Os estigmas relacionados às doenças mentais

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Por favor, corrijam e coloquem as notas de cada competência. Vejam se possui tangenciamento aos “estigmas” ou se cumpre com a proposta do tema. Agradeço.

 
A série “13 Reasons Why” retrata em primeiro plano a história de Hannah Baker, que, diagnosticada com depressão, comete suicídio após ter sido estuprada e chegado ao seu limite. Paralelo à obra, o Brasil reforça estigmas relacionados à saúde mental à medida que sustenta padrões construídos na sociedade e se mostra ineficaz no combate de doenças psicológicas.

A priori, cabe reforçar que o pensamento construído em cada ser perante suas funções individuais contribuem para uma maior incidência de casos depressivos e ansiosos, por exemplo. Conforme o contratualista Jean Jacques Rosseau, o homem está condenado a ser livre, uma vez que vive em sociedade. Dessa forma, a pressão social para “ser alguém na vida” pode inibir um indivíduo de trilhar seu caminho como realmente gostaria, ou instala-lo um sentimento de fracasso, por não atender às expectativas externas, o que pode trazer prejuízos mentais.

Além disso, vale ressaltar que a ineficiência governamental no âmbito da saúde mental influencia no paradigma citado, e descumpre, assim, o artigo 6° da Constituição Federal, no qual assegura o acesso à saúde à todos os cidadãos. Nesse cenário, a falha está presente devido à falta de verbas para contratar profissionais da área tanto para o Sistema de Saúde Unificado (SUS), quanto para o Centro de Valorização da Vida (CVV). Segundo o filósofo Durkheim, a sociedade funciona como um corpo biológico, e, quando um órgão não funciona, o sistema entra em colapso, mostrando-se necessário o combate do problema.

Portanto, em virtude dos fatos analisados, é notório que os estigmas da saúde mental devem ser amplamente combatidos. Cabe, desse modo, ao Ministério da Saúde, juntamente com iniciativas privadas, fornecer verbas para o ampliamento de profissionais da área da saúde mental no SUS, além de impulsionar campanhas para o recrutamento de voluntários para o CVV, no objetivo de suprir toda uma demanda. Apenas dessa forma será possível garantir o pleno funcionamento do organismo social de Durkheim.

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6 Correções

  1. Na minha opinião, foi uma redação muito bem montada. Apresentou sua proposta e seu ponto de vista de uma forma dinâmica. O único ponto que eu vi sendo um problema foi a competência 1, pois houve alguns problemas na sua redação, mas nada que tirasse muito ponto. Belíssima redação, acredito que você vai longe desse jeito. Boa sorte com as próximas

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  2. Boa tarde :)
    🔸COMPETÊNCIA 1 (nota-200)
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

    🔸COMPETÊNCIA 2 (nota-160)
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-160)
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-200)
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-120)
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Pontuação geral: 840

    Notas: Senti um pouco de dificuldade em relacionar os estigmas com o seu texto visto que você não citou nenhum e seria interessante para o leitor ficar situado sobre quais são os estigmas ou quais padrões são construídos na sociedade visto que você os citou na introdução
    quanto à conclusão, não encontrei o elemento modo, o que te fez perder pontos, caso o elemento modo fossem as verbas, ele foi tratado como ação juntamente com as campanhas em ” fornecer verbas para o ampliamento de profissionais da área da saúde mental no SUS, além de impulsionar campanhas para o recrutamento de voluntários para o CVV”, isso foi devido ao uso do “além de” que dá uma ideia aditiva, substituir por “através de” ou “por meio de” transformaria em modo novamente :).

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  3. Na minha opinião você fez uma ótima redação, apresentou argumentos plausíveis e adicionou ótimas referências também.
    Achei a sua proposta de intervenção bem estudada, e conseguiu dominar bem os argumentos na introdução e no seu desenvolvimento e consequentemente conseguiu causar no leitor uma experiência completa de leitura sem deixar pontos soltos. Parabéns!!!

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  4. C1-160
    C2-160
    C3-160
    C4-200
    C5-200
    NOTA:880
    DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS:
    Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita.
    Competência 2 – compreender a proposta da redação.
    Competência 3 – coerência do texto.
    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos.
    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado.

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  5. Na minha opinião, você fez uma ótima redação!
    A sua tese esta clara na introdução, você demostrou que tem um bom conhecimento cultural. só existe alguns errinhos de português…
    A estrutura da sua redação está ligada, usou conectivos, trouxe argumentos que defenderam muito bem o que foi dito na introdução!
    A conclusão está completa, e bem elaborada…
    Essa redação merece nota 1000!
    foi bem detalhada…sem palavras, meus parabéns e continue estudando cada vez mais, pois você vai longe!!!
    forte abraço!

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  6. 1. LÍNGUA PORTUGUESA: 120 PONTOS
    Você demonstrou domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    2. ABORDAGEM / GÊNERO: 160 PONTOS
    Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    Olá, tudo bem? Sua produção apresenta as três partes de um texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão) e parece compreender a função do gênero. No entanto, os argumentos não estão pertinentes, veja como o seu recorte temático do 2º parágrafo e as coisas que você decide trabalhar não são aprofundadas e, sobretudo, estão enraizadas no senso comum. Sugiro, então, que leia sobre o assunto para que possa ter uma defesa com embasamento teórico.
    3. DEFESA / COERÊNCIA: 160 PONTOS
    Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 200 PONTOS
    Você articulou bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 200 PONTOS
    Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Com relação aos elementos esperados:

    Agente
    quem fará a ação para resolver o problema?
    Ação
    o que efetivamente será feito?
    Modo
    como será realizada a ação?
    Efeito
    qual o efeito esperado?
    Detalhamento
    traga riqueza de detalhes para justificar sua proposta

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