No filme, “O jogador número um”, é retratado um futuro em que os jogos eletrônicos controlam e manipulam pessoas como se fossem drogas. Nesse sentido, a narrativa foca na trajetória do melhor jogador da plataforma do jogo, que é um adolescente que dedica todo o tempo dele ao jogo, oque causa uma certa dependência ao vídeo game. Fora da ficção, é notório que essa narrativa pode ser comparada às implicações que são causadas pelos jogos eletrônicos nos jovens contemporâneos. Por tanto, o uso desmoderado dos jogos eletrônicos e a mudança de comportamento que estes causam nos jovens, podem ser consequências disso.
Em primeiro lugar, é importante notar que, jovens contemporâneos são os principais consumidores do crescente e milionário mercado de jogos eletrônicos, que está causando um uso errado e desmoderado dos videogames por conta da má educação que eles tiveram sobre os perigos que os jogos podem causar, como uma consequência disso, deixa o jovem totalmente dependente do jogo eletrônico. Segundo a frase do cantor e comediante Whindersson Nunes, “Hoje em dia a infância está presa a um computador”, o que refuta à juventude que está corrompida não só ao computador como também ao vídeo game.
Ademais, é pertinente a quantidade de pais que relatam o atual caso dos próprios filhos que estão mudando de comportamento e se transformando em jovens desobedientes e agressivos. certamente, o comportamento se dá pelo fato de que os pais não supervisionam ou moderam a quantidade de tempo ou até mesmo o jogo que os próprios filhos estão a jogar, também, se dá pelas novas propostas das empresas de jogos eletrônicos que estão criando muitos jogos que têm como temática à violência, o que adultera o comportamento e polui a mente do jovem.
Portanto, é indubitável que o estado deve tomar providências para melhorar o quadro atual. Assim, para a conscientização da sociedade, é necessário que o Ministério da Cultura juntamente com o Ministério da educação, por meio de verbas governamentais, promovem campanhas que auxiliem e conscientizem os pais e as empresas criadoras de jogos eletrônicos sobre a harmonização dos jogos eletrônicos com a educação e o desenvolvimento do jovem. Apenas assim, jovens não se corromperam de uma forma tão drástica como a que vem acontecendo e que aconteceu com o adolescente no filme, “O jogador número um”.
Ana22
Oi, tudo bem?
Ficou possível notar que, houve alguns erros gramaticais na sua redação.
Alguns trechos da sua redação ficaram confusos.
Cuidado com o uso incorreto da vírgula.
Evite repetir várias vezes à mesma palavra.
Estude mais os conectivos.
Também evite generalizar.
Continue escrevendo! Vai dar tudo certo!
Opkauane
Boa tarde, Gustavo.
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota-80)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota-160)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-120)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-120)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-180)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
OBSERVAÇÕES
Desvio gramatical ” oque” (o que) “estes” (esses) “estado” (E maiúsculo) “promovem” (promovam) “corromperam” (corromperão)
Tem alguns frequentes erros de vírgula também.
“como uma consequência disso, deixa o jovem totalmente dependente do jogo eletrônico.” Essa frase não possui concordância.
“pelo fato de que os pais não supervisionam” Pelo fato dos pais não supervisionarem*
A argumentação do D1 não ficou boa, pois seu argumento não convence ao corretor do seu ponto de vista.
“tiveram sobre os perigos que os jogos podem causar, como uma consequência disso, deixa o jovem totalmente dependente do jogo eletrônico.” E no que isso impacta à sociedade? Faltou abranger melhor as consequências do embate.
“certamente, o comportamento se dá” Evite generalizações e afirmações como “certamente”.
Senti falta de um argumento de autoridade/repertório no desenvolvimento 2.
“para melhorar o quadro atual”. Poderia ter retomado o tema.
“Apenas assim” Apenas desse jeito que poderá ser solucionado o problema? não existem outro caminhos? Evite generalizações.
Ministério da Cultura juntamente com o Ministério da educação promover campanhas que auxiliem e conscientizem os pais? Acredito que o papel seria melhor feito pela mídia.
Bons estudos!
mandsszsz
Eu adorei seu texto, por mim não há fuga do tema, a linguagem gramatical precisa so de alguns ajustes, mas a princípio está muito boa e completa. Introduziu suas ideias muito bem e vejo que sabe do tema. Na conclusão, descobri um dia desses, ” juntamente com” não é apropriado, use juntamente a/o/ao.
Parabéns.
C1= 160
C2= 200
C3= 200
C4= 160
C5= 200
tamy123
Introdução:
1- Se atente ao uso da vírgula! Em “No filme, jogador número um” a vírgula não é necessária.
2- Tente evitar a repetição de palavras, usando conectivos. Ainda na introdução, você repete muito a palavra “jogo”, mas a frase poderia ser formulada assim: “Nesse sentido, a plataforma foca na trajetória do melhor jogador do jogo, esse o qual se dedica todo o tempo, criando uma certa dependência.”
3- Portanto, não por tanto.
4- Tese confusa: Podem ser consequências do que? Seria melhor dizer que os jogos eletrônicos quando desmoderados têm como consequência a mudança de comportamento nos jovens. Se atente ao uso da vírgula na última oração desse parágrafo, ela não existe.
1° Desenvolvimento:
1- Não há uso da vírgula depois do “que” na primeira frase.
2- Reformular todo o parágrafo, ficou extremamente confuso. Não use “Em consequência disso” sem coesão, tudo precisa fechar. Como eu colocaria:
“ jovens contemporâneos são os principais consumidores do crescente e milionário mercado de jogos eletrônicos, portanto, a má orientação sobre seu uso deixa eles sujeitos à dependências e vícios, seja dos computadores ou dos videogames, impedindo-os de exercer atividades básicas do dia a dia”
2° Desenvolvimento:
“e, além disso, se dá também pela…”
Conclusão:
1- Sem vírgula depois do “Apenas assim”.
2- Corromperão, não corromperam.
3- No filme jogador número 1 (Sem vírgula).
Síntese:
Boas argumentações que defendem bem o ponto de vista. Fez bem em retomar o argumento da introdução na conclusão, a famosa chave de ouro, continue assim. Portanto, estude mais o uso da vírgula, é essencial para atingir boas notas na competência 1. Também estude mais os conectivos, para assim evitar a repetição de palavras desnecessariamente.
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 120
C5: 200
Nota final: 760
Bons estudos e boa sorte.