Os efeitos da expansão da seca no Brasil

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No livro “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos narra a historia de uma família que sofre pela seca da região Nordeste e a miséria por falta de recursos públicos da época que causa a fuga da família em busca de uma vida melhor, o autor teve a intenção de criar um critica social a partir do momento em que vivia o país década de 30, período da grande turbulência politica do Brasil e no mundo.

A seca afeta não só a agricultura, atinge também famílias que sobrevivem somente do trabalho da roça, nos dias atuais muitas proles acabam se tornando retirantes por falta de recursos, acesso a escola e trabalho que tenha uma renda sustentável. Em uma pesquisa recente de alunos de uma Universidade mostrou que o estado do Maranhão é o estado que possui o maior índice de desemprego, o estado do MA é um dos estados presentes na região Nordeste, região que sofre pela aridez e carência salarial, o estado de São Paulo no seu período de formação era povoado por um percentual de 30% todos imigrantes, a saída de pessoas para outros estados e países ainda é bastante presente nos dia atuais do século XXI.

Se as direções estaduais do Nordeste, tivessem a ideia de abrir um espaço para pessoas que não tiveram acesso a escola na infância, trabalharem com a agricultura, ajudaria ainda mais o destaque da região Nordeste na questão da economia e não haveria a necessidade de estar comprando alimentos de outros estados, diminuição de pessoas saindo da região afetada pela seca e melhoria de vida para toda a população, a solução para tudo é ir as ruas e criar eventos que são em prol da abertura de espaço de trabalho agrícola.

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4 Correções

  1. Vamos lá!! :)
    “No livro “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos narra a historia de uma família que sofre pela seca da região Nordeste e a miséria por falta de recursos públicos da época que causa a fuga da família em busca de uma vida melhor [1] , o autor teve a intenção de criar um critica social a partir do momento em que vivia o país década de 30, período da grande turbulência politica do Brasil e no mundo.”

    ~1: Muito bom o repertório da obra “Vidas Secas”, pois é pertinente ao tema. Entretanto, ao contextualizar a obra com a sua tese tente ser o mais breve possível, de modo que fique claro a utilidade e a conexão tese-livro. Exemplo de introdução:
    “No livro “Vidas Secas”, o autor Graciliano Ramos narra a historia de uma família que foge da seca e da miséria
    na região Nordeste. [Esse cenário literário é influenciado pela ]falta de recursos públicos da época[ 1930], ocasionando a fuga da família em busca de uma vida melhor”
    ~ Na introdução é de extrema importância que você utilize todas as palavras ,ou sinônimos dessas, do tema. Uma dica: Não deixe nenhuma parte do texto com apenas um período, por mais que pareça estar certo, corre o risco de ser considerada embrionária, mal desenvolvida.
    ~ Também é importante deixar claro o seu posicionamento sobre ele no cenário hordieno, ou seja, nos dias atuais, utilizando palavras a fim de problematizar o tema (tese). Portanto, logo após a tese coloque os seus argumentos, é preferível que os coloque de forma ordenada. :)
    ~ Lembre-se, a introdução é um mapa do seus texto, nela você tem que apresenta o tema, a tese e os seus argumentos.

    “A seca afeta não só a agricultura, atinge também famílias que sobrevivem somente do trabalho da roça, [1]nos dias atuais muitas proles acabam se tornando retirantes por falta de recursos, acesso a[2] escola e trabalho que tenha uma renda sustentável. Em[3] uma pesquisa recente de alunos de uma Universidade[4] mostrou que o estado do Maranhão é o estado[*] que possui o maior índice de desemprego, o estado[*] do MA é um dos estados[*] presentes na região Nordeste, região que sofre pela aridez e carência salarial,[5]*o estado de São Paulo no seu período de formação era povoado por um percentual de 30% todos imigrantes[6],[7] a saída de pessoas para outros estados e países ainda é bastante presente nos dia atuais do século XXI.”

    ~ 1: No lugar dessa vírgual coloca-se um ponto.
    ~2: Esse (a) é creseado: “acesso [à] escola”.
    ~3: É melhor usar um marcador de diacurso no início de períodos, nesse caso, cabe colocar um ” Segundo” ou ” De acordo com”.
    ~4: A palavra universidade é iniciada por minúsculo: “unuversidade”. Caso você tivesse especificado, aí sim, ficaria com maiúsculo.
    ~5: Acredito que aqui é necessário um ponto final, porque você inicia outro pensanento. Ficaria assim: “…região que sofre pela aridez e carência salarial[. O] [E]stado de São Paulo…”. A palavra estado, quando se refere a uma unidade federativa, e iniciada por maiúsculo.
    ~6: O uso da palavra “todos” é revogável. Quando você delimita um percentual e, antes disso, fala que a formação e resultante das imigrações, fica claro que todas as pessoas dos 30% são imigrantes. Cuidado com essas redundâncias.
    ~7: Aqui cabe um ponto final.
    ~[*]: Repetição da palavra “estado”, que deve ser escrita, nesse caso, com inicial maiúscula.
    ~ Aqui houve um erro grave. Nessa argumentação a sua tese é ” a seca afeta não só a agricultura, mas também o trabalho das famílias”, isso está no tópico frasal. Logo após, você dá as causas, que são a falta de escolaridade, trabalhos de renda adequada e pela falta recursos públicos. Assim, para sustentar essa tese, você escolhe dois argumentos :1) O maranhão, Estado do Nordeste, possui um índice alto de desemprego por conta da seca. Isso sustentar o ponto de que a seca influencia no índice de desemprego.2) Esse segundo argumento, é um argumento estátistico-histórico, que fala sobre a formação de São Paulo e a onda de imigração. Entratando, essa parte não dialoga diretamente com o tema, o que é reconhecido como fuga de tema na redação do Enem. Cuidado, não perca o fio da meada.

    “Se as direções estaduais do Nordeste,[1] tivessem a ideia de abrir um espaço para pessoas que não tiveram acesso a[2] escola na infância,[3] trabalharem com a agricultura, ajudaria ainda mais o destaque da região Nordeste na questão da economia e não haveria a necessidade de estar comprando[4] alimentos de outros estados[*], diminuição de pessoas saindo da região afetada pela seca e melhoria de vida para toda a população,[5] a solução para tudo é ir as ruas e criar eventos que são[6] em prol da abertura de espaço de trabalho agrícola.”
    ~1: Não há vírgula nesse ponto, pois separa sujeito do verbo.
    ~2: O (a) possui crase: “acesso [à] escola”.
    ~3: Também não necessita de vírgula nesse ponto.
    ~4: Cuidadi com a doença do gerundísmo: “…a necessidade de [estar comprando= comprar] alimentos..” Não use muitas construções como essa durante o texto, torna-o prolixo.
    ~5: É necessário pôr um ponto final para inicar essa nova ideia.
    ~6: O trecho “que são” é desnecessário nessa frase:”…ir as ruas e criar eventos []em prol da abertura…”
    ~ Na sua conclusão existem fatores que devem ser respietados para que haja uma intervenção:
    •Agente= quem faz a ação.
    •Ação= o que deve ser feito.
    • Meio/Modo= veículo da ação, através de que se faz a ação.
    •Fianlidade= finalidade, objetivo.
    •Detalhamento= Característicad, torna mais palpável.
    Na sua conclusão, alguns desse fatores não aparecem e outros estão mal desenvolvidos. Além disso o problema a ser resolvido deve ser coerente com o que se defendeu na argumentação. Outro ponto importante é a retomada ou uso produtivo da contextualização, ou seja, a obra “Vidas Secas” deve ser utilizada com uma finalidade maior do que a de contextuapizar o tema, deve servir para sustentar a tese.

    Bem, é só isso. Sugiro que você dê uma olhada na estrtura de um texto dissertativo argumentativo e como desenvolve-la corretamente. Com treino, leitura e escrita ficará notável o progresso.
    Boa sorte bons estudos!! :)

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  2. O texto da colega apresenta uma boa estrutura textual, porém não contempla totalmente o tema proposto : Os efeitos da expansão da seca no Brasil: Do nordeste ao restante do país.
    A introdução é adequada, pois faz uma alusão aos efeitos da seca no nordeste. O desenvolvimento esperava-se que a autora usasse os elementos propostos pelos textos I-III e isso não é feito. O texto tem foco nos problemas da seca na agricultura e êxodo rural problemas presentes na atual conjuntura do país, mas que não são os principais. Acredito que no desenvolvimento seria preciso argumentar com os textos de apoio falando sobre causa e consequências do problema e por fim apresentando uma solução dentro da realidade do país. De certa forma a colega fugiu do tema.

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  3. Oi, tudo bem?

    Então, eu não sei se você está praticando para a redação do Enem, porém, se esse for o caso, há algumas falhas.
    A correção acima já citou alguns erros gramaticais, então vou destacar outras coisas que faltaram.
    O texto pedido pelo Enem precisa ter introdução, desenvolvimento (geralmente 2 parágrafos) e conclusão com uma proposta de intervenção para a problemática levantada. Você acabou não desenvolvendo e nem deixando clara sua tese, assim como não criou uma proposta com os 5 critérios pedidos pela Competência 5.
    Faltou também um maior uso de conectivos e outros elementos coesivos.

    Enfim, eu recomendo que você procure pela Cartilha de Redação que o INEP disponibilizou em 2020, onde há dicas e o que a Redação Enem quer de você, assim como o que é usado para avaliar as competências.

    Espero ter ajudado de alguma maneira, se o seu objetivo não era uma redação modelo Enem eu sinto muito, não tenho conhecimento sobre outras bancas.

    Então é isso, sucesso!! ;-)

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  4. Tema: Os efeitos da expansão da seca no Brasil

    INTRODUÇÃO:
    No livro “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos (*use vírgula aqui) narra|1| a historia (história) de uma família que sofre pela seca da região Nordeste e a (*pela) miséria por falta de |2| recursos públicos da época que causa (*causou) a fuga da família em busca de uma vida melhor, |3| o autor teve a intenção de criar um critica (*uma crítica) social a partir do momento em que vivia o país (?) década de 30 |4|, período da grande turbulência politica (*política) do Brasil e no (*do) mundo.

    1 – Como temos o uso obrigatório da vírgula entre a expressão “No livro ‘Vidas Secas’ do autor Graciliano Ramos”, troque o “narra” para “é narrado”.
    2 – Essa parte ficou um tanto confusa pela repetição exacerbada da preposição “por” e suas variações, recomendo que refaça essa parte.
    3 – Uma sugestão: sempre que tiver muitas vírgulas em um único período, tente explorar o uso do ponto e vírgula.
    4 – Outra parte que ficou confusa, mas dessa vez foi pelo uso do “a partir”.

    — Não sei se você está praticando para o Enem ou algo do tipo, caso esteja, recomendo, para o Enem, não utilizar uma alusão tão enorme para contextualizar a problemática devido ao limite de linhas, ademais, esse tipo de ocorrência pode ser classificado como “encher linguiça”, entende?

    Bem, como disse anteriormente, não sei se você está praticando para o Enem, mas, se estiver, sugiro que dê uma estudada no tipo textual dissertativo e argumentativo, pois o seu texto está predominantemente dissertativo, apenas apresentando dados.
    Espero ter ajudado de alguma maneira, bjs e boa sorte em sua jornada!

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