A obra Capitães da Areia, do autor Jorge Amado, retrata as dificuldades enfrentadas cotidianamente por alguns meninos que ficaram órfãos ou que foram abandonadas. No entanto, fora da literatura, a ideia de crianças sem família, enfrentado obstáculos no dia a dia é semelhante ao Brasil hodierno, tendo em vista os obstáculos no processo de adoção no país. Nesse viés, é evidente que essa problemática é desafio para o corpo social, que tem como causas: as questões de ordem burocrática e as restrições colocadas por quem quer adotar.
Deve-se pontuar, de início, a burocracia excessiva no processo como um problema. Por esse prisma, o jornal Grande Diário do ABC divulgou uma matéria com juristas, eles afirmam que as questões burocráticas envolvidas no processo de adoção é um dos principais óbices, resultante de um quadro de funcionários insuficientes para lidar com a demanda. A partir disso, é imprescindível modificar esse cenário, haja vista que um maior tempo de espera resulta em desgaste emocional para os adotantes e, também, para as crianças que ficam na expectativa por um lar.
Ademais, as restrições por perfis é outro impasse no processo de perfilhação no Brasil. Embora a Constituição afirme que todas crianças e adolescentes possuem o direito à convivência familiar, de ser respeitado e de não se negligenciado, a seletividade no que tange ao perfil do adotando impedem o andamento efetivo. Sob essa ótica, o Cadastro Nacional de Adoção expõe que 80% dos adotantes procuram crianças com menos de 3 anos, o que representa 7% do total. Esse panorama desfavorável da sociedade atrapalha a execução de direitos básicos propostos pela Legislação.
Portanto, para que o processo de adoção tenha efetividade e, por conseguinte, as crianças e os adolescentes possuam um ambiente saudável para formação cidadã, urge que as ONGs, em parceria com o ministério vinculado à família, faça uma campanha e exija a contratação de mais funcionários. Em soma, a campanha será executada por meio da disponibilização de vídeos, textos e fotos dos adotandos, mostrando as diferentes singularidades e perfis. Mas também, incentivando à adoção das variantes características através de um “site”. Assim, diferente do romance de Amado as crianças terão menos obstáculos no cotidiano.
ATRIBUAM NOTA POR COMPETÊNCIA, POR FAVOR! ;)
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
– concordância: por alguns MENINOS que ficaram órfãos ou que foram ABANDONADOS
– enfrentando
– inserir pronome relativo: o jornal Grande Diário do ABC divulgou uma matéria com juristas, NA QUAL eles afirmam que as questões burocráticas envolvidas no processo .
– concordância: A SELETIVIDADE no que tange ao perfil do adotando IMPEDE o andamento efetivo
– concordância: urge que AS ONGs, em parceria com o ministério vinculado à família, FAÇAM uma campanha e EXIJAM a contratação de mais funcionários
– inserir vírgula: Assim, diferente do romance de Amado, as crianças
–
Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
– Você compreendeu totalmente o tema e trouxe repertórios socioculturais produtivos e pertinentes às discussões levantadas no parágrafos. Além disso, apresentou uma boa introdução: contextualizou o tema, problematizou e apresentou a tese a ser defendida no texto. Excelente!
–
Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, de forma organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
– No segundo desenvolvimento, você trouxe bons dados, mas esqueceu-se de ampliar mais a reflexão sobre eles. Minha sugestão é que você traga apenas um dado sociocultural por trecho, assim, você terá espaço para refletir sobre a informação.
–
Competência lV (200): Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
– Você foi muito bem nessa competência, usou conectores entre os parágrafos e dentro deles. Parabéns!
– Observação: É preferível não utilizar “através de ” na escrita, já que é um termo com o sentido de “atravessar”. Assim, prefira os sinônimos : por meio de, por intermédio de.
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Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A sua proposta de intervenção possui os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
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Portanto, para que o processo de adoção tenha efetividade e, por conseguinte, as crianças e os adolescentes possuam um ambiente saudável para formação cidadã (FINALIDADE), urge que as ONGs, em parceria com o ministério vinculado à família (AGENTES), faça uma campanha e exija a contratação de mais funcionários (AÇÃO). Em soma, a campanha será executada por meio da disponibilização de vídeos, textos e fotos dos adotandos (MODO/MEIO), mostrando as diferentes singularidades e perfis (DETALHAMENTO). Mas também, incentivando à adoção das variantes características através de um “site”. Assim, diferente do romance de Amado as crianças terão menos obstáculos no cotidiano (FINALIDADE)
–
Nota final: 920
Avicii
Obigado pela correção! Irá me ajudar muito no desenvolvimento das minhas habilidades de escrita.
Foi execelente, em um nível crítico que eu almejava.
Qualquer coisa mande mensagem, blz!?
Valeuuu
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joseenriquefla
I: 160
II: 200
III:180
IV: 200
V: 200
Nota final: 940
comentários: alguns desvios gramaticais que prejudicaram a compreensão do texto, além de alguns desenvolvimentos que não foram bem aproveitados. No mais, excelente texto, ótima nota!
larimontak
Oie!!
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa – 200
Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa- 180
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 180
Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação – 200
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos-180
Gostei bastante da sua redação! Parabéns! Continue estudando !!
ANGELMUSIC
Olá,
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa – 180
Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa- 180
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 200
Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação – 180
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos-180
# NO MAIS CONTINUE ASSIM, BOA SORTE :^)