Iniciante

Os estigmas associados às doenças mentais na sociedade brasileira.

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A série “13 Reasons Why”, baseada no best-seller de Jay Asher, retrata o cotidiano da jovem Hannah Baker, que diante de diversos empecilhos em sua jornada e a exiguidade de empatia por parte da sociedade, comete suicídio. Fora da ficção, é nítido que, infelizmente, a realidade brasileira caracteriza-se com o mesmo impasse no que tange aos estigmas associados às doenças mentais, o que contribui para a existência de um cenário lastimável no país. Nesse sentido, é fulcral pontuar que isso deve-se não só a negligência estatal, mas também às falhas no sistema de ensino.

A princípio, é lícito salientar que o descaso governamental é um aspecto determinante para a persistência do revés. Nessa lógica, o filósofo Jean-Jacques Rousseau afirma que é dever do Estado promover o bem-estar social. Todavia, observa-se que a tese do erudito não está sendo aplicada na contemporaneidade. Isso, porque apesar de a saúde —tanto física, quanto cognitiva— ser um direito constitucional, os superintendentes não destinam verbas suficientes para o investimento em psicólogos e psiquiatras nas Unidades Básicas de Saúde, o que dificulta o pleno acesso a um tratamento especializado e de qualidade. Por conseguinte, essa postura inerte coopera para a permanência da estigmatização no tocante à temática.

Outrossim, é imperioso destacar a escassez de elucidação sobre patologias psíquicas nas escolas como um obstáculo para a resolução do óbice. Conforme o sociólogo Émile Durkheim, a instituição pedagógica tem um papel imprescindível na formação do senso crítico da coletividade. Contudo, percebe-se que a ideia do intelectual não vai ao encontro dos entraves vivenciados no contexto vigente, já que a insuficiência de palestras com especialistas no assunto que tenham o fito de informar os discentes sobre o que são anomalias psicológicas, o modo pelo qual se manifestam e a importância de se tratar de forma respeitosa os indivíduos que sofrem com tais distúrbios ratifica o oposto da máxima proposta pelo pensador, além de ocasionar a banalização de uma questão que afeta inúmeros sujeitos na atual conjuntura.

Portanto, urge que medidas sejam realizadas para alterar esse panorama. Para isso, o Ministério da Educação — órgão responsável pela prosperidade educacional do Brasil —, em conjunto com as prefeituras, devem promover oficinas didáticas, em colégios e universidades, por meio de profissionais que advirtam os alunos no que se refere às doenças mentais, com o cunho de reduzir os estigmas e proporcionar a compreensão aprofundada acerca da problemática. Assim, ademais de efetivar a cláusula constitucional, o caso de Hannah Baker poderá permanecer apenas no âmbito ficcional.

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3 Correções

  1. Olá, tudo bem:
    Algumas considerações sobre sua redação :

    Introdução: Muito boa sua introdução, trouxe um repertório bem bacana que certamente chamará a atenção do corretor.

    Desenvolvimento 1e 2: muito bom também, bem coeso e com marca de autoria

    Conclusão: trouxe tudo o que deveria ser tratado

    ◇ Competência I – Demonstrar domínio da norma culta padrão da língua escrita: 180 Pontos
    Coloquei essa , pois deve ter algo que eu não encontrei como desvio da norma culta

    ◇ Competência II – Compreensão do tema proposto : 200 Pontos

    ◇ Competência III – Coerência Textual: 200 Pontos

    ◇ Competência IV – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção do texto dissertativo dissertativo argumentativo: 200 pontos ou 180

    ◇ Competência V – Proposta de Intervenção: 200

    Nota final: 980 ou 960
    ótima redação, se puder corrija a minha
    Boa sorte

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  2. ◇ Competência I – Demonstrar domínio da norma culta padrão da língua escrita: 160 Pontos
    Demonstra domínio satisfatório da norma culta padrão, desvios foram reincidentes.
    ◇ Competência II – Compreensão do tema proposto : 200 Pontos
    Argumentação muito consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo. Não tangenciou a proposta.
    ◇ Competência III – Coerência Textual: 200 Pontos
    Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma consistente e organizada de forma original, defendendo o ponto de vista.
    ◇ Competência IV – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção do texto dissertativo dissertativo argumentativo: 140 Pontos
    Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação.
    Obs: o conectivo “ademais” foi utilizado de maneira incorreta no final da conclusão.
    ◇ Competência V – Proposta de Intervenção: 180 Pontos
    Você elaborou bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    Elementos interventores:
    Agente – Quem realizará a ação?
    Ação – o que será feito?
    Modo – como será realizada a ação?
    Efeito – qual o efeito esperado?
    Detalhamento – detalhe ao menos um dos elementos.

    Nota Final: 880

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  3. Oi espero ajudar.
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    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
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    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
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    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
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    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

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