Segundo a Constituição Federal de 1988, todo indivíduo direito à igualdade e ao bem-estar social. No entanto, os empecilhos para a inserção da mulher no âmbito trabalhista impedem que essas garantias sejam constatadas, de fato, na realidade brasileira, devido ao machismo e à disparidade salarial que aflige essa parte da população.
A princípio, no filme “Terra fria”, a personagem Aimes sofre abusos ao trabalhar em uma mineradora de ferro, ambiente frequentado majoritariamente por homens. Fora da ficção, essa conjuntura é notória, visto que a visão machista persiste, culminando na concepção de que os indivíduos do sexo feminino são frágeis e sem aptidão para exercer cargos considerados masculinos. Com efeito, essa hostilidade, como a ocorrida com a Aimes, dificulta a permanência dessas cidadãs nesse tipo de emprego.
Outrossim, segundo Luiz Inácio, político, “não há democracia que resista a tão dramáticas diferenças sociais”. De maneira análoga a esse pensamento se nota a disparidade salarial que as mulheres sofrem mesmo desempenhando cargos iguais aos dos homens, acarretando o crescimento da desigualdade de gênero. Desse modo, é inaceitável que em um Estado democrático, haja a presença dessa problemática, necessitando de possíveis medidas.
Infere-se, portanto, que o Poder Judiciário deve mitigar esse impasse, por meio da elaboração de uma lei que consiste em criar um canal online de denúncias nas empresas e possibilite uma transparência de remuneração aos funcionários, com o intuito de incentivar a população feminina a denunciar os abusos sofridos no ambiente de trabalho e reivindicar por salários justos. Assim sendo, as cidadãs brasileiras vão usufruir dos seus direitos constitucionais, tornando o país menos desigual e machista.
FelipeReZ
Olá, bom dia!
O seu texto ficou muito bem estruturado. Porém, eu apenas fragmentaria tua proposta de intervenção em 3 ou 4 períodos a fim de melhorar a compreensão.
Além disso, concordo plenamente com a correção do nosso colega acima/abaixo referente a falta de força na argumentação, todavia eu identifiquei sim seu repertório na citação de LULA e o do filme Terra Fria, sabe o que eu acho que faltou? Apenas você costurar melhor essa citação com o argumento, com o objetivo de justamente evidenciar (a qualquer nível de leitor) a força já exposta no desenvolvimento mencionado.
Por competências, acredito que iria ficar na média dos 900+.
Bons estudos.
At.te,
Felipe Rezende Oliveira.
TiagoNLima
Competência 1 (escrita formal da língua portuguesa) = 200
Ao ver seu texto não teve nenhum erro gramatical ou estrutural que chamasse a atenção.
Competência (abordagem do tema) = 120
Você problematizou muito bem o tema citado, no entanto, ao meu ver, faltou um dado ou exemplo concreto que dê força ao seu argumento. as citações usadas foram boas, mas sempre quando defendemos um ponto de visto precisamos de dados que o comprovem.
Além disso, vi pelo titulo que seu texto falaria dos “Os empecilhos para inserção da mulher no âmbito de trabalho” a falta de um dado ou citação nesse sentido pode ser entendida como fuga do tema.
Competência 3 (coerência do texto) = 200 seu texto ao meu ver está bem encaixado, é um texto enxuto que não deixou nenhuma ponta solta ao meu ver.
Competência 4 (coesão textual) = 140 seu texto não se contradiz quanto ao posicionamento em nenhum momento, entretanto sinto falta de informações ao citar a disparidade salarial entre homens e mulheres sem citar um dado comprovatório.
Competência 5 (proposta de intervenção) = 180 seu texto responde a todas as questões cobradas pela banca do INEP (agente, ação, modo, finalidade e detalhamento) mas acho que você poderia ter detalhado mais sua conclusão.
Sua nota ficaria uns 840, não se atente tanto a ele, pois não sou corretor profissional, veja com incentivo para melhorar.
MarianaO.R
No seu texto tente evitar usar palavras muito formais, palavras desconhecidas e difíceis, quando for usar palavras difíceis pesquise os sinônimos dela e você conseguirá passar a informação do seu texto de forma mais ampla, porque se colocarmos muitas palavras para enfeitar o nosso texto nós acabamos de perdendo naquilo que queremos informar para os nossos leitorrs