A educadora norte americana Claire Fragin, afirma que “O conhecimento lhe dara a oportunidade de fazer a diferença”. Analisando a concepção da educadora, percebe-se a importância de uma boa educação, contudo , com a paralização escolar, a única saída é o ensino a distância, porém os entraves em torno do ensino a distância impossibilita sua realização. Tal problema é fruto da falta de infraestrutura das escolas, aliada com o fator socio-econômico dos alunos de baixa renda.
Antes de tudo, é necessário constatar que o Estado é um dos agentes que agrava essa situação. A negligência do estado em cria um planejamento para a efetivação do ensino remoto, formentou uma circunstância de desigualdade em democratizar o ensino. Ademais, a falta de equipamentos nas escolas impossibilita a criação e distribuição dos conteúdos escolares, mais a falta de especialização dos professores para a nova realidade virtual. Segundo o escritor brasileiro Monteiro Lobato, “O país se faz com homens e livros”. Sendo assim, para construção de um país melhor, é indispensável o acesso a educação à todas as classes sociais.
Somado a isso, tem-se o fato da condição econômica dos alunos de baixa renda, o qual encontra uma série de dificuldade para consegui ter acesso as aulas onlines. Isso acontece, porquê os estudantes não possui ou tem acesso a internet e computadores para acompanha as aulas, o que acarreta em uma desvantagem desproporcional em relação a estudantes economicamente melhor. Logo, é imprescindível a atuação estatal e social para que tais obstáculos sejam superados.
Portanto, faz-se necessário que o Estado, por intermédio do Ministério da Educação, invista na compra de materiais como- câmeras e microfones. Essa ação deve acontece por meio de projetos para engajamento de todas as instituições de ensino, visando proporcionar uma educação de qualidade a todos os estudantes. Paralelamente, cabe a Secretária de cada Município, ofereca cursos especialização para os professores, por meio de palestras onlines, os capacitando para trabalhar e oferece uma didática compatível com o ambiente online, com a finalidade de se adequar a nova realidade brasileira.
Raquelluana
Olá!
Achei muito interessante as citações que vc fez, percebi que domina a norma culta e sua escrita está bem argumentada e estruturada. No meu ponto de vista, vc cumpriu a modalidade de texto que o ENEM exige.
Percebi alguns erros ortográficos, então sugiro mais atenção na ortografia, mas mesmo assim, achei sua redação muito boa. Parabéns!
Julia da silva lima
olha sou nova aqui acho que sua redação receberia uns 840, boa ao meu ver eles não iriam abaixar tanto sua nota por conta de alguns erros ortográficos mas é muito bom que você se atente a isso como o cria que faltou o “r” e ai ficou meio disperso o tema, ou o significados das palavras, os mínimos detalhes fazem a diferença na sua redação parabéns!
MarryGeysa
Olá
Primeiro, você possui bons argumentos e alusões, entretanto, há uma falta de aprofundamento nos desenvolvimentos.
Na introdução eu aconselho a terminar com” Logo, percebe-se a necessidades de medidas que atenuem essa problemática”
Nos desenvolvimentos falta um aprofundamento nos argumentos de autoria, intensificando seu ponto de vista
Na conclusão sempre é bom começar com a retomada da tese, responder as perguntas e terminar com uma frase de fechamento
Tente também melhorar nos usos de elos coeso os e de vírgula
Eu te daria uma nota na casa dos 700
Gledson Oliveira
olá,
você sabe escrever muito bem na modalidade de texto exigida pelo enem, assim como a linguagem padrão.
gostei da sua tese, estando muito bem exposta e bem definida!
possui alguns erros ortográficos, exemplo: “…estado em cria um planejamento…”
a palavra “Estado” deve ter inicial maiúscula.
o verbo “criar” na verdade, nessa situação, deveria vir conjugada no futuro do subjuntivo (com o “r” no final, “criar”). Há mais alguns errinhos de gramática em seu texto.
procure revisar o uso dos “porquês”, pois vc se equivocou no uso dele em: “…Isso acontece, porquê os estudantes não possui…” , o “porquê” junto e com acento é utilizado como substantivo, sendo obrigatório o uso de artigo anteposto.
o porque ideal nessa colocação seria o junto sem acento (porque) que remete a uma explicação.
estude o uso da vírgula e novamente os tempos verbais: “…Paralelamente, cabe a Secretária de cada Município, ofereca cursos especialização…” não usa-se vírgulas para separar o sujeito do verbo, assim sendo deve-se retirar a vírgula anters de “ofereça”, e a conjugação correta desse verbo seria “oferecer”
No mais, você possui um bom vocabulário e possui ideias muito boas, só precisa de um pouquinho mais de organização em suas argumentações.
parabéns pelo texto, provavelmente conseguiria uma nota entre 700 e 800 no enem!
espero ter te ajudado. abraços