Iniciante

Os obstáculos na doação de sangue no Brasil

  • 1

Na série norte-americana “Grey’s Anatomy”, em uma das cirurgias, a bolsa de sangue esvazia e sem a disposição de mais delas para repor, um dos internos é obrigado a doar o próprio sangue naquele mesmo momento. Fora da ficção, muitos enfermos necessitam de reposição dessa substância, mas não conseguem por conta da deficiência de doação no Brasil. Nesse viés, a falta de incentivo do Estado e a falta de conscientização da população são os grandes obstáculos para a solução do entrave.

 

Primeiramente, é visível que a falta de incentivo do governo é um obstáculo para a doação de sangue. Isso porque não há propagandas atrativas para animar a população para ser doadora, assim como não há ampla divulgação dos benefícios da ação, como a isenção de taxa nos concursos públicos. Consoante o filósofo Thomas Hobbes, o Estado deve garantir o bem estar dos cidadãos, mas isso não ocorre porque os pacientes os quais necessitam de bolsas de sangue não são amparados pelo governo, tendo em vista que ele ignora essa demanda e a negligencia. Destarte, o Estado deve investir em propagandas eficientes para incentivar o povo a doar sangue.

 

Ademais, a falta de conscientização do corpo social mostra-se como mais um obstáculo. Nesse sentido, a população não se interessa em buscar informações sobre os requisitos pra doar e a localização dos hemobas, seja porque ela não entende a importância da ação, ou por acreditar que nunca irá precisar e por isso não se interessa pelo assunto. Nessa perspectiva, o escritor Franz Kafka afirmou que o respeito pela dignidade humana é melhor expressado pela solidariedade, o qual não ocorre, tendo em vista o desinteresse da sociedade em ajudar aqueles dependentes da doação de sangue.

 

Portanto, o Ministério da Cidadania deve promover propagandas mais didáticas e atrativas sobre o tema, por meio da divulgação nos meios midiáticos, como internet e televisão, com a finalidade de explicitar as vantagens de ser um doador e como se tornar um e, assim, atenuar a deficiência de bolsas de sangue pelo país. Além disso, o Ministério da Educação deve criar isenções de 20% na matrícula em universidades privadas para aqueles doadores, por meio de uma resolução, para incentivar mais a ação. Para isso, ela deve ser divulgada massivamente. Só assim a situação exibida na série será evitada.

Compartilhar

3 Correções

  1. Intro:
    – Muito boa, tem tudo oq precisa e está bem estruturada

    D1:
    – Tente diversificar mais as palavras
    – Muito muito bom, sua argumentação é perfeita! deixa tudo claro pro leitor, mostra como o problema se manifesta, traz repertório, parabéns!!

    D2:
    – Ótimo!!!
    – Argumentação sólida

    Conclusão:
    – Só senti falta de um tópico frasal
    – Seria legal vc ter colocado na ordem inversa, primeiro a proposta do incentivo (pra corresponder ao D1) e depois a da conscientização (pra corresponder ao D2), aí ficaria na ordem, mas isso é só um detalhe pequeno, dessa forma q vc colocou está correto também
    – Eu evitaria usar o “só assim”, já vi professor falando isso, acho que é melhor o “sendo assim” ou “com essa medida espera-se que”
    – Propostas muito boas

    Dica: Tome cuidado pois seus argumentos se parecem muito, pense comigo: se não tem incentivo do governo, não tem conscientização populacional, certo? então vc poderia ter tratado eles como causa e consequência aí no D2 vc deveria ter começado assim “consequentemente….” ao invés de “ademais”. Seus argumentos são muito parecidos, então é melhor tratar dessa forma, sempre procure trazer argumentos que não tem um a ver com o outro pq se eles forem parecidos demais vc corre o risco de seus parágrafos ficarem muito iguais e perder ponto na C3 por não saber selecionar os argumentos ;)

    Sua redação está nível 900+, acredito que teve alguns erros na C1 e que a C3 tenha ficado prejudicada pelo que citei acima, mas daria 200 para todas as outras competências, parabéns!

    • 1
  2. C1: (200) Demonstrou domínio da norma culta da língua portuguesa
    C2: (200) Compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    C3: (200) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    C4: (200) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    C5: (200) Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
    TOTAL:1000
    Para mim, sua redação está perfeita, vale ressaltar que não sou especialista no assunto, mas com o conhecimento que tenho posso dizer que está perfeita. Parabéns!!

    • 1
  3. Boa tarde, tudo bem?? Sua redação aponta bons argumentos e boas citações bem atreladas ao tema, da pra ver que você conhece muito bem a estruturação do texto e como posicionar suas ideias, mas ainda surgiro para que você reveja algumas palavras usadas e a pontuação, para aprimorar o seu vocábulo deixando-o mais formal. Parabéns pela redação!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.