De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) qualquer indivíduo saudável e que foi acometido por morte cerebral é capaz de doar órgãos. Sendo assim, a sua dinâmica de doação e transplante deveria ser simples e tranquila, mas mesmo assim o Brasil ainda enfrenta dilemas com relação a doação de órgãos. Certamente, a longa fila de espera e a implicância com relação ao assunto são os principais problemas envolvendo a questão citada.
Em primeiro lugar, várias famílias ainda implicam e recusam a doação de órgãos por motivos diversos. A exemplo disso, na série Grey’s Anatomy houve um caso em que um paciente precisou de um coração transplantado, mas sua mãe não deixou a cirurgia ocorrer, pois a sua religião não permitia. Com isso vemos que o preconceito criado pela sociedade em torno do assunto faz com que cada vez menos famílias aceitem a doação ou o transplante de órgãos, gerando assim mais vidas perdidas.
Ademais, a menor quantidade de órgãos disponíveis faz com que cada vez mais a lista de espera fique maior. Segundo o Ministério da Saúde, em 2016, foram feitos 24.958 transplantes, tendo assim um aumento de 5% com relação ao ano anterior. Mesmo havendo um aumento, no contexto atual, os números ainda são baixos para atender a demanda de pacientes esperando pela cirurgia, e após muita demora eles acabam morrendo.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver os dilemas da doação de órgãos no Brasil. Sendo assim, cabe a mídia, com o auxílio do Ministério da Saúde, fazer campanhas publicitárias em rádio, televisão e na internet, para incentivar as pessoas a doarem órgãos, a fim de aumentar o número de transplantes e diminuir a fila de espera.
Hingryde
Parabéns está ótima! Amei os argumentos e tenho certeza que se vc utilizasse conectivos para amarrá-los ficaria ainda melhor. Ex.:Certamente, não só a longa fila de espera como também a implicância com relação ao assunto são os principais problemas envolvendo… ( é questão de gosto,mas garanto que enriquece sua microestrtura)
Só sugiro uma coisa, que você exponha sua indignação acerca do problema. Te ajuda a defender seu ponto de vista. Continue assim. Parabéns
camilli.bressa
Sua redaçao apresenta uma boa introduçao com tese, ponto de vista, citando a OMS,
ha bons argumentos, com citaçoes que acrescentam muito na sua dicçao
ha uma boa proposta de intervençao com meio, agente, açao, detalhamento e finalidade.
parabennnnnnnnnnnnsssssss.
continue praticando e teras sucesso