Por favor, corrijam e coloquem as notas de cada competência. Vejam se possui tangenciamento aos “estigmas” ou se cumpre com a proposta do tema. Agradeço.
A série “13 Reasons Why” retrata em primeiro plano a história de Hannah Baker, que, diagnosticada com depressão, comete suicídio após ter sido estuprada e chegado ao seu limite. Paralelo à obra, o Brasil reforça estigmas relacionados à saúde mental à medida que sustenta padrões construídos na sociedade e se mostra ineficaz no combate de doenças psicológicas.
A priori, cabe reforçar que o pensamento construído em cada ser perante suas funções individuais contribuem para uma maior incidência de casos depressivos e ansiosos, por exemplo. Conforme o contratualista Jean Jacques Rosseau, o homem está condenado a ser livre, uma vez que vive em sociedade. Dessa forma, a pressão social para “ser alguém na vida” pode inibir um indivíduo de trilhar seu caminho como realmente gostaria, ou instala-lo um sentimento de fracasso, por não atender às expectativas externas, o que pode trazer prejuízos mentais.
Além disso, vale ressaltar que a ineficiência governamental no âmbito da saúde mental influencia no paradigma citado, e descumpre, assim, o artigo 6° da Constituição Federal, no qual assegura o acesso à saúde à todos os cidadãos. Nesse cenário, a falha está presente devido à falta de verbas para contratar profissionais da área tanto para o Sistema de Saúde Unificado (SUS), quanto para o Centro de Valorização da Vida (CVV). Segundo o filósofo Durkheim, a sociedade funciona como um corpo biológico, e, quando um órgão não funciona, o sistema entra em colapso, mostrando-se necessário o combate do problema.
Portanto, em virtude dos fatos analisados, é notório que os estigmas da saúde mental devem ser amplamente combatidos. Cabe, desse modo, ao Ministério da Saúde, juntamente com iniciativas privadas, fornecer verbas para o ampliamento de profissionais da área da saúde mental no SUS, além de impulsionar campanhas para o recrutamento de voluntários para o CVV, no objetivo de suprir toda uma demanda. Apenas dessa forma será possível garantir o pleno funcionamento do organismo social de Durkheim.
Aninha_narry
Na minha opinião, foi uma redação muito bem montada. Apresentou sua proposta e seu ponto de vista de uma forma dinâmica. O único ponto que eu vi sendo um problema foi a competência 1, pois houve alguns problemas na sua redação, mas nada que tirasse muito ponto. Belíssima redação, acredito que você vai longe desse jeito. Boa sorte com as próximas
Nelle
Boa tarde :)
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota-200)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota-160)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-160)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-200)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-120)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Pontuação geral: 840
Notas: Senti um pouco de dificuldade em relacionar os estigmas com o seu texto visto que você não citou nenhum e seria interessante para o leitor ficar situado sobre quais são os estigmas ou quais padrões são construídos na sociedade visto que você os citou na introdução
quanto à conclusão, não encontrei o elemento modo, o que te fez perder pontos, caso o elemento modo fossem as verbas, ele foi tratado como ação juntamente com as campanhas em ” fornecer verbas para o ampliamento de profissionais da área da saúde mental no SUS, além de impulsionar campanhas para o recrutamento de voluntários para o CVV”, isso foi devido ao uso do “além de” que dá uma ideia aditiva, substituir por “através de” ou “por meio de” transformaria em modo novamente :).
Layo_bn
Na minha opinião você fez uma ótima redação, apresentou argumentos plausíveis e adicionou ótimas referências também.
Achei a sua proposta de intervenção bem estudada, e conseguiu dominar bem os argumentos na introdução e no seu desenvolvimento e consequentemente conseguiu causar no leitor uma experiência completa de leitura sem deixar pontos soltos. Parabéns!!!
28565203x
C1-160
C2-160
C3-160
C4-200
C5-200
NOTA:880
DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS:
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita.
Competência 2 – compreender a proposta da redação.
Competência 3 – coerência do texto.
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos.
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado.
Milly4038
Na minha opinião, você fez uma ótima redação!
A sua tese esta clara na introdução, você demostrou que tem um bom conhecimento cultural. só existe alguns errinhos de português…
A estrutura da sua redação está ligada, usou conectivos, trouxe argumentos que defenderam muito bem o que foi dito na introdução!
A conclusão está completa, e bem elaborada…
Essa redação merece nota 1000!
foi bem detalhada…sem palavras, meus parabéns e continue estudando cada vez mais, pois você vai longe!!!
forte abraço!
BrunaVitoria994
1. LÍNGUA PORTUGUESA: 120 PONTOS
Você demonstrou domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2. ABORDAGEM / GÊNERO: 160 PONTOS
Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Olá, tudo bem? Sua produção apresenta as três partes de um texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão) e parece compreender a função do gênero. No entanto, os argumentos não estão pertinentes, veja como o seu recorte temático do 2º parágrafo e as coisas que você decide trabalhar não são aprofundadas e, sobretudo, estão enraizadas no senso comum. Sugiro, então, que leia sobre o assunto para que possa ter uma defesa com embasamento teórico.
3. DEFESA / COERÊNCIA: 160 PONTOS
Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 200 PONTOS
Você articulou bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 200 PONTOS
Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Com relação aos elementos esperados:
Agente
quem fará a ação para resolver o problema?
Ação
o que efetivamente será feito?
Modo
como será realizada a ação?
Efeito
qual o efeito esperado?
Detalhamento
traga riqueza de detalhes para justificar sua proposta