Os impasses no combate à depressão na adolescência

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Na obra cinematográfica “Coringa”, Arthur Fleck apresenta transtornos psíquicos e, por esse motivo, é incompreendido e tratado de forma excludente pela sociedade. Fora da ficção, no Brasil há também o não entendimento acerca da depressão, sobretudo entre os jovens, uma vez que o corpo social não credita importância a tal condição mental nessa faixa etária. Ademais, é preciso entender o impacto negativo das redes sociais, bem como a supervalorização da imagem.
A princípio, percebe-se os efeitos nocivos das redes sociais como agravantes da depressão entre os seus usuários, majoritariamente jovens. Nesse sentido, a internet criou a prática virtual chamada de “cancelamento”, a qual consiste em punir pessoas que proferem ideias contrárias à opinião popular. Tal conduta evidencia o pouco conhecimento da sociedade a respeito das doenças mentais, visto que o discurso de ódio é glamourizado e imbuído de prejulgamentos, abalando a psique das vítimas. À vista disso, constata-se que o espaço cibernético é demasiadamente prejudicial para o pleno desenvolvimento psicossocial do adolescente.
Além disso, nota-se que a padronização estética na pós-modernidade tem propiciado uma sociedade afligida por não se encaixar nesse molde. Sob esse viés, a obra “Sociedade do Espetáculo” exemplifica bem tal perspectiva, pois retrata como as relações sociais e interpessoais são mediadas pela imagem, na qual se prefere a aparência à realidade. Dessa forma, tem-se a disseminação de uma vida ilusória, pautada no consumismo e na idealização de um corpo perfeito, o que promove a comparação e leva o indivíduo a sucumbir diante de padrões inalcançáveis. Esse cenário, certamente, configura-se como desagregador e não pode ser negligenciado.
Portanto, medidas são necessárias para superar o impasse. Dessarte, exige-se que as ONG’s promovam eventos em praças públicas, onde ocorrerá a abordagem da depressão, com a participação de psicólogos, por meio de rodas de conversa e debates sobre os sintomas, o tratamento e a importância de buscar ajuda, a fim de motivar o diálogo com toda a sociedade. Outrossim, cabe à mídia discutir o assunto por intermédio de um marketing na web, desestimulando estigmas sociais e desconstruindo a supervalorização da imagem. Assim, a trama de “Coringa” ficará restrita à ficção.

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4 Correções

  1. Não gostei da sua redação… eu amei! Parabéns!!! Seu texto é de dar inveja rsrsrs.. Não percebi nenhum erro gramatical, seja de acentuação ou pontuação, e vc possui muito domínio da norma culta padrão da língua (C1:200). Percebi que vc possui uma argumentação forte e é bastante organizado e coerente na apresentação de suas ideias, além de enriquecer seu texto com os conectivos (C3:200 e C4:200). So senti falta de algo que comprovasse a veracidade do seu ponto de vista no D1 (C2: 160). Gostei bastante da sua conclusão, mas acho que você poderia especificar ou diversificar mais os agentes, ademais, foram respondidas todos os quesitos (o oque, como, quem e pra que) (C5: 180)

    nota: 940

    *Parabéns pelo excelente texto, continue treinando, tenho certeza que você alcançará a nota 1000 no Enem! Abraços e boa noite.

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  2. muito boa sua redação1

    competências dos enem:

    competência 1: Não percebi nenhum erro gramatical, apresenta domínio da escrita formal da língua portuguesa.
    200
    competência 2: Desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, com proposição, argumentação ,conclusão.
    160
    competência 3: apresentou informações organizadas, porém falta de dados para comprovar seu ponto de vista.
    160
    competência 4: você articulou bem as partes do texto.
    200
    competência 5: faltou elaborar melhor sua proposta de intervenção, e articular à discussão desenvolvida.
    160

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  3. Muito boa sua redação, vamos lá para as competências:…

    competência ENEM:

    c1: Bom domínio da língua portuguesa.
    C2; Bons argumentos perante o tema exposto.
    C3: informações organizadas. porem, faltam dados suficientes.
    C4: partes do texto bem feitas.
    C5: excelentes meios de intervenção.
    TOTAL: 800

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  4. Olá!

    Competências do Enem:

    1- 200 pontos – excelente domínio da língua portuguesa.
    2- 160 pontos – desenvolve o tem por meio de argumentação consistente
    3- 160 pontos – apresenta informações de forma organizada
    4- 200 pontos – articula bem as partes do texto
    5- 160 pontos – pode-se explicitar mais os órgãos responsáveis pela mudança.

    total 880 pontos

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