O livro “Utopia”, de Thomas More, retrata uma sociedade perfeita e harmônica, a qual é livre de conflitos e mazelas. Entretanto, no Brasil esse ideal de nação permanece no plano literário, em razão da desindustrialização e os seus impactos econômicos e sociais, que ainda é uma dura realidade, tendo como causas a crise econômica e falta de profissional de qualidade.
Primeiramente, é fulcral pontuar que o problema deriva da crise econômica. A pandemia da COVID-19, chegou ao país em momento em que não havia sustentabilidade econômica, o que resultou no agravamento da desindustrialização. Desse modo, observa-se que tal situação sobretudo foi causada pela perda de empregos, aumento da mortalidade e fechamento de indústrias, para atender as novas medidas de isolamento e contenção do coronavírus, que não apenas ceifa, vidas como também empregos.
Ademais, é imperioso destacar a escassez de profissionais de qualidade como impulsionador do dilema. De acordo com, Ricardo Caruso Vieira, a desindustrialização é agravada no Brasil pela falta de mão de obra capacitada. Uma vez que, há formação de uma lacuna, por carência de gestores, empresários, administradores e profissionais em geral, ou seja, que entendam as novas tecnologias, tendo experiência e talento não apenas para liderar crises como também instruir os futuros empregados, sem tais funcionários de qualidade, o país continuará desindustrializado.
Infere-se, portanto, que o imbróglio abordado necessita ser solucionado. Logo, a mídia, por intermédio de programas televisivos de grande audiência, irá discutir o assunto com profissionais especialistas na área industrial, social e econômica, com o objetivo de mostrar os reais impactos da desindustrialização e apresentar uma visão crítica e possíveis soluções para a crise econômica e falta de profissionais de qualidade. Essa medida ocorrerá pela elabora de um projeto estatal, em parceria com as emissoras de televisão.
Obs: se puderem me dizer formas de melhorar a argumentação agradeço ♥️
Clara Victoria
C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio
mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão. 120.
C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de
vista. 120.
C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
diversificado de recursos coesivos. 160.
C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto. 160.
Total: 720
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C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio
mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão. 120.
C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de
vista. 120.
C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
diversificado de recursos coesivos. 160.
C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto. 160.
Total: 720