Iniciante

Os efeitos da limitação da liberdade de imprensa no Brasil

  • 0

“Posso não concordar com uma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la”, frase do filósofo iluminista Voltaire, que defendia a liberdade de expressão. Hodiernamente, em contrapartida com o pensamento do filósofo, essa não é a realidade observada, visto que há a defesa da limitação da liberdade de imprensa. Desse modo, a falta de acesso à informação e a manipulação da opinião pública são efeitos trazidos com a restrição da liberdade de imprensa no Brasil.

Diante desse cenário, a inacessibilidade à informação é um dos problemas causados com a limitação da liberdade de imprensa. No Brasil, apesar de Constituição Federal assegurar a todos os indivíduos o acesso à informação, isso não tem se cumprido, as informações são cada vez mais limitadas nos programas jornalísticos e as pessoas têm acesso às notícias de forma restrita. Sendo assim, notícias importantes como aquelas relacionadas à saúde, educação, transporte e política se tornam mais difíceis de serem levadas à população, uma vez que o principal meio de veiculação da informação, a televisão, não tem como ser administrado sem suporte social e financeiro aos jornalistas.

Outrossim, a manipulação da opinião pública também configura-se como uma consequência da liberdade de imprensa a acontece, principalmente, nos maiores canais midiáticos. Na Segunda Guerra Mundial, a mídia era paga para transmitir notícias e ideias políticos apresentados por os partidos da época, com o objetivo de persuadir a população de que eles eram bons. De maneira análoga, nos dias atuais não é diferente, grandes partidos políticos tentam inibir as atividades jornalísticas quando essas não estão a seu favor e apresentam a realidade de forma direta. Dessa forma, a limitação do exercício livre da imprensa no Brasil traz distorções às notícias verdadeiras.

Portanto, as ONGs, em parceria com a própria população, devem compartilhar com o público a importância do acesso à informação, por meio de palestras que sejam realizadas em escolas e locais públicos, a fim de incentivar as pessoas a buscarem notícias verdadeiras. Ademais, cabe à sociedade criar campanhas na Internet, por meio de postagens e compartilhamentos nas redes sociais que expliquem a importância da liberdade de opinião, com o intuito de evitar a manipulação do pensamento público. Espera-se com isso, colocar em prática a afirmação do filósofo Voltaire.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oiiii, sou aluna também, vou tentar ajudar!!!

    Sua redação tá ótima, apresentou muito bem a tese, argumentou bem, muito bem estruturada, trouxe alusões históricas e pensamento filosófico, uso conectivos corretamente e aparenta ter bom domínio da norma culta. Porém, senti falta de dados estatísticos e tu poderia ter colocado em qual Artigo da Constituição está prevista a liberdade a todos (nesse caso Artigo 5), sua proposta de intervenção está ótima, reforça sua tese, é específica e alcançável.

    • 0
  2. Sua redação está muito boa

    Consegue transparecer sua tese e seguir o tema proposto. Utilizou de bagagem sociocultural para reforçar a segunda argumentação de um jeito ótimo, porém o que faltou foram dados para coincidirem com o que foi falado, como por exemplo no segundo parágrafo foi citado a Constituição Federal e sua falha porém nada que indique realmente o que levou a essa conclusão.
    O último parágrafo segue a mesma linha, está ótimo tanto que reforçou sua tese com a última frase dita, porém ainda sim utilizar de um órgão responsável.

    • 2
  3. sua redação ficou muito boa as palavras usadas por ti mostram que domina a norma norma culta da língua portuguesa; acredito que sua redação tenha ficado muito comprida e os parágrafos acabaram não ficando tão coesos o que pode melhoram com muita prática. Foi muito bom que na conclusão houve a retomada de sua tese mostrando que você tem conhecimento sobre o que escreveu. Te desejo muita sorte nos estudos não desista!

    • 2
  4. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 200

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 200

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 200

    Nota final: 920, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    • 8

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.