Segundo a psicologia, autoconhecimento significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. Podemos ver a necessidade da conhecença de si mesmo, pois sem ela os indivíduos começam a se importar, a ouvir, e temer opiniões alheias dadas nas redes sociais. Assim, os efeitos da falta de autognose na era digital pode proporcionar grandes efeitos, como a perda da identidade, em que a mídia e empresas acabam se beneficiando.
Na atualidade, as pessoas expõe uma vida perfeita nas redes sociais, fazendo com que não mostre o seu interior e criando um tipo de versão que não condiz com sua realidade, estipulando seus leitores, que acompanham suas rotinas, acabem querendo ter o mesmo estilo de vida proposta por eles, geralmente chamado como a perda da identidade. “É preciso trabalhar o enraizamento no presente, mover-se, fazer coisas, conviver com as pessoas. Ligar-se ao presente é o que dará uma resposta à crise”, afirma o site El País.
Com isso, as empresas acabam se aproveitando para promover novos estilos de vida e hábitos, com suas propagandas de vida perfeita, bombardeando, principalmente, os jovens, que são os maiores utilizadores de internet a serem influenciados pelos outros, a comprar seus produtos. Segundo o filósofo George Orwell “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”. Além disso, grande parte das propagandas de maquiagens vem com mulheres brancas e no “peso ideal” proposto pelas empresas, fazendo com que outras mulheres consideradas “fora de padrão” se sintam inferiores, por escassez do autoconhecimento e pela falta de apoio que a sociedade e companhias deveriam proporcionar.
Portanto, vimos a importância do conhecimento de si mesmo para que e o mundo se torne um lugar melhor e que apoie cada indivíduo com suas características únicas. Para isso, é essencial, a contribuição das empresas, principalmente aquelas que querem propor “tipos ideias”, com propagandas e produtos que sejam proporcionadas e feitas para qualquer tipo de pessoa, para assim não haver exclusão no corpo social. Quanto nas redes sociais, mais utilizadas, como o instagram, devem fazer campanhas de autognose, para assim os jovens não terem problemas com influências nesses meios. Assim podemos ter mais pessoas com autoconhecimento na era digital.
RaianaMG
Olá, bom dia.
Bom começo explicando o que é o foco do tema e usando outra área do conhecimento para isso,acho que também ficaria interessante expor sobre a era digital, poderia ser uma alusão sobre a internet como “A internet, que inicialmente havia apenas fins militares hoje está presente nas mais diversas áreas e a disposição da maioria” ou “Com o advento da era tecnocientífica e a globalização os meios de comunicação…”(Essa você pode até usar para fortalecer o fato das pessoas estarem sujeitas a críticas e ideologias nas redes sociais), está boa, é apenas uma dica para outras ocasiões.Houve uso de pessoalidade em “Podemos”.O certo é “as pessoas expõem”.Precisa ter uma melhor organização de períodos, tem apenas dois no primeiro desenvolvimento e isso pode deixar a leitura cansativa. Muito bom o uso da citação do site.No segundo desenvolvimento a separação dos períodos é mais bem desenvolvida, em si, esse parágrafo ficou mais bem desenvolvido, novamente uma citação que deixou seu texto bem embasado.Na conclusão houve novamente o uso de pessoalidade em “vimos” e “podemos”.Acho que faltou um pouco de detalhamento sobre como essas campanhas serão realizadas, serão os influencers?vai ter um algoritmo que nota o excesso de edição nas fotos e notifica os usuários para assim evitar essa realidade distorcida?(Isso pode gerar constrangimento a quem postou?)Irá ter algum tipo de campanha fora da área virtual, como palestras nas escolas?Mas ficou interessante a conclusão.Sua redação está boa, apenas alguns pontos a serem melhorados,mas nada que pratica não resolva .Parabéns, continue escrevendo♡.
Galatic0
Competência 1 (160) – Na 3° linha do 1° parágrafo, ”conhecença” é uma palavra muito estranha, poderia ser substituída na frase por ”necessidade de se auto conhecer, pois sem esse conhecimento os indivíduos…”. Faz um bom uso de sinônimos no 1° parágrafo. 1° linha e 2°linha do 2° parágrafo: ”as pessoas expõem”, ”não mostrem”. Repetiu duas vezes ”efeitos” no 1° parágrafo.
Competência 2 (160) – Argumentação boa e condiz com o tema.
Competência 3 (160) – Ótimo repertório e contextualizado. A tese poderia ter sido mais refinada sobre quais problemas seriam abordados.
Competência 4 (120) – Poderia explorar melhor os conectivos.
Competência 5 (200) – Há os 5 elementos propostos. (Interpretei a frase: ”Assim podemos ter mais pessoas com autoconhecimento na era digital.” como a finalidade, porém não fica claro se realmente é a finalidade.)
Nota final: 800. (OBS: Não sou nenhum especialista. Pode ser que a nota valha mais ou que valha menos, é apenas minha opinião pessoal e não profissional). Parabéns.