Iniciante

Os Impactos Ambientais do Consumismo no Brasil

  • 0

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os impactos ambientais do consumismo no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de responsabilidade coletiva sobre o seu impacto, quanto da falta de conscientização sobre sustentabilidade. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Em primeira análise, é fundamental pontuar que o consumismo exagerado deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, a população carece de incentivo à responsabilidade coletiva do impacto que causa o problema na sociedade e, como consequência, tem-se o crescimento das cidades, sem sistemas adequados para gerenciar o volume de resíduos dos seus cidadãos. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal.

Além disso, salienta-se a falta de conscientização sobre a sustentabilidade como impulsionador do obstáculo. Segundo estudos do Banco Mundial, um brasileiro está perto de superar a geração de 300 quilos de lixo ao ano. Partindo desse pressuposto, o povo brasileiro está acima da média mundial, pois quanto mais renda, mais consumo. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a sustentabilidade quando não praticada, contribui para a perpetuação desse quadro.

Sendo assim, medidas devem ser tomadas com o propósito de amenizar esta problemática. Logo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, órgão do governo federal de proteção ambiental, em conjunto com a mídia, chegar em um denominador comum do melhor para os cidadãos, através de campanhas informativas de fácil entendimento para propagar e orientar popularmente a possibilidade de maneiras de preservar o meio ambiente; com o intuito de evitar que situações se agravem posteriormente. Como efeito social, os impactos ambientais do consumismo no Brasil serão resolvidos. Assim, a sociedade perfeita, como relata a obra “Utopia” de Thomas More, será concretizada.

    

  Obs: está grande porque escrevi na folha e passei para aqui.

Por gentileza, se puderem corrigir modelo Enem, agradeço!

Compartilhar

1 Correção

  1. CORREÇÕES GRAMATICAIS:
    L4: “apresentam”.
    —————————————————————————————
    Texto ótimo, coeso e objetivo, e com pouquíssimos erros gramaticais.
    Refêrencias boas, que sustentam o seu argumento.
    Proposta de intervnção completa.
    —————————————————————————————
    Eu sou aluno, mas tentei ajudar, e achei o seu texto impecável! :)
    Nota: 1000

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.