Nos últimos anos temos observado um grande crescimento tecnológico, trazendo para a sociedade acesso à vários serviços que facilitam as suas atividades diárias. Porém, a sociedade brasileira ainda sofre com um grave problema que afeta bastante a sua qualidade de vida: A seca. Nos últimos anos, a seca vem se expandindo bastante para todo o país, não afetando apenas a região nordeste, mas também, trazendo consigo graves consequências a saúde e vida financeira da sociedade brasileira. Nesse sentido, convém discutirmos as principais causas para o aumento da seca no nosso país.
Nota-se, portanto, um grande crescimento da seca em outras regiões do Brasil além do nordeste. Em 2014, a região de São Paulo enfrentou um grave problema devido ao prolongado período de seca na região que abastece o Sistema Cantareira, principal reservatório da cidade, no qual seus reservatórios atingiram cerca de 8% da sua capacidade utilizável. O pior desde o ano em que foi criado. Como consequência muitas pessoas tiveram falta de água, e a pedido do governo, tiveram que reduzir o consumo e agir de forma a zelar por cada gota de água.
Ademais, muitas pessoas tiveram graves consequências à saúde e a sua vida financeira. Platão afirma ” o importante não é só viver, mas viver bem”. Muitas pessoas ao redor do Brasil tem acesso precário à água, se deslocando muitas vezes, por longas distâncias para ter acesso a água barrenta e de má qualidade, no qual, poderá trazer graves consequências para saúde do mesmo.
Por conseguinte, devido ao baixo nível dos reservatórios e aumento da seca no Brasil, muitas agências que fornecem o produto, tem aumentado consideravelmente o seu preço, fazendo com que muitas pessoas paguem altos preços por uma péssima qualidade.
Desse modo, para impedir que mais pessoas tenham falta de água, pague altos preços e se submete a situações precárias para conseguir acesso a esse recurso, o Governo deve providenciar uma melhor acesso por meio da construção de açudes, cisternas e barragens que irão servir como reserva para momentos de seca. E, também deve facilitar o acesso por meio da distribuição de água através da distribuição por meio de carros pipas em épocas de estiagem. Somente com qualidade na distribuição e facilidade no acesso desse recurso essencial para qualidade de vida humana é que poderemos viver a realidade mencionada por Platão.
Smirna
C1: 80
Identifiquei muitos erros no uso da vírgula, com essas sendo postas em locais inadequados.
“A região nordeste, mas também,” – depois de “também” não tem virgula.
“utilizável. O pior” – No lugar do ponto uma vírgula.
Existem outros, mas não vou ater-me a isso.
Também existem erros de concordância:
“Muitas pessoas ao redor do Brasil TEM acesso precário” – Deveria ser “TÊM”, pois é referente ao plural, não ao singular.
“pague altos preços e se SUBMETE a situações” – Deveriam ser PAGUEM e SUBMETAM, pois, mais uma vez é referente ao plural.
“E, também deve facilitar o acesso por meio da distribuição de água através da distribuição por meio de carros pipas” – Acho que não percebeu o pleonasmo nesse trecho.
C2: 120
No geral manteve a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Porém, apresentou muita redundância nos fatos que apresentava, ou seja, repetia a mesma coisa com palavras diferentes.
Além disso, não completava as ideias que discutia e já mudava o foco da escrita.
“A seca vem se expandindo bastante para todo o país, não afetando apenas a região nordeste, mas também, trazendo consigo graves consequências a saúde…” – O que tem uma coisa a ver com a outra? Você introduziu uma nova informação sem terminar a anterior.
C3: 80
Argumentação muito superficial e uso inadequado de referências.
“Em 2014, a região de São Paulo enfrentou…”
“O pior desde o ano em que foi criado”
“Muitas pessoas ao redor do Brasil tem acesso precário à água”
De onde tirou todas essas informações? A falta de fontes dos seus argumentos os torna fracos, fazendo-o perder pontuação.
C4: 80
No geral, o uso de conectivos é mediano, embora ainda use alguns termos que não se encaixam nessa função, como no início do texto quando escreveu “NOS ÚLTIMOS ANOS”.
“Nota-se, PORTANTO, um grande crescimento” – O PORTANTO é utilizado na conclusão de ideias, o que não é o caso, pois, a discussão está sendo iniciada.
Outrossim, a grande repetição de termos que ocorreu.
Qualidade – 5 vezes (2 no mesmo parágrafo)
Seca – 7 vezes (3 em um parágrafo e 2 em outro)
Distribuição – 3 vezes no mesmo parágrafo
Água – 6 vezes (2 em cada parágrafo)
Muitas pessoas – 4 vezes (2 no mesmo parágrafo)
Não listei todos, isso é só para se ter uma noção.
A repetição, em alguns casos, é perdoada por ser necessária, contudo, esse não é o caso. Sua nota caiu consideravelmente pelo excesso de termos utilizados inúmeras vezes.
C5: 120
Uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (explicação e exemplos).
Desse modo, para impedir que mais pessoas tenham falta de água, pague altos preços e se submete a situações precárias para conseguir acesso a esse recurso (EFEITO), o Governo (AGENTE) deve providenciar uma melhor acesso por meio da construção de açudes, cisternas e barragens (MODO) que irão servir como reserva para momentos de seca. E, também deve facilitar o acesso por meio da distribuição de água através da distribuição por meio de carros pipas em épocas de estiagem (MODO). Somente com qualidade na distribuição e facilidade no acesso desse recurso essencial para qualidade de vida humana é que poderemos viver a realidade mencionada por Platão (DETALHAMENTO).
Inicialmente, devo enfatizar que colocar efeito logo no inicio não é nada recomendável. Embora, eu tenha a impressão que essa nem foi sua intenção, mas foi o que aconteceu.
Segundo, tente deixar mais evidente cada elemento. Por exemplo, ao escrever: “DEVE FACILITAR O ACESSO”, você deixou vaga a ideia da ação. Facilitar o acesso a quê?
TOTAL: 480
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
Antes de tudo, revise os parágrafos do seu texto durante a digitação antes de enviar, não sei se são mesmo os 5 parágrafos, mas eu vou corrigir da forma que está.
4 parágrafos são suficientes:
1° – Introdução
2° – Desenvolvimento 1
3° – Desenvolvimento 2
4° – Conclusão
Sempre que você for escrever uma citação, comece ela com letra maiuscula.
Encontrei todos os elementos na conclusão, mas prefira organizá-los numa sequência lógica pra ficar mais compreensível.