forte com a utilização da constituição e de Pitágoras.
Conclusão: retome a tese no começo do parágrafo e já que você citou da série na introdução, finalize seu texto falando sobre ela ou com Pitágoras.
Gisele_Souza
Olá, primeiramente parabéns por sua redação, está muito boa, conquanto, observei alguns erros que precisam ser vistos. São eles:
Na introdução você não expôs a finalidade do parágrafo, por exemplo, citando sutilmente as medidas que deveriam ser tomadas a fim de combater a problemática.
D I : ok!
D II : ok!
Por fim, na conclusão você novamente não expôs a finalidade, por exemplo, desse modo o problema será……….
Quanto ao restante do texto está ótimo, continue praticando e se atente aos erros que citei. Bons estudos e sucesso!