Os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital

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Segundo a psicologia, autoconhecimento significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. Podemos ver a necessidade da conhecença de si mesmo, pois sem ela os indivíduos começam a se importar, a ouvir, e temer opiniões alheias dadas nas redes sociais. Assim, os efeitos da falta de autognose na era digital pode proporcionar grandes efeitos, como a perda da identidade, em que a mídia e empresas acabam se beneficiando.

Na atualidade, as pessoas expõe uma vida perfeita nas redes sociais, fazendo com que não mostre o seu interior e criando um tipo de versão que não condiz com sua realidade, estipulando seus leitores, que acompanham suas rotinas, acabem querendo ter o mesmo estilo de vida proposta por eles, geralmente chamado como a perda da identidade. “É preciso trabalhar o enraizamento no presente, mover-se, fazer coisas, conviver com as pessoas. Ligar-se ao presente é o que dará uma resposta à crise”, afirma o site El País.

Com isso, as empresas acabam se aproveitando para promover novos estilos de vida e hábitos, com suas propagandas de vida perfeita, bombardeando, principalmente, os jovens, que são os maiores utilizadores de internet a serem influenciados pelos outros, a comprar seus produtos. Segundo o filósofo George Orwell “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”. Além disso, grande parte das propagandas de maquiagens vem com mulheres brancas e no “peso ideal” proposto pelas empresas, fazendo com que outras mulheres consideradas “fora de padrão” se sintam inferiores, por escassez do autoconhecimento e pela falta de apoio que a sociedade e companhias deveriam proporcionar.

Portanto, vimos a importância do conhecimento de si mesmo para que e o mundo se torne um lugar melhor e que apoie cada indivíduo com suas características únicas. Para isso, é essencial, a contribuição das empresas, principalmente aquelas que querem propor “tipos ideias”, com propagandas e produtos que sejam proporcionadas e feitas para qualquer tipo de pessoa, para assim não haver exclusão no corpo social. Quanto nas redes sociais, mais utilizadas, como o instagram, devem fazer campanhas de autognose, para assim os jovens não terem problemas com influências nesses meios. Assim podemos ter mais pessoas com autoconhecimento na era digital.

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2 Correções

  1. Olá, bom dia.
    Bom começo explicando o que é o foco do tema e usando outra área do conhecimento para isso,acho que também ficaria interessante expor sobre a era digital, poderia ser uma alusão sobre a internet como “A internet, que inicialmente havia apenas fins militares hoje está presente nas mais diversas áreas e a disposição da maioria” ou “Com o advento da era tecnocientífica e a globalização os meios de comunicação…”(Essa você pode até usar para fortalecer o fato das pessoas estarem sujeitas a críticas e ideologias nas redes sociais), está boa, é apenas uma dica para outras ocasiões.Houve uso de pessoalidade em “Podemos”.O certo é “as pessoas expõem”.Precisa ter uma melhor organização de períodos, tem apenas dois no primeiro desenvolvimento e isso pode deixar a leitura cansativa. Muito bom o uso da citação do site.No segundo desenvolvimento a separação dos períodos é mais bem desenvolvida, em si, esse parágrafo ficou mais bem desenvolvido, novamente uma citação que deixou seu texto bem embasado.Na conclusão houve novamente o uso de pessoalidade em “vimos” e “podemos”.Acho que faltou um pouco de detalhamento sobre como essas campanhas serão realizadas, serão os influencers?vai ter um algoritmo que nota o excesso de edição nas fotos e notifica os usuários para assim evitar essa realidade distorcida?(Isso pode gerar constrangimento a quem postou?)Irá ter algum tipo de campanha fora da área virtual, como palestras nas escolas?Mas ficou interessante a conclusão.Sua redação está boa, apenas alguns pontos a serem melhorados,mas nada que pratica não resolva .Parabéns, continue escrevendo♡.

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  2. Competência 1 (160) – Na 3° linha do 1° parágrafo, ”conhecença” é uma palavra muito estranha, poderia ser substituída na frase por ”necessidade de se auto conhecer, pois sem esse conhecimento os indivíduos…”. Faz um bom uso de sinônimos no 1° parágrafo. 1° linha e 2°linha do 2° parágrafo: ”as pessoas expõem”, ”não mostrem”. Repetiu duas vezes ”efeitos” no 1° parágrafo.
    Competência 2 (160) – Argumentação boa e condiz com o tema.
    Competência 3 (160) – Ótimo repertório e contextualizado. A tese poderia ter sido mais refinada sobre quais problemas seriam abordados.
    Competência 4 (120) – Poderia explorar melhor os conectivos.
    Competência 5 (200) – Há os 5 elementos propostos. (Interpretei a frase: ”Assim podemos ter mais pessoas com autoconhecimento na era digital.” como a finalidade, porém não fica claro se realmente é a finalidade.)
    Nota final: 800. (OBS: Não sou nenhum especialista. Pode ser que a nota valha mais ou que valha menos, é apenas minha opinião pessoal e não profissional). Parabéns.

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