Os impactos da propaganda no Brasil contemporâneo

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    Na música 3ª do plural, a banda de rock brasileira Engenheiros do Hawaii faz uma crítica acerca da maneira em que a população é influenciada a comprar e consumir. Desse modo, os impactos da propaganda no Brasil contemporâneo acarretam em uma sociedade consumista, que é agravada pelo aumento da produção de lixo e pela obsolescência programada.

    Em primeiro ponto, a sociedade produz muito lixo. De certo, o alto consumo proporcionado pela alta oferta e pelo incessante incentivo à demanda, por meio de propagandas, resultam em sério danos ambientais que impactam diretamente nos ecossistemas brasileiros. Ademais, segundo o filósofo contratualista inglês Thomas Hobbes, o homem é lobo dele mesmo, e essa ideia se expressa na sociedade brasileira contemporânea por meio da ingerência dos ambientes naturais necessários para a vida e o bem-estar do próprio homem.

    Em segundo ponto, a indústria define quanto tempo um produto durará. Indubitavelmente, por meio de inúmeras campanhas publicitárias, as grandes corporações apontam os problemas do seus antigos produtos a fim de convencer o público geral a comprar seus novos itens. Essa motivação de compra é consequência de um desagrado social induzido por meio das propagandas, pois, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, uma sociedade consumista se sustenta apenas enquanto consegue criar e manter a insatisfação e a infelicidade de seus membros.

    Infere-se, portanto, que as propagandas têm gerado grandes impactos na sociedade brasileira contemporânea, e certamente, um desses impactos é o consumismo. Assim, a fim de conscientizar sobre os danos causados, o Ministério da Comunicação junto ao Ministério da Educação devem, por meio de campanhas publicitárias na televisão e internet e de políticas educacionais nas escolas de ensino fundamental, alertar toda a população sobre como as propagandas têm gerado um elevado consumo e consequentemente, danos à sociedade.

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1 Correção

  1. C1 – 180
    “contemporânea, e (vírgula era pra estar aqui) certamente, um desses..”
    “a fim de conscientizar (a população) sobre os danos causados..”
    “elevado consumo e (vírgula) consequentemente, danos..”
    Alguns erros pontuais, mas você escreve bem.
    C2 – 160
    Na introdução, deveria ter citado um trecho da música, ficou muito raso.
    “uma sociedade consumista, que é agravada..” A sociedade é agravada? Ficou sem sentido, prefira: “… uma sociedade consumista, e essa situação agrava a produção de lixo…”
    C3 – 120
    No início dos seus parágrafos, evite escrever de forma tão direta. “Em primeiro ponto, a sociedade produz muito lixo.” , opte por “em primeiro ponto, é válido destacar que a sociedade…”
    “danos ambientais que impactam diretamente nos ecossistemas brasileiros.” Que impactos são esses? Sempre tente detalhar seus argumentos.
    Busque organizar seus argumentos estrategicamente, não coloque uma citação no final do parágrafo mas sim no início, assim todo o seu parágrafo vai ganhar força já de início.
    “um desagrado social induzido por meio das propagandas..” Mas calma, não são as propagandas que desagradam, e sim a obsolência programada. Podia ter falado que a obsolência causa o desagrado social e então citado Bauman.
    C5 – 120
    Faltou detalhamento na conclusão. Você não apresentou solução pra obsolência, e não falou do objetivo das campanhas. Alertar a população vai produzir o que? E o lixo? Além disso, não termine a redação imediatamente após a proposta, coloque uma frase a mais. Por exemplo: “desse modo, a sociedade não será mais aquela citada por Bauman.”
    Você escreve bem, só treinar mais esses aspectos.

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