Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, observa-se na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que os obstáculos para doação de órgãos dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da desinformação sobre o procedimento, quanto da ausência de orientação nas escolas.
Precipuamente, é fulcral pontuar que as dificuldades para tal ação deriva da baixa atuação dos setores governamentais. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, o número de transplantes de rins, fígado e coração diminuiu 34% em 2020 em relação a 2019. Um dos maiores fatores disso é a falta de conhecimento populacional sobre o procedimento do transplante. Devido aos debates e investimentos em propagandas educativas sobre a doação – e como é realizado – serem baixíssimos, muitas famílias que já estão com seus emocionais abalados devido a perda de um ente, temem que o procedimento seja prejudicial. Contribuindo ainda mais para para tal empecilho.
Ademais, vale ressaltar a ineficiência escolar como promotora do problema. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Sob esse viés, é notório que a escola não desempenha seu papel social, visto que muitas crianças e jovens não são devidamente orientados sobre a doação de órgãos. Tal fator acaba prejudicando não só a vida do aluno, mas também a da sociedade em geral, pois elas crescem achando que o assunto é “besteira” e de pouca importância.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação juntamente a Mídia, devem aumentar o número de campanhas educacionais em escolas e canais de comunicação, por meio de propagandas e entrevistas com doadores e médicos especializados em transplante de órgãos. Tais campanhas devem ser transmitidas em horários de grande audiência, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema e atingir um público maior. Assim, a coletividade alcançará a utopia de More.
SE POSSÍVEL, ATRIBUAM NOTA, POR FAVOR.
jamyly_
Introdução ta muito boa principalmente o uso da alusão
Desenvolvimento o primeiro argumento ta muito bom mais acho que poderia haver mais conexão com o segundo argumento. Mais apenas isso seu desenvolvimento trás todos os topicos necessários.
Conclusão tbm tá maravilhosa vc consegui costurar bem os temas é trazer a intervenção de maneira simples e fácil.
não vou dar nota por não saber mesmo como calcular os pontos mas sua redação está muito boa de vdd.
vinimlo
Na introdução, a apresentação do tema, na minha opinião, ficou prejudicada por um exemplo amplo demais e não contextualização prévia da temática. A tese, por outro lado, está nítida e consistente.
No desenvolvimento 1 acredito que o “Precipuamente” está um tanto quanto deslocado. Digo acreditar, pois não estou acostumado com “principalmente” iniciando o parágrafo.
No final do desenvolvimento 2 eu não utilizaria “besteira”, apenas “de pouca importância”
Ótima redação. Há uma tese bem fundamentada, explícita e, inclusive, foi retomada de forma interessante no final.