Os males causados às crianças e adolescentes pelo apelo do marketing agressivo da indústria de alimentícia no Brasil.

  • 0

Na série “Insantiable” da Netflix, a atriz Debby Ryan interpreta uma adolescente que passa por diversos problemas alimentares e emocionais causados pelo consumo excessivo de comida. Fora da ficção, o consumo excessivo de alimentos industriais no Brasil, tem impactado principalmente na vida de crianças e adolescentes, que são os principais alvos do setor industrial, bem como, o mercado de marketing brasileiro.

Em primeira análise, cabe-se ressaltar que os problemas de saúde das crianças e adolescentes estão ligados, intrinsecamente, ao setor industrial alimentício. Pois o mesmo, produz alimentos os quais apresentam em sua composição substâncias que em intenso consumo prejudicam o metabolismo. A exemplo disso, no documentário estadunidense “Super Size: A dieta do palhaço”, mostra resultados ao hábito alimentar de um homem que ingere de forma exacerbada, os lanches das redes de fast-food “Mc Donald´s”.

Ainda convém lembrar que, o mercado de marketing brasileiro está aliado tanto à indústria de alimentos, quanto corrobora para os problemas de saúde. Uma vez que, ele intensifica o consumo desses alimentos ao nicho jovem, através do marketing agressivo e apelativo comprado pela indústria. Essa relação capitalista entre marketing e mercado industrial, pode ser vista no filme “Jobs”, que conta como Steve Jobs, criador da empresa multinacional “Apple”, usou da publicidade para estimular o consumo de seus produtos.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para a conscientização da população, da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério da Saúde, em parceira com a Secretaria Especial de Comunição Social (SECOM) crie, por meio de verbas governamentais, folders educativos a respeito dos males dos alimentos industrializados. Advertendo também, sobre o perigo do marketing alimentício consumista. Essa proposta tem por finalidade, evitar o consumo desses alimentos, e caso aprovado, certamente contribuirá para driblar os males causados aos principais alvos dos mercados.

Compartilhar

4 Correções

  1. Primeiramente, sua redação ficou ótima
    Na introdução você contextualizou bem com a série, parabéns. Sua tese também ficou explícita
    Nos desenvolvimentos você argumentou super bem e eu gostei de como você foi relacionando seis repertórios.
    Na conclusão você respondeu as 4 perguntas.
    Eu não encontrei nenhum desvio no seu texto, só um probleminha na organização da conclusão, fora isso tá tudo ok. Parabéns, continue praticando.
    Acho que eu te daria um 850.

    • 1
  2. Olá!
    Em primeira análise, gostaria de apontar que sua redação está ótima nos quesitos: repertório e estruturação, apresenta boa argumentação e nenhum desvio da norma culta da língua portuguesa.
    Acredito que seria um 860.
    Apenas uma observação, no parágrafo: “Ainda convém lembrar que, o mercado de marketing brasileiro está aliado tanto à indústria de alimentos, quanto corrobora para os problemas de saúde. Uma vez que, ele intensifica o consumo desses alimentos ao nicho jovem, através do marketing agressivo e apelativo comprado pela indústria.” Você utiliza duas vezes seguidas a palavra Marketing, seria bom um acréscimo de sinônimos ao invés disso, como: mercadologia, campanhas publicitárias, divulgação de produtos e etc…
    Parabéns pela redação, bons estudos! :)

    • 1
  3. A sua redação apresenta uma estrutura e uma sintaxe muito boa, parabéns, mas existem alguns pontos que você pode melhorar para conseguir uma nota cada vez melhor.
    ————————-
    A sua introdução está ótima, essa tática de citar filmes funciona muito bem no ENEM, pega muito bem com os corretores, suas teses estão ótimas, começou muito bem.
    ————————-
    Nos seus desenvolvimentos, você começa muito bem com os tópicos frasais, ficou muito bom. Após você ter citados os documentários, você poderia ter desenvolvido mais seus argumentos, ter falado sobre os problemas que isso acarreta: diabetes, obesidade.
    ————————-
    Esse é mais uma dica mesmo, na expressão: “está aliado tanto à indústria de alimentos, quanto corrobora para os problemas de saúde.” A expressão tanto-quanto não necessita de vírgula, já tomei muita correção apontando esse erro nas redações do Descomplica.
    ————————-
    A sua conclusão, embora não apresente uma estrutura padrão, atende todos os requisitos portanto conseguirá, eu acho, 160, pois você poderia ter organizado melhor, a forma que você colocou acaba por deixar meio confuso, mas não deixa de ser uma conclusão boa, se melhorar a organização de ideias consegue muito bem um 200 na competência.
    ————————-
    C1: 160;
    C2: 200;
    C3: 160;
    C4: 160;
    C5: 160;
    ————————-
    TOTAL: 840

    • 1
  4. Sou Professor de redação, estou com um projeto de correção de redações grátis para alunos que estão em busca de aprimorar sua escrita, em virtude da pandemia do Coronavírus, eu juntamente com outros colegas estamos dispostos a corrigir redações, visto que, muitas escolas estão fechadas ou com aulas a distância. Caso você ou quem estiver lendo esse comentário tiver interesse em participar. Envie um e-mail, que nossa equipe fará a correção gratuitamente para você, se puder compartilhe. Agradeço desde já. ([email protected])

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.