Os impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos jovens.

  • 0

Desenvolvida no período da Guerra Fria, a internet a princípio havia apenas fins militares, hordiernamente encontra-se presente nas mais diversas áreas. No entanto, apesar de suas contribuições, a Web apresenta empecilhos à saúde psicológica dos jovens, em destaque as redes sociais. Tal fato é evidenciado na necessidade de adequação a padrões e no Cyberbullying.

A princípio, vale destacar a adolescência como uma fase de dúvidas e descobrimentos, e a preocupação com a influência negativa das redes sociais no desenvolvimento dos indivíduos. No filme “D.U.F.F”, Bianca passa por um período difícil após notar estar fora dos padrões da sociedade, tendo o sentimento de tristeza impulsionado ao comparar-se a outras pessoas nas redes sociais. Nesse viés, nota-se a falta de distanciamento da ficção e realidade, tendo em vista a influência de mídias como Instagram na propagação de perfis inacessíveis aos jovens, o que acarreta baixa autoestima e distorção de imagem. Dessa forma, nota-se que o advento das redes de interação propicia a propagação de padrões inalcançáveis, acarretando prejuízos à saúde mental do indivíduo.

Ademais, a imposição de padrões e o anonimato acarreta a vulnerabilidade ao Cyberbullying.No filme “Cyberbullying” a protagonista tem sua vida completamente mudada após sofrer ataques virtuais, o que influencia negativamente na sua vida escolar, familiar e social. Nesse sentido, nota-se a falta de maturidade de muitos usuários, que apresentam lacunas na formação socioemocional e aproveitam o anonimato para propagar discursos de ódio, humilhação e reprimem outros usuários. Dessa maneira, faz-se necessário medidas que promovam o uso eficiente das redes sociais e garantam a saúde psicológica dos jovens.

Infere-se, portanto, a necessidade do desenvolvimento dos jovens nas redes sociais para evitar serem alvos e ferramentas dessas problemáticas. Logo, o Ministério da Educação, provedor de ferramentas necessárias à educação de qualidade, deve promover a discussão das problemáticas advindas do uso indiscriminado das mídias, como também a formação de usuários mais conscientes. Tal ação deve ocorrer por meio das instituições de ensino, mediante exibições de filmes e documentários sobre a questão, aliado a debates e seminários sobre a imposição de padrões, mediados por profissionais da área da psicologia, bem como oficinas de preparação para combater o Cyberbullying. Desse modo, será possível garantir o convívio harmônico entre os usuários e evitar a angústia sofrida pelas protagonistas de “D.U.F.F” e “Cyberbullying”.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá. Ótimo texto. A seguir segue a minha correção por parágrafo:
    (Lembrando que sou só uma aluna e estou apenas dando minha opinião.)
    Introdução
    Esse parágrafo apresentou uma frágil estrutura:
    Períodos como “hordiernamente (O CORRETO É HODIERNAMENTE) encontra-se presente nas mais diversas áreas.” deveria ser iniciado com letra maiúscula e usada uma vírgula para isolar o “hodiernamente”, por exemplo.
    Quanto à ideia da introdução em si, eu penso que pode ser melhorada de modo a torná-la mais interessante para o leitor. Ficou muito brusca a transição do seu exemplo para a problemática.
    Desenvolvimento 2
    “A princípio, vale destacar a adolescência como uma fase de dúvidas e descobrimentos, (e a preocupação com a influência negativa das redes sociais no desenvolvimento dos indivíduos.)”
    Não entendi o que você quis dizer nessa parte do texto pela falta de nexo entre a parte entre parênteses e o que vem antes.
    Delimite os personagens: No filme “D.U.F.F”, a personagem Bianca passa por um período…
    As duas últimas frases do parágrafo são idênticas quanto às ideias apresentadas.
    Desenvolvimento 3
    Citar filmes é uma ótima coisa para redações. Mas citando duas vezes filmes (mesmo diferentes) acaba tirando a oportunidade de mostrar seu conhecimento em outras áreas: filosofia, sociologia, literatura…
    Relativamente, esse parágrafo cumpriu o papel dele, mas ainda achei muito vago em relação ao tema. Uma boa ideia é aprofundar ele com dados sobre o cyberbullying.
    Conclusão
    Gostei muito de você terminar o texto citando os filmes novamente. Isso mostra planejamento.
    Nota: 760

    • 1
  2. HELLO !!! TUDO BEM?
    Eu amei a sua redação . Ela mostra, através dos seus argumentos, o momento no qual vivemos nos dias de hoje.
    OLHA DE INICIO SOMENTE ALGUNS PONTOS PARA MELHORAR.
    – Percebi que a sua conclusão ficou um pouco maior que o desenvolvimento, isso não pode acontecer.
    -sempre que usar alguma forma de dados, ou exemplos de filme, procure colocar o significado da mesma…. EXEMPLO: ( “D.U.F.F” o que significa ou que filme é esse ? )
    – Gostei dos seus argumentos, ficaram bem agrupados.
    – Gostei o modo em que você sitou a questão da Guerra Fria em relação a tecnologia.
    Meus parabéns. ♥
    Bom acho que é só isso. COMO NOTA mediante a minha correção você teria: 880 ; )

    • 1
  3. Sinceramente, eu amei a sua redação. Ela mostra, através dos seus argumentos, o momento no qual vivemos nos dias de hoje. As pessoa vêem as redes sociais como um tipo de jogo, ou até mesmo como uma brincadeira, mas na verdade, é muito pelo contrário. Nela vemos pessoas de diversas personalidades, gostos e ascensões diferentes. Hoje em dia é nela que está criando uma comunidade “tóxica”, pelo fato, na qual as pessoas falam o que pensam e falam de boca pra fora, mal sabem se aquelas determinadas palavras vão machucar alguém…. Precisamos ter consciência dos nossos atos, precisamos ter compromisso!
    Voltando ao assunto da redação, ela está perfeita, muito bem colocada os argumentos e suas palavras foram maravilhosas. Amei o modo em que você sitou a questão da Guerra Fria em relação a tecnologia. Amei tudo! Meus parabéns. ♥

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.