Aprendiz

Os impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos jovens

  • 1

        Ao analisar o contexto social do surgimento da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-científico-informacional, nota-se a facilidade com que dispõe-se dos meios de comunicação cibernéticos. Não obstante, a exposição excessiva dos jovens nas redes sociais e os distúrbios mentais ocasionados demonstram os impactos psicológicos negativos da utilização exacerbada dos aparatos tecnológicos. Dessa forma, torna-se mister a discussão acerca da problemática.

       A priori, é necessário mencionar os perigos da divulgação de informações pessoais na internet, principalmente entre os jovens, uma vez que são mais vulneráveis à comunicação com desconhecidos. Isso se comprova ao analisar um levantamento realizado pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) com brasileiros entre 9 e 17 anos em 2017, em que constatou-se que 42% dos entrevistados já conversaram online com um desconhecido. Desarte, essas crianças e adolescentes se tornam mais susceptíveis ao contato com pessoas mal intencionadas, que se aproveitam da exposição desses.

      Outrossim, a divulgação excessiva de fotos destes cidadãos acarreta em um sentimento de busca pela beleza inalcançável. Por conseguinte, a influência dos padrões de beleza definidos nas redes sociais faz com que os jovens sintam-se infelizes com as suas aparências. Esse quadro se comprova ao observar uma pesquisa realizada pelo Indicador de Confiança Digital(ICD) em 2019, que avalia as perspectivas dos brasileiros em relação à tecnologia, ao averiguar que para 41% dos jovens brasileiros, as redes sociais causam tristeza, ansiedade ou depressão. Desse modo, a utilização exagerada das redes da “web” apresentam-se nocivas à integridade dos adolescentes.

      Infere-se, portanto, a necessidade de medidas para garantir a utilização segura das redes sociais por parte dos jovens. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação disponibilize cartilhas para que os professores possam debater com os estudantes acerca do uso das redes sociais sem riscos para a integridade psicológica ao tentarem seguir os padrões impostos. Ademais, a Polícia Federal deve divulgar através das redes cibernéticas, um número de telefone para a realização de denúncias sobre pessoas mal intencionadas que utilizam-se da exposição dos jovens na internet, com isso, será evitado crimes advindos do meio cibernético. Assim sendo, as tecnologias advindas da Terceira Revolução Industrial não representarão um risco para os jovens.

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1 =200 , ótima utilização da norma culta.
    Competência 2 = 180, boas bases para sustentar sua análise temática, porém é necessário ir além de dados estatísticos
    Competência 3= 160, sua introdução está muito boa, pois possui tese e tópicos, contudo sua argumentação precisa deixar mais claro seu ponto de vista( parágrafos 2 e 3), diminuindo o carácter expositivo de sua redação.
    Competência 4 =200, os conectivos são evidentes e utilizados corretamente, além do texto está bem coeso e coerente.
    Competência 5 = 200, proposta adequada com sua argumentação e possui os 5 elementos da intervenção.
    NOTA = 920 até 960. ÓTIMA REDAÇÃO.

    • 3
  2. Olá, aqui está alguns pontos que notei:
    – Fez uso dos conectivos bem certinho.
    – Notei uns erros de continuação, falta de pontos, vírgulas e letras maiúsculas.
    – Se possível não faça uso do conectivo “a priori” pois ele não significa “primeiramente” e sim significa um termo para dizer que você vai realizar uma ação naquele momento da fala.
    – Seus desenvolvimentos estão bem amarrados e conexos, conseguiu trabalhar bem os repertórios, gostei!
    – Parabéns pela conclusão, bem feita, sugiro apenas que não perca tempo fazendo duas propostas, uma já é suficiente!
    =NOTA: 900
    —- Espero ter ajudado. SE GOSTOU DA MINHA CORREÇÃO E QUER ME AJUDAR TAMBÉM COM SEUS CONHECIMENTOS, VÁ NO MEU PERFIL E CORRIJA A MINHA. GRATA!

    • 1
  3. Olá! Cumprindo meu acordo…
    • Introdução
    – Pontos positivos: colocou uma contextualização interessante e fora do senso comum, escreveu de forma objetiva e correta, bem como apresentou a tese.
    – Pontos negativos: a relação com a contextualização ficou deficiente, as informações ficaram soltas. Você deveria ter problematizado mais, afirmado que a revolução não trouxe apenas aspectos positivos, mas também características maléficas que são reflexos desse avanço… Ademais, você não colocou à apresentação dos seus argumentos (núcleos), é importante para garantir nota alta, atente-se a isso. Estes servem para o texto ficar organizado e passar a ideia de planejamento textual.
    • Desenvolvimento
    – D1: bom recurso para comprovação da sua argumentação, parágrafo bem estruturado, coerente e com três períodos curtos. Apenas cuidado com estrangeirismos, devem ser utilizados entre aspas. “Online” escrito errado conforme a língua portuguesa.
    – D2: muito interessante e coerente, mas tente buscar alusões para deixar o texto mais atrativo.
    • Conclusão
    – Você não foi bem, embora esteja coerente, com boas ideias e objetivo. O porquê é o uso de duas soluções que impediu a adição de todos os aspectos necessários para a proposta interventiva: agente, ação, meio/modo e finalidade, juntamente ao detalhamento. Atualmente a banca corretora admite/avalia apenas uma proposta para que possa contemplar todos os aspectos exigidos.
    Em suma, um texto muito agradável para leitura, simples, objetivo e coerente (bom uso de conectores, parabéns). Ahh, reveja o uso de “que verbo-se” ex.: que dispõe-se.
    Espero que tenha te ajudado, continue estudando. Está no caminho certo! Abraço!!! Se gostou da minha correção e quiser trocar correção manda mensagem, blz? Valeuuu kkkkkkkk
    Na minha perspectiva sua nota por competência na minha:
    C1: 200 (apresentou erros, mas tem a questão da tolerância)
    C2: 180 (Você fugiu um pouco da estrutura na introdução)
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160

    • 1
  4. Sua redação é muito objetiva e coesa com o tema, respeita as competências padrões ENEM. Sua introdução passa de forma clara a informação que o texto abordará. Tanto seu desenvolvimento 1 quanto o 2 apresentam bons argumentos; apenas tome cuidado com termos em línguas estrangeiras. Sua conclusão foi bem construída e estruturada, porém acredito que uma única proposta de intervenção bem aprofundada e que tenha os cinco fatores que a façam completa, sendo eles o agente, a ação, a finalidade, o modo/meio e o detalhamento, seja a melhor escolha para a redação. Aprofunde-se um pouco mais nesses fatores.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.