Século XXI, modernidade, era da informação, redes sociais, comunicação. Como explicar a falta de limites entre o trabalho e o lazer no Brasil hoje? A escassez do equilíbrio entre estes dois afazeres e a insatisfação com a escolha profissional, são os principais fatores que propiciam essa problemática. Assim, soluções devem ser propostas e concretizadas para a formação de uma sociedade mais saudável.
Nesse ínterim, é indiscutível que ainda há uma falha na conciliação do ofício cotidiano e entretenimento, apesar de vivermos na quarta revolução industrial e era da informação. O que é lamentável no mundo atual. Como se não bastasse, doenças mentais como a depressão podem ser geradas por sobrecarga psicológica, podendo ocasionar por obséquio improdutividade e mau humor, mediante a ausência, por exemplo, de uma viagem ou um simples passeio ao parque. Contudo, segundo Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, sendo assim, a educação é falha no que se refere à estabilidade pessoal.
Além disso, com o advento industrial e o capitalismo, a busca por uma boa condição de vida aumentou significativamente entre os jovens hoje em dia, em vista disso, uma escolha profissional apenas com a alta remuneração anda sendo mais almejada a uma que busca felicidade com menor salário. Gerando assim profissionais descontentes. O que não deveria acontecer, já que há varias formas na atualidade de ampliar ao mesmo tempo o prazer e o âmbito econômico. A maior parte do tempo que o ser humano passa na vida é trabalhando, entretanto “Trabalhe com o que você mais ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”, Confúcio.
Dado o exposto, visando uma sociedade mais íntegra, é de suma importância que as escolas, desde o ensino fundamental, desenvolvam nos alunos um pensamento empreendedor e façam projetos que ajudem na escolha profissional, com aulas interativas, vídeos incentivadores e palestras de diversas áreas ocupacionais. Outras medidas devem ser tomadas, portanto, cabe ao órgão público apoiar e incentivar campanhas de mobilização pública em todo o país sobre estes limites. Ademais, como considera Oscar Wilde “O primeiro passo é o mais importante para a evolução de um homem ou nação”
AndreiaC
No geral a redação esta boa.
1° Introdução clara. Percebe-se um bom conhecimento de mundo, trazendo referencias.
2° Bons argumentos. fez bom uso dos conectivos, retornando o que foi dito. Faltou alguns sinais de pontuação e o uso da virgula em alguns momentos deixando períodos muitos longos .
3° Conclusão não ficou muito direta, faltou usa um agente mais especifico. Fez bom uso das citações.
milous2003
Com relação ao uso da norma culta houveram poucos erros, alguns de pontuação outros de palavras desconexas ao texto. O repertório sociocultural foi muito bem utilizados ,porém em breves momentos eles me parecem avulsos. Soube selecionar,relacionar,interpretar e organizar muito bem as informações apresentadas. Demonstrou um conhecimento mediano dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua proposta de intervenção foi elaborada também de forma mediana (faltou mais detalhamento na segunda solução).