Na obra cinematográfica “Coringa”, Arthur Fleck apresenta transtornos psíquicos e, por esse motivo, é incompreendido e tratado de forma excludente pela sociedade. Fora da ficção essa é uma triste realidade que vem assolando o país. A depressão como problema psíquico apresenta impasses para seu combate principalmente no público juvenil. Não só devido a falta de compreensão da família com os seus adolecentes, mas também, pela falta de amparo da escola, no âmbito mental do aluno ao enfrentar seus dilemas no dia a dia.
Em primeira análise, é notório a falta de diálogo de muitas famílias no desenvolvimento de seus adolecentes. No filme “Cegonhas”, o personagem “Nate Gadner” era um garoto que vivia cabisbaixo, porque seus país nunca tinham tempo para brincar ou conversar com o garoto sobre seus anseios. Paralelamente com a realidade, vê-se que a situação enfrentado pelo persongem é comum nas famílias. Dessa forma, muitos adolecentes não tem o devido amparo famíliar para conversar sobre sobre seus sentimentos e suas inseguranças. Fazendo com que a famíliares não entendam os motivos que levaram o indivíduo a estar depressivo.
Em segunda análise, é indiscutível que nas escolas há ausência de profissionais capacitados para lidar com os problemas psíquicos dos adolescentes. Dessa maneira, percebe-se que depressão é um dos problemas que mais vem assolando os jovens no país . Isso se dá, porque o público juvenil passa por diversas mudanças na sua vida, como sua sexualidade , o começo da independência , a rebeldia, o bullying, o primeiro emprego. Ademais, essas mudanças acabam por influenciar fortemente o comportamento do indivíduo . Por fim , as escolas não apresentam um apoio psicológico eficaz, que auxilie os jovens com todas as mudanças que eles tendem a enfrentar em suas vidas. Fazendo com que os mesmo sintam se angustiados e depressivos por não saber lidar com essas mudanças .
Urge, portanto, que medidas sejam feitas para os impasses que impedem a resolução da depressão corrida principalmente entre os jovens no país. Cabe ao Ministério da saúde , em parceria com as mídias sociais , a criação de propagandas que mostrem a importância do diálogo das famílias com os seus filhos, por meio de campanhas publicitárias com o enfoque nos problemas psíquicos da juventude. Além disso, o Ministério da educação deve contratar psicólogos nas redes de ensino, por meio de projetos de leis entregue à Câmara dos deputados, a fim de que ambas as medidas façam com que o adolescentes sintam -se amparados para combater a doença. Assim, a trama de “Coringa” ficará restrita à ficção.
DanielMmendes
Cara, gostei muito da sua redação, outros tópicos interessantes que você podia botar aí são o uso de remédios hormonais que são receitados por médicos e nem sempre funcionam.
E também achei interessante a sua proposta de intervenção sobre ter psicólogos da prefeitura em escolas, mas eles só estariam em escolas públicas, as escolas particulares teriam que pagar psicólogos particulares certo?