A Revolução Industrial, ocorrida no final do século XVIII, trouxe a introdução de novas tecnologias que ajudaram a humanidade em seu desenvolvimento. No entanto, atualmente temos inúmeros meios de comunicação, no qual em muitos são adicionadas notícias incompletas ou até mesmo as \”fake news\”. Com esse fato, vê-se a importância da solução da problemática.
Embora haja diferenças entre desinformação e \”fake news\”, podemos, que uma influencia a outra em seu desenvolvimento. Ademais, esse tipo de notícias são dissiminadas com a intenção de prejudicar pessoas, empresa ou influenciar algo ou alguém. Um exemplo disso, seria as eleições de 2016 nos EUA, que elegeu Donald Trump, que foram influenciadas por notícias falsas sobre sua oponente. Desta maneira, são necessárias medidas preventivas para esses fatos.
Vale salientar que a falta de conhecimento em identificar informações reais ou falsas, a confiança nas publicações feitas em meio familiar aliada a ausência de interesse em procurar novas fontes de noticiário são os pilares para persistência da questão. De acordo com a 1°Lei de Newton, lei da inércia, tudo que está em repouso tende a permanecer em descanso. Pode-se perceber com a afirmativa que poucas tentativas de solucionar a dissiminação dessas notícias faz com que ela cresça.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O MEC em parceria com empresas ligadas ao meio comunicativo devem promover palestras com especialistas na área de comunicação afim de ensinar como distinguir informações verdadeiras e falsas. Além disso, dissiminar propagandas sobre o impacto que as \” fake news\” causam. Com isso, a problemática irá se resolver.
CíceraIniciante
Os entrelaçados da desinformação
Compartilhar
[email protected]
Boa tarde.
A sua introdução está bem contextualizada como o modelo Enem.
No seu primeiro desenvolvimento está faltando conectivo e você deveria ter dividido o seu texto em quatro parágrafo sendo que ficou toda a redação desenvolvida em apenas três parágrafo.
A Conclusão faltou meio modo, ação e o detalhamento.
Obs: procure ler redação nota mil do Enem.
Gaby-amador
Olá, tudo bem? Dei uma olhado no seu texto, e resolvi corrigir. Contudo, já quero deixar claro que não sou especialista no assunto e é a primeira vez que faço uma correção, por isso, releve qualquer erro, pois estou aprendendo ainda rsrs
Achei seu texto muito bom, mas gostaria de fazer algumas observações:
-expressões (como “fake news”, “influência\influenciada”) que podem ser substituídas por outras;
-falta de algum termo que dê sentido em: “Embora haja diferenças entre desinformação e \”fake news\”, podemos, que uma influencia”, o que podemos?
-verbo conjugado em primeira pessoa do plural;
-faltaram algumas vírgulas em: “a confiança nas publicações feitas em meio familiar aliada a ausência de interesse em procurar novas fontes de noticiário são os pilares para persistência da questão.”;
-a citação da 1ªlei de Newton ficou “solta” no contexto, poderia ter explicado a relação melhor e ter contextualizado no final;
-“afim”, nesse caso, é separado;
-poderia ter utilizado de mais argumentos para defender o seu ponto de vista;
-a solução deveria mais detalhada e retomar no fim o tema, para finalizar.
Nota (segundo a grade de correção do ENEM): ENTRE 640 E 660