Lançado em janeiro de 2001, o filme “Tainá – uma aventura na Amazônia” retrata a vida de uma indígena nativa da Amazônia chamada Tainá. Órfã de seus pais e criada pelo seu avô Tigê, a protagonista enfrenta grandes aventuras com a chegada dos garimpeiros em sua aldeia. Embora seja uma história fictícia, o problema até então retratado na produção audiovisual é vivenciado pelas tribos indígenas brasileiras nos contemporâneos dias; o problema torna-se ainda maior com a chegada do novo vírus COVID-19 em território brasileiro.
A priori, é indispensável pontuar a forte cultura e costumes indígenas que ainda perpetuam em diversas tribos brasileiras, isso é, aglomerações para fins ritualísticos, eventos turísticos promovidos dentro das aldeias, um grande número de indígenas vivendo e dormindo em um mesmo local, entre outros. Somando 0,47% da população brasileira – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) – hoje os indígenas sofrem com os impactos que o coronavírus ocasiona. É válido ressaltar que os nativos recebem, em suas terras, garimpeiros, madeireiros, missionários e caçadores que são um canal de contágio em potencial para os indígenas.
A Secretaria Especial de Saúde Indígena, segundo reportagem – escrita para BBC News Brasil – por João Fellet, indispõe testes para comprovar a COVID-19 e, em paralelo a tal, a população em questão sofre com a inexistência de recursos preventivos e básicos. A aquisição desse último se dava a partir de idas até as grandes capitais. Sofia Mendonça, médica sanitarista e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo, coordena o Projeto Xingu que luta em prol da saúde do povo indígena, e em entrevista para BBC News relata sobre as medidas que estão sendo tomadas para evitar o contágio dentro das aldeias. Mendonça retrata a intensa dificuldade enfrentada sem o apoio monetário e moral do governo e das organizações estabelecidas para cuidar da população nativa; relata ainda que houve uma movimentação entre os servidores no intuito de arrecadar itens de limpeza e alimentação. Cita, ainda, o cancelamento de grandes eventos turísticos dentro das aldeias e os rituais de passagem são realizados com barreiras feitas de palha entre os habitantes.
Em suma, entende-se que a problemática em questão é vítima da desatenção das autoridades federais. É interessante que haja uma intervenção governamental a nível estadual e federal juntamente com os órgãos responsáveis por cuidar dos povos indígenas, disponibilizando testes para o diagnóstico da doença e enrijecendo leis contra invasões das terras indígenas. É de suma importância, ainda, o aumento da presença de profissionais da saúde e segurança dentro das aldeias a fim estabelecer métodos preventivos e exames, além de delimitar a entrada e saída de indivíduos das tribos. Adicionado a tal, realizar palestras – dentro das medidas estabelecidas – procurando esclarecer a gravidade da atual situação do país frente à pandemia. O filme “Tainá – uma aventura na Amazônia”, retrata, acima de tudo, a importância cultural dos povos indígenas brasileiros e desperta a consciência de manter assegurada essa comunidade, ainda que pequena, mas que enraíza a história do Brasil em sua existência.
AnaAragãoAluna
ola só pra constar que não apresento um profissionalismo as correções mas vamos lá
sua estrutura esta ótima respeitando os 4 paragráfos e tendo um bom entendimento ao ler e apresentar sua dissertação
C1•escrita formal :160 apresenta uma boa escrita legível sem muitas palavras difíceis
C2•nao fugir do que é proposto : 200 com objetivo perfeito do título relacionado mas tome cuidado com muitas informações poderá confundir o leitor
C3•organizar argumentos de defesa : 160 apresentou que as autoridades federais não apresentam uma atenção ao retratado nisso defende ao ponto
C4•mecanismos linguísticos :160 sim
C5•respeita os direitos humanos :200 ainda mais relacionado ao índio
denadaa espero ter ajudado sobre a nota está entre 760 a 840
percebi alguns errinhos basicos mas com o tempo irá melhorar sim ate receber uma nota alta ;-)
Ester Cristiny
Sua redação está ótima, muito perto de perfeita
Não fugiu do tema
Mostrou que sabe sobre o assunto
Continue treinando pois você manja muito em redações tenho certeza que sua nota seria de 750 a 820
Meus parabéns………………………………………………………………………………….
Elieldeazevedo
Olá Nayare! Vamos analisar seu texto
Nesse trecho: “seu avô Tigê, a protagonista”, no primeiro parágrafo, seria interessante usar um ponto ao invés de vírgula.
O primeiro parágrafo está bacana, só que faltou você se referir melhor ao tema para dar uma ideia melhor de introdução. Seria interessante se fosse citasse todas as palavras do tema proposto de maneira a pontuar sua tese. Seria ideal também se nesse primeiro parágrafo você deixasse dois pontos de vista, e desenvolvê-los nos parágrafos seguintes, e primeiro ponto de vista no segundo parágrafo e o segundo ponto de vista no terceiro parágrafo.
O segundo parágrafo está bom, você apresenta um bom domínio da língua portuguesa, porém, vai ficar melhor se você desenvolver o primeiro ponto de vista nele.
É sempre bom iniciar um parágrafo com um conectivo (não sendo o primeiro parágrafo, é claro), daria para você usar algo como “Ademais, Tem-se ainda, Além disso, Outrossim”.
Após os pontos use conectivos intra parágrafos, ou seja, no interior dos parágrafos, para ligar ideias, como em “Ideias. Mendonça”
No quarto parágrafo “dentro das aldeias a fim estabelecer”, falta um “de”.
Você apresentou duas propostas de intervenção. Lembre-se, o importante não é a quantidade e sim o conteúdo das propostas. Na primeira delas, você citou o agente (ok) e a ação (ok), mas faltou citar o meio por qual ele vai realizar a ação, e qual o efeito esperado. Na segunda ação você citou somente os efeitos esperados pela segunda ação, ou seja, falou meio, agente e efeito esperado. Faltou ainda um detalhamento dessas propostas.
Seu texto está bem formulado, você apresenta um bom conhecimento acerca do assunto. Seria interessante você usar mais pontos, caso contrário, o texto acaba ficando cansativo. Além disso, você deve usar mais conectivos, intra e inter parágrafos, em busca de um texto com muita coesão. Dá uma lida no assunto .
Correção com base nos critérios do ENEM:
Competência I
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nota 5
Competência II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Nota 4
Competência III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nota 4
Competência IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nota entre 2 e 3
Competência V
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Nota entre 2 e 3
Nota média: entre 700 e 740
Você está no caminho certo. Continue praticando!
eduardacastro17
Sua redação está excelente !!!!
Achei que e seu parágrafo de intervenção trouxe uma ótima ideia e os parágrafos de desenvolvimento ficaram excelentes, pois mostraram os efeitos do problema trazido da sua tese.
C1•escrita formal :160
C2•nao fugir do que é proposto : 200
C3•organizar argumentos de defesa : 160
C4•mecanismos linguísticos :160
C5•respeita os direitos humanos :200