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Os impactos do analfabetismo funcional na vida do cidadão

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O analfabetismo funcional é presente na vida de milhares de brasileiros. Isso ocorre quando o indivíduo sabe ler e escrever, mas, não consegue interpretar e associar as informações. Os principais problemas para essa situação são a má qualidade de ensino e a baixa escolaridade, acarretando vários prejuízos, como por exemplo, a desestimulação dos jovens que já estão nas escolas e a redução da empregabilidade.

 

” A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.” De acordo com a frase de Séneca, escritor do Império Romano, fica nítido a importância da educação como meio de progresso da sociedade. No entanto,notamos que a qualidade de ensino do Brasil é precária e requer uma atenção maior das autoridades. Os jovens não encontram nos colégios o suporte e motivação necessária para se manterem em busca de um futuro melhor, assim, se afastam contribuindo para o crescimento da evasão escolar.

 

Com a Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra, em meados do século XVIII, houve a troca da mão de obra humana pelas máquinas. Depois de quase cem anos essa modernidade chegou ao Brasil. Como acontece até os dias de hoje, o manuseio das máquinas requer um conhecimento e entendimento prévio. As pessoas com analfabetismo funcional têm dificuldade em realizar esses tipos de trabalho, como qualquer outro que exija leitura para maior interpretação de normas ou instruções, sendo assim, é fato a ocorrência de vários acidentes, do leve ao mais grave,levando muitas vezes o operário a óbito.

 

Diante disso, urge, por parte do Governo Federal um investimento maior no ensino básico de qualidade e na capacitação dos professores, para que esses possam dar o seu melhor com toda a estrutura necessária. É necessário também propagandas que incentivem o hábito da leitura por meio das mídias,assim,haverá uma melhora na vida de todos os envolvidos, pois, quando investe-se em educação tudo se transforma, e quando se lê, várias portas se abrem.

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5 Correções

  1. Olá, bom dia!
    A introdução começa com uma contextualização clara e sucinta do tema proposto, o que é ótimo, pois assim, você expõe uma ideia que pode ser entendida até mesmo por um leitor leigo no assunto.
    No primeiro parágrafo do desenvolvimento, senti falta de palavras de transição no tópico frasal, isso traria um pouco mais de coesão ao texto, o mesmo pode ser dito no segundo parágrafo.
    Na proposta de intervenção, antes de escrevê-la, faça 4 perguntinhas: “o que pode ser feito? como pode ser feito? por que fazer? e para que fazer isso?”, assim você evita que seu corretor ache-a vaga.
    Bons estudos! continue praticando :)

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  2. Oi Flávia, uma dica é começar na introdução com seu um repertório sociocultural, porém vi que você usou suas citações no desenvolvimento que aliás, ficaram muito bons pois eles validaram o seu ponto de vista. Senti a necessidade do uso de vírgulas em algumas frases nos desenvolvimentos 1 e 2. Além disso, na sua conclusão falta um detalhamento maior na parte dos 5 agentes da proposta: ( Agente, meio, modo, finalidade e detalhamento).

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  3. O primeiro parágrafo está bom! Creio que apesar de ter alguns conectivos, realmente faltou mais alguns. A proposta de intervenção podia ser mais detalhada.
    A citação sobre a revolução industrial poderia ter sido citada no primeiro parágrafo como fato histórico.
    Além de mais detalhes na intervenção, é recomendável que não coloque coisas como propagandas, é vago.

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  4. A sua introdução está muito vaga, as teses estão ótimas e bem claras e isso é muito bom, mas, peca ainda nos períodos anteriores de construir uma alusão histórica ou algo que mostre seu repertório acerca daquela tema.
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    Seu texto não possui nenhum conectivo e nos seus desenvolvimentos não possuem também nenhum tópico frasal, prejudicando muito sua pontuação na competência 4.
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    A estrutura e a sintaxe estão ótimas, não há de que reclamar, só é bom tentar se habituar a usar sinonimos de palavras “bonitas” que passam a dar mais elegância ao seu texto conseguindo então a nota máxima na competência 1.
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    C1: 160;
    C2: 160;
    C3: 160;
    C4: 80;
    C5: 160;
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    TOTAL: 720

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