Iniciante

Os impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos jovens

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Com o advento da internet – chama de Alpanet quando surgida na década de 70 nos EUA durante a Guerra Fria – o mundo passou por uma maior interconexão, conectando diversas áreas do globo. Após o seu surgimento, posteriormente, vieram as redes sociais, como facebook e instagram. Com isso, especialmente os nascidos no começo do século XX, viram-se inseridos no que foi denominada de Era digital. Contudo, apesar dos benefícios, os impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos jovens é preocupante, seja por aumentar a ausência de atividades físicas, seja pelos desgastes emocionais potencializados.

Em primeiro lugar, vale ressaltar o quanto vício – uso exagerado das redes sociais – pr0move um maior sedentarismo na população, sobretudo nos jovens. Segundo dados de uma pesquisa britânica, 90% dos usuários de redes sociais possuem uma faixa etária de 14 a 24 anos, ou seja, uma faixa de idade que, em tese, deveria ser extremamente ativa, pois biologicamente possui muito mais energia para dispender durante o dia, tem se mantida contida sem atividade física. Nesse sentido, de forma triste, o maior movimento que os jovens tem feito durante seu cotidiano, muitas vezes, tem sido “rolar” o dedo na tela “touch” de seus smartphones.

Em segundo ponto, todo esse panorama de mudanças surgido nos últimos anos, como a internet, o mundo globalizado e as redes sociais, acabaram por possibilitar um maior contato interpessoal na era digital. Consequentemente, por mais pessoas se relacionarem e por terem suas vidas mais expostas, a privacidade se transfigurou-se em exibição e as comparações e cobranças aumentaram. Logo, isso maximizou as depressões oriundas das frustrações que os jovens acabam sofrendo por, a todo tempo, olhar o outro e não a si próprio.

Portanto, é evidente que todas essas transformações melhoraram a vida da população, entretanto, a um custo extremamente alto e quase impagável à saúde dos jovens em todo o mundo. Logo, é necessário que o governo, em suas subdivisões regionais, promova uma associação com as academias locais, por meio de um barateamento do ingresso, a locais de treino, especialmente ao ar livre. Dessa forma, os jovens sairão das redes sociais a qual muitos estão viciados na atual Era digital e os quadros de saúde, consequentemente, irão melhorar e muito com a atividade física. Fazendo valer a velha máxima grega de cuidar tanto da saúde física, quanto da saúde mental da população em geral, sobretudo dos jovens.

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4 Correções

  1. Inicialmente deixo claro que gostei muito da sua redação, acredito que a escolha do tema foi acertada pois além de ser bastante interessante possui grande potencial de aparecer nas provas de vestibulares e enem. Farei algumas observações, no primeiro parágrafo você incorreu no vício de linguagem conhecido como pleonasmo ao escrever “Após o seu surgimento posteriormente vieram” o uso do termo após já explicita o entendimento de algo que aconteceu depois de determinado fato, portanto o uso do termo posteriormente se torna desnecessário, devendo ser evitado. Na última frase no primeiro parágrafo também notei a presença de figura de linguagem, deste vez foi a antítese, o que deve ser evitado, você escreveu “aumentar a ausência”, para que transmitisse a ideia bastava que escrevesse algo por exemplo “diminuísse a prática de atividades físicas”. Espero ter sido claro, no mais parabéns pela redação, você vai longe!

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  2. Oiii Kelvin, é a minha primeira correção na plataforma e quero dizer que gostei da sua tese e de seus argumentos, você tem muito potencial. Tem algumas coisinhas que eu acho que podem ser melhoradas. Vou falar primeiro da competência 1, para atingir 200 você só pode ter 2 desvios e um erro sintático, logo no começo da introdução já tem alguns desvios, dentro do travessão . No segundo parágrafo acredito que o “biologicamente” deveria vir entre vírgula e a palavra “dispender” não existe, além de a conjugação do verbo “ter “ não estar acentuada (os jovens têm”). Já no quarto parágrafo,”a qual muitos estão viciados”,eu acho que deveria ser “as quais” porque Retoma um sujeito no plural. Enfim, nessa competência alguns pontos seriam perdidos.
    A competência 2 fala sobre assumir um posicionamento e a tese ter relação com o que foi pedido, O tema tem alguns pontos que devem ser reforçado: a parte do psicológico dos jovens afetados por causa das redes” e o 2 parágrafo foge um pouco, dá para falar que a falta de exercício físico causa ansiedades, por exemplo, e na introdução tu poderia ter retirado o travessão, ficou uma informação sem real uso, e explicado melhor a parte de interconexão.
    Já na competência 3 tu tem que ter um bom projeto de texto, com a seleção de argumentos e relação de sentido entre as partes, aqui tu poderia ter aprofundado mais as tuas ideias, tipo o argumento 2 poderia ter dado uma maior aprofundada no como as comparações causam doenças mentais. Além disso, é interessante tu reafirmar cada parágrafo em uma frase no final, como se cada parágrafo fosse um “minitexto”, isso ia mostrar que tu fez um planejamento de texto.
    A competência 4 fala sobre os elementos de coesão, alguns foram bem relevantes no texto, porém teve algumas repetições, o que perde alguns pontinhos como o conectivo “logo” e as palavras “faixa” e “era digital” tenta buscar sinônimos e sempre coloque palavrinhas conectivas no começo de período e orações , como os conectivos, pronomes…não usar gerúndio para começar períodos e orações.
    Na competência 5 acho que todos os 5 pontos foram abordados(Quem? O que vai fazer? De que maneira? Porque? E qual é a intenção disso)
    O finalzinho acho que seria melhor se fosse um novo parágrafo, uma redação nota 1000 do enem 2019 fez isso, de acordo com o caderno disponibilizado pelo inep, e ele não foi prejudicado

    Respectivamente as notas: 120, 160, 160,160 e 200 =800

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  3. Competência 1- 120
    linha 1 ”chamada” ( não considerei, pois acredito que ocorreu um erro de digitação)
    linha 3 e 22 ”conectando ”, ”sofrendo” – gerundismo
    linha 4-5 separou por vírgula de sujeito e predicado
    linha 13 não isolou ”biologicamente” por vírgulas
    linha 14 ”mantido”
    linha 15 ”têm” (concorda com jovens)
    linha 18 ”acabou” (concorda com panorama)
    linha 20 apenas ” transfigurou-se”, não ” se transfigurou-se”
    ‘Governo”

    competência 2 -200
    Bom repertório trazido na introdução ! ( porém fiquei com uma dúvida: como você mesmo disse, a internet surgiu na década de 70, ou seja, FINAL do séc XX. Entretanto, nas linhas mais abaixo, você diz que os nascidos no COMEÇO do séc. XX foram inseridos na era digital. Não fez muito sentido).

    no D2, acredito que o dado trazido deveria ter uma fonte mais clara do que ”pesquisas britânicas”. Além disso, não achei ele muito pertinente, já que você abordou que os jovens não praticam exercícios físicos no geral devido ao vício. Contudo, seu repertório apenas citou que a maioria dos usuários de redes são jovens. Entende? o interessante seria você trazer um dado, por exemplo, falando que um dos efeitos de uso exagerado é a falta de exercícios.

    creio que basta um repertório produtivo para validar os 200. Não tenho certeza.

    competência 3- 200
    ( essa, inclusive, foi a que mais tive dificuldade. Por isso, não tenho tanta confiança para analisar)
    no geral, você deve ficar atento aos desfechos dos desenvolvimentos e finalizá-los com criticidade e à sua argumentação. Acredito que você conseguir cumprir esse requisito.

    competência 4- 160
    linha 3- acredito que foi redundante ”Após o seu surgimento, posteriormente,”
    linha 10-15 repetição vocabular ”maior”
    no geral, ótimo uso dos conectores

    competência 5- 120

    temos problemas: acredito que a proposta não resolve de maneira efetiva o problema citado. Você formulou sua tese por duas consequências( acho que o interessante era ter trazido pelo menos uma causa mas não sei se é regra), por isso o ideal era ter solucionado pelo uma. Todavia, acredito que diminuir o valor das academias não fará com que frequentem esses ambientes( o problema não é esse), até porque não foi citado que alto preço prejudica a frequência. ( não precisa citar. ok? até porque fugiria) entende?
    enfim, pense em uma solução mais eficaz, que se relacione e solucione diretamente o problema.

    Faltou a finalidade tbm! você não deixou claro isso.
    não é bom trazer um novo repertório na conclusão ( máxima grega)

    nota 800

    bem, acredito que você tem potencial para escrever ótimas redações, está no caminho. Continue estudando!!
    sucesso!

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  4. Vou tentar avaliar pelos critérios do Enem.
    Sua introdução ficou muito boa e bem esclarecida.
    O desenvolvimento e argumentação foram boas, mas ainda não está perfeito. E por fim a conclusão, acho que nela faltou um “algo”, falar apenas “governo” deixou bem vago e acho difícil que os jovens iriam sair tão facilmente desse mundo digital.
    Competência I: 200/200
    Competência II: 160/200
    Competência III: 160/200
    Competência IV: 180/200
    Competência V: 160/200
    total: 860
    Parabéns, continue escrevendo e espero que consiga ir bem assim nas suas provas!

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