Tendo em vista que, em 1964, foi instalada uma ditadura militar que proibia qualquer tipo de liberdade, atualmente temos um cenário controverso. Nesse sentido, ao permitir o direito de fala sem impor limites, é gerado um problema para a vida em sociedade, já que, a exposição de um pensamento muitas vezes pode gerar impactos negativos ao receptor dele.
Em primeiro lugar, dar opinião é um direito conferido ao cidadão pelo Artigo 220 da Constituição Federal. Entretanto, é preciso deixar claro que toda crítica é válida desde que não interfira nos Direitos Humanos de outro indivíduo. Todos têm um ponto de vista próprio, mas, ao usá-lo para atingir alguém com o objetivo de inferiorizar o outro, o limite da liberdade de expressão é quebrado e o responsável deve entender a gravidade de seus atos.
Além disso, ao ultrapassar a barreira do direito de fala, podemos entender o que foi dito como “discurso de ódio”, usado para atacar determinadas opiniões. Temos como exemplo a “cultura do cancelamento”, que tem sido usada por jovens para ditar o “padrão” e diminuir o que não corresponde a ele. Ao semear o ato de exprimir ideias ofensivas, estamos colaborando para uma sociedade em que uns são oprimidos pelos outros.
Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania propagar campanhas de conscientização via internet, usando sites educativos ou anúncios, a fim de destacar as fronteiras da liberdade de opinião e seus impactos negativos, quando usada de forma errônea. Assim, a população entenderá até onde pode ir, gerando o fim do discurso de ódio e contribuindo para a conquista do direito de fala sem ferir o outro.
guiabreu
Busque fazer uso produtívo do seu repertório na introdução, isto é, conecte a sua citação de ” 1964″ a seu ponto de vista, para isso, ao invés de “Nesse sentido” prefira: “De forma contrária, no Brasil hodierno, a liberdade de expressão ilimitada é o que causa desordem no tecído social.” Em seguida, explicite sua tese em um único periodo: ” Tal fato deve-se aos impactos negativos de uma mensagem destrutiva, como também, à cultura do cancelamento semeada.”
Busque, portanto, conectar sempre seu repertório inicial à problemática do tema, além de explicitar em um periodo único sua tese, ou seja, o seu ponto de vista.
No desenvolvimento, busque se aprofundar mais nos seus argumentos, sempre repondendo ao porque do que foi dito anteriormente, como também use tópicos frasais, recomendo que leia redações nota Mil no enem e de fato faça como cada um dos textos lidos, cite exemplos, retome sua tese com argumentos aprofundados.
Na conclusão faltou detalhamento.
VictoriaBraz
Olá! vou apresentar um pequeno ponto de vista com relação ao seu texto!
Primeiramente, supondo que você direcionou sua redação a banca do ENEM por exemplo, sua introdução não apresenta uma coerência clara, faltando um aprofundamento com mais informações, o que deixa a desejar. Além disso, seu ponto de vista não fica muito claro e a tese poderia ter sido complementada com um outro problema, para aumentar sua argumentação. E sobre a conclusão você poderia ter retomado o que disse anteriormente nos D1 e D2 por exemplo, para reforçar a problemática e a necessidade de resolvê-la, Ademais, sua escrita é boa e você utilizou bons pontos, continue assim!
Juliahh
Olá!!! estou aqui para dizer que você escreve muito bem, tem boas colocações e apresenta uma boa organização de texto, percebi poucos desvios de gramática.
Ao ler seu texto só senti falta de um pouco de aprofundamento em seus argumentos e nos repertórios, visto que seria interessante que você detalhasse mais eles, como a cultura do cancelamento, do que se trata? Quais padrões são colocados? Quais modos podemos usar para inferiorizar o outro?
Meu conselho é que continue assim, do jeito que esta indo, porque talento tu tens, parabéns e nunca desista de seus sonhos!!