Estudante

Os maus-tratos ao animais domésticos no Brasil

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No Antigo Egito, os gatos eram venerados como deuses, pois simbolizavam a fecundidade, o amor e a proteção. No entanto, o atual valor aos animais apresenta déficit no Brasil, não só pela negligência social, mas também com a fiscalização branda em remediar os maus-tratos a animais domésticos. Nesse sentido, torna-se relevante analisar os efeitos do tema na desconstrução da proteção animal.

A princípio, a ineficiência em garantir os direitos dos animais – como proteção e alimentação – é causada pelo descaso social. Segundo o site G1, em 2017, cerca de 8 mil ocorrências de agressões a animais foram registradas no país, infelizmente a ausência do dialogo social normatiza práticas de abandono, privação da liberdade e escassez de alimentos. Dessa forma, a fragilidade de políticas de proteção e de educação animal acentuam a omissão da população a problemática.

Outrossim, a ação contida de canais interventores favorecem o aumento da impunidade. De acordo com o político Mario Covas, o problema fundamental é que a impunidade cria manifestações culturais errôneas. Nessa perspectiva, é válido ressaltar que a fraca disseminação de canais para denuncia viabilizam o crescimento dos infratores, visto que as ações criminosas constroem-se pela fraca fiscalização e a alta conivência social. Logo, a manutenção de cárceres e violências são originadas pela impunidade, como dito por Covas.

Faz-se necessário, portanto, medidas para atenuar o impasse. Para tanto, o Ministério da Educação (ME) deve evidenciar a proteção animal, por meio da criação de Centros de Educação Animal – espaços verdes administrados por biólogos e veterinários realizando o acolhimento de animais maltratados e, com visitas escolares e transmissões na internet explicitarem os direitos dos animais – a fim de inibir os casos de maus-tratos. Além disso, cabe as Secretárias Ambientais combaterem práticas infratoras, por meio da adesão de centros de atendimento nos Centros criados pelo ME, para que haja o estimulo a denúncia pela sociedade. Assim, ressignificando o valor animal visto pelos antigos egípcios.

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5 Correções

  1. C1 – 200
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 200
    C5 – 200
    Nota = 960
    Excelente redação! Você escreve super bem, desenvolveu bem dentro dos moldes do Enem, fez uma boa contextualização ao associar os valores no Egito antigo, apresentou dados dando maior consistência ao seu argumento, você manda muito bem!
    No meu ver é falta apenas um detalhe para conseguir a nota máxima. Faltou um pouco mais do seu ponto de vista, você até utilizou um adverbio no primeiro argumento demonstrando, mas eu não vi isso no seu segundo. adjetivos e advérbios são importantes para esse detalhe.
    Mas fora isso está muito bem!
    Bom espero ter ajudado de alguma forma! ;)

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  2. Uma ótima redação, parabéns!
    Tem coerência e obedece às 5 competências exigidas pelo Enem.
    Possui citações, alusão e a apresentação de dado estatístico, reforçando sua argumentação.
    Fiquei impressionada ao ler o seu texto, digno de uma nota máxima. No entanto, senti que houve um pouco de dificuldade em algumas partes da conclusão, tornou-se repetitivo em alguns momentos, entende? Percebi um errinho no uso da vírgula, mas acredito que a falha tenha ocorrido no momento da digitação. Fora isso, a conclusão responde às 5 perguntinhas que exigem respostas nesse parágrafo, havendo uma boa descrição de todas.
    Não sou muito boa em redação, mas, com base nos meus estudos – iniciados recentemente -, dei minha opinião e espero que isso te ajude de alguma maneira. No mais, é uma redação extremamente agradável de se ler. Parabéns novamente e desejo muito sucesso a ti!

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  3. Excelente texto!!
    Abordou muito bem o tema, estrutura, projeção de texto, argumentação consistente e alusão.
    Na minha opinião atendeu todas as competências, creio, que atingiu os 1000.
    Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    Parabéns.

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  4. Que redação foi essa, muito boa mesmo, quando estava lendo não tive cansaço e sim um interesse maior no conteúdo do texto, ótima contextualização como citações do político Mario Covas e vários dados. Sua redação touxe para o leitor uma precisa reflexão do que nossos atos e egoísmos prejudica a vida de muitos animais irracionais. Sucesso!

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  5. Ótima dissertação!
    Explorou muito bem o tema a que se propôs, teve boa progressão textual e usou muito os conectivos.
    Na minha opinião cumpriu todos os requisitos.
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

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