O esporte, de acordo com o grande ativista negro, Nelson Mandela, “fala uma língua que todos entendem”. Dessa forma, em lugares com condições menores, como as comunidades brasileiras, infelizmente, ainda não possuem projetos de inclusão de forma suficiente, já que, o esporte pode ser um grande aliado na educação das crianças e jovens do Brasil, tirando-os de situações de vulnerabilidade.
Durante muito tempo o esporte era incentivado e praticado apenas pela elite. Embora nos dias atuais seja mais acessível, ainda há muita discrepância em relação ao acesso à pratica de esportes, tanto por pessoas de classe baixa, quanto por pessoas que possuem alguma deficiência. Em ambientes de criminalidade alta, pode-se observar que se acaba influenciando muitos jovens que querem mudar de vida e caem na ilusão do crime.
Também é possível perceber que ainda há muita exclusão no esporte em questão à pessoas deficientes: falta de acesso; falta de preparo dos profissionais que saibam como lidar corretamente com essa condição; falta de estrutura dos locais de prática desse esporte, entre outros problemas.
Por fim, como já citado anteriormente, os projetos sociais esportivos podem ser de grande ajuda e sem dúvidas devem ser auxiliados pelos Governos, para que sejam ampliados para regiões mais afastadas e que sejam melhorados os locais de prática desses esportes. As escolas, com o apoio das prefeituras e Governo do Estado, também podem ajudar, desenvolvendo projetos esportivos e campeonatos, incentivando à participação de todos.
FabioCS
Olá, seu texto tem uma ideia boa por traz, porém você precisa ficar um pouco mais atenta em como construir ele, observei que seu desenvolvimento não tem muito sua opinião sobre o problema, em D2 por exemplo, foi citado uma serie de pontos que para um melhor aproveitamento deles você poderia ter deixado um ou dois e ter abordado alguma temática junto a eles para ficar algo mais completo. Além disso a conclusão tem alguns pontos faltantes como explicitar quem seria o grupo a realizar a ação .
monilima
Oii, tudo bem?
*Não sou profissional na área*
Acho que há uma falta de repertório sociocultural no texto, de conectivos, organização de argumentos e faltou desenvolver a proposta de intervenção.
*Sobre a proposta de intervenção*= faltou especificar exatamente quais agentes governamentais irá realizar a ação