Os novos meios de comunicação como blogs, Instagram, Twitter e Facebook, são, também, uma nova forma do internauta expor sua opinião. Entretanto, as redes sociais tem se tornado palco para discursos de ódio contra outro individuo. Logo, há limites e responsabilidades a serem tomadas, e as causas e consequências dessas falas de fúria devem ser analisadas.
De início, ementa-se que, a Constituição Brasileira de 1988 promulga à todos os cidadãos o direito a liberdade de expressão. Todavia, infelizmente, quando se trata dos meios de comunicação esse direito tem sido usado para atos de opressão e ofensa ao ser humano, como no caso do cantor Nego do Borel, que sofreu diversos ataques em seu Instagram após noticias de que o artista tenha cometido adultério em seu relacionamento.
Ademais, o uso inadequado da liberdade de expressão acarreta consequências como o insulto à ética e moral humana. Nesse sentido, a “cultura do cancelamento” – ato de excluir um individuo socialmente – tem sido um facilitador para esses discursos. Como por exemplo, a cantora Anitta, tem relatado em suas redes sociais, já ter sido cancelada diversas vezes, sem a chance de explicar seus atos. Lamentavelmente, tal fato mostra o quanto é necessário aderir limites e responsabilidades em relação ao uso dos novos meios de comunicação.
Portanto, com base na problemática descrita, medidas devem ser tomadas. Cabe portanto, aos próprios cidadãos, como responsáveis pelos limites de discursos na internet, por meio das redes sociais, proporcionar lugares de fala aos indivíduos que tenham cometido erros. A opressão deve ser extinta quando haver estes casos, para que assim, os meios de comunicação não sejam mais palco de afronta.
dudapesce
Repertório muito bom, atente-se ás acentuações (indivíduos e notícias) e não esqueça da finalidade/objetivo na sua proposta de intervenção.
É um tema atual que muitos ainda não possuem maturidade para debater, parabéns!!!!!!!!
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Julia da silva lima
achei seu texto muito bom, deu pra entender muito sobre o tema , você abrangeu entre a historia como liberdade de expressão e trouxe para a realidade de alguns famosos, você poderia ter colocado também algo positivo e relacionar isso ou trazer para reflexão de que o uso novo de comunicação abriu portas para a sociedade e famosos, citando também a mídia como influenciadora e manipuladora da forma de expressão na internet, por muitas vezes o medo de ser o “cancelamento” que nem você citou
Jffgg
oi espero ajuda
tem dois erros de escrita na sua redação: “as redes sociais tem” têm, já que está no plural “direito a liberdade” faltou a crase. sua intervenção está faltando a finalidade e uma organização melhor dos elementos.
C1- 120
C2- 120
C3- 120
C4- 120
C5- 120
beri3beuirtsidhvip
parabens otima redação abordou bem o assufnto conseguiu desenvolver muito shfuioqweguiEUIFosufgoruiegtfuigwSF FUSDGFUSIOFHASOHDSDSFHY bdbasfdhfuioehihreh dihsifhiis sdjjdjjeutjsjm ddjejej cdnxndhdh dhdherurhhdsjsdbs fbydfggfd etetey3674 hhhryrusksk dkkloloos jdjeuuejejs aaallroriw bsdsrbris bgwyqeiwr 884u39jjj hhdggrtwiw yyheuagd agradelo a suya porbrufuew shadsiismzkzkd dhdfhruerue xjsjsjwi oirioehwguatterjfdjjs