Iniciante

Os efeitos do sistema carcerário

  • 2

Na obra Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos, é retratada a forma deplorável das prisões brasileiras na época do Estado Novo. Porém, não distante de tal período, nota-se que não houve melhora da situação e resulta em graves consequências. Portanto, no que se refere aos efeitos do sistema carcerário no Brasil, é presente o sofrimento nos presídios femininos e a dificuldade de reintegração do indivíduo.

Em primeiro momento, vale analisar a Declaração dos Direitos Humanos que garante respeito e dignidade a todos. Todavia, isso não é visto nas penitenciárias, principalmente femininas, na qual o direito delas é banalizado, tendo a higiene e saúde prejudicada. Como, por exemplo, as grávidas que correm risco de vida junto com seus filhos, além do abandono destas.  Desse modo, é refletido o sofrimentos das cidadãs e de seus filhos que não tem expectativa de vida nem de sobrevivência.

Além disso, segundo o sociólogo Émile Durkheim,  a sociedade é mantida de forma biológica e cada qual preserva sua função como os órgãos do corpo humano e devem trabalhar em harmonia. Contudo, os cidadãos recém saídos das cadeias não conseguem alcançar lugar de aceitação na sociedade e não podem seguir o que foi dito pelo filósofo francês. Assim, apresenta dificuldades de restituição da vida pessoal além de não receber perdão e oportunidades.

Portanto, para que as mulheres não vivam em condições insalubres nas prisões, é necessário que o Governo dê acesso a saúde publica, higiene e direito a acompanhamento pré-natal às gestantes por equipes médicas e manter a  fiscalização desses cuidados, assim, o direito feminino será exercido como diz a Constituição de 1988. Paralelo a isso, a fim de reintegrar o indivíduo na sociedade, ONGs e diretores das unidades prisionais, devem investir na educação e profissionalização desses indivíduos, além de proporcionar o mínimo de dignidade enquanto encarcerados a partir da inclusão de cursos profissionalizantes por ensinamentos diários a todos para assim, os efeitos negativos do sistema carcerário diminua e a Declaração dos Direitos Humanos seja efetuada.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá.
    Gostei muito de seu repertório sociocultural cultural, muito bom!!
    Fique atento a alguns erros de pontuação e gramáticas.
    Bom uso de conectivos.
    Conclusão completa de acordo com os critérios do Enem.
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 180
    Competência 4: 180
    Competência 5:.200
    Total: 920

    • 1
  2. Olá! Boa tarde!
    Primeiramente, parabéns pelo texto. Argumentou muito bem, usou muito bem os repertórios. Achei bem coerente.
    A pontuação parece muito correta, exceto no segundo parágrafo um pequeno erro: ‘ tendo a higiene e saúde prejudicada. Como, por exemplo, as grávidas que correm risco de vida junto com seus filhos, além do abandono destas.” Não há necessidade do ponto antes do como.
    Gostei que você mencionou as prisões femininas e as condições, mas na conclusão você sugere que o Governo dê acesso e direito a acompanhamento pré-natal, só que as mulheres presas já tem esse direito por lei (BRASIL, 2009, Art. 14). Talvez se houvesse fiscalização seria uma melhor opção.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.