Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito a educação, vê-se que os impactos da pandemia na educação é muito preocupante e visto como um problema. Isso acontece não só pela falta de acesso a tecnologia, mas também a evasão escolar.
Sob esse viés, os alunos durante a pandemia foram bastante prejudicados principalmente os de baixa renda já que muitos deles não tem acesso a internet ou qualquer aparelho tecnológico. Além disso, a falta de solução que os colégios ofereceram aos alunos tornou essa situação bastante difícil ainda pior. De acordo com a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém, no Brasil a adversidade dos impactos da pandemia na educação não encontra respaldo político ou social para ser solucionada.
Ademais, muitos estudantes acabaram abandonando a escola seja por não terem como estudar a distancia, ou precisaram arrumar um emprego para ajudar a família na renda familiar, já que muitos trabalhadores acabaram sendo demitidos. Segundo dados do Fundo Das Nações Unidas Para A Infância(Unicef), a evasão escolar no país atinge 5 milhões de alunos, e durante a pandemia de Covid-19 esse número aumentou em 5% entre colegiais do ensino fundamental e 10% no ensino médio.
Portanto, cabe ao Governo Federal criar ofertas de acesso a internet e aparelhos moveis com o objetivo que os estudantes consigam continuar os estudos, em conjunto o Ministério Da Educação deve fazer propagandas de incentivo a volta as aulas, por médio da televisão a fim de estimular o interesse dos alunos a retornar aos estudos.
beatriz1511
Olá, Cristina! Vejo que seu texto tem estrutura dissertativa, um raciocínio e faz bom uso de conectivos (vi que fez um cuidado para não repetí-los). No entanto, pontuarei alguns aspectos.
Começo pela concordância, no seu texto vc diz que é muito preocupante, o que é preocupante ? Seriam os impactos da pandemia, certo ? Então, os impactos são muito preocupantes. A primeira frase do parágrafo de argumentação eu faria um pouco mais curta, mas está certíssima, pois foi retomado o argumento citado na introdução. Além disso vc usou repertório para ratificar seu ponto de vista.
Já na conclusão, eu precisei me esforçar para entender, mas vamos ver se entendi. O agente é o Governo, o que ele fará é ofertar acesso a internet e aparelhos móveis, a finalidade é que os estudantes continuem os estudos. No entanto como o governo fará para entregar internet e celular ? Isso seria o modo . A outra solução é o Ministério da Educação(AGENTE) fazer propagandas de incentivo a volta as aulas (O QUE ?), por meio da televisão (MODO) a fim de estimular o interesse dos alunos a retornar aos estudos( FINALIDADE). Essa segunda solução faltaria o detalhamento.
Isso foi o que me chamou mais atenção, mas qualquer coisa estou disponível. Bons estudos!!
Hipólito
Sua redação não esta bem estruturada e com partes desconexas, recomendo que quando vc for escrever a redação faça primeiro um planejamento com tese, argumento, e alusões e a proposta de intervenção, fazendo isso vc tem o controle do que esta faltando, se isso que vc esta colocando faz sentido e esta de acordo com o tema. Recomendo também que pesquise sobre a estrutura da redação, isso te ajudará muito.