Em 1950, após a Terceira Revolução Industrial, a incorporação de aparelhos tecnológicos expandiu em meio a vida social da população. De maneira análoga, os desafios relacionados aos jogos eletrônicos cresceram consequentemente, tendo em vista a facilidade à tecnologia ao decorrer dos anos. Logo, entende-se que a inobservância familiar ao consumo eletrônico das crianças e o sedentarismo contribuem para o acesso exacerbado dos jogos eletrônicos.
Em primeira análise, é lícito postular que a negligência de pais ou responsáveis ao controle do uso da tecnologia na vida dos seus filhos corroboram para a problemática. Dessa forma, Hannah Arendt, com o conceito Banalidade do Mal, afirma que “o pior mal é aquele visto como algo cotidiano”. Desse modo, o pensamento da filósofa é evidenciado quando os pais acomoda seus filhos com jogos eletrônicos, como meio de distração, para que possam fazer seus afazeres, sem saber que estão prejudicando o desenvolvimento intelectual da criança.
Além disso, evidencia-se que o sedentarismo se soma a primeira problemática. Sob esse ponto de vista, com o período pandêmico, houve um aumento do sedentarismo. Desse modo, o uso da tecnologia aumentou, no qual o corpo social procurou meios de entretenimento, em que recorreu-se aos jogos eletrônicos como forma de distração. Conforme o francês Pierre Bourdieu, “aquilo que foi criado para ser um instrumento de democracia, não deve ser convertido em uma ferramenta de manipulação”. Assim, os jogos “online”devem ser consumidos de maneira correta, como forma de diversão em momentos de lazer.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham atenuar os desafios relacionados ao jogos eletrônicos na sociedade brasileira. Para tanto, o Ministério da Educação, órgão responsável pela regulamentação da educação no Brasil, em parceria com as famílias devem criar medidas que reduzam o uso excessivo de jogos eletrônicos na vida das crianças, por meio de atividades criativas, a fim de que as crianças aprendam a utilizar os aparelhos tecnológicos de forma responsável. Somente assim, os meios tecnológicos serão cada vez mais disseminados como aconteceu após a Terceira Revolução Industrial.
CORRIJAM DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DO ENEM, POR FAVOR!!
Gabriel0000000
Competências
I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
Nota:160
II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Nota:160
III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Nota:140
IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Nota:160
V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Nota:200
Para mais dúvidas, entre em contato comigo diretamente: @[email protected]
mateuspias
C1-160 revisar os sinais de pontuação
C2-160 tente explorar mais os repertórios apresentados
C3-160 carência de uma melhor explicação sobre a argumentação feita
C4-120 busque utilizar mais elementos conectivos
C5-200, ótimo detalhamento, sua conclusão está completa, com todos os elementos necessários
elizasolanum
Oii!
Competência 1 – 160 pontos
Bom domínio da escrita formal. Apresenta poucos desvios.
Ex 1: “Dessa forma, Hannah Arendt, com o conceito Banalidade do Mal[1]…”
Ex 2: “…Desse modo, o pensamento da filósofa é evidenciado quando os pais acomoda[m] seus filhos com jogos eletrônicos, como meio de distração…”
Ex 3: “…Desse modo, o uso da tecnologia aumentou, no qual o corpo social procurou meios de entretenimento, em que recorreu-se aos jogos eletrônicos como forma de distração. [2]”
Ex 4: “…Conforme o francês [3] Pierre Bourdieu…”
Ex 5: “Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham atenuar os desafios relacionados ao[s] jogos eletrônicos na sociedade brasileira.”
[1]: Coloque o conceito/obra entre aspas
[2]: Tente reestruturar essa parte.
[3]: “sociólogo francês” deixa mais completinho.
Competência 2 – 160 pontos
Compreendeu bem a proposta e apresentou uma ótima introdução.
Bom repertório no D1, porém no D2 ficou improdutivo.
Competência 3 – 120 pontos
Faltou desenvolver mais seus argumentos e dialogar melhor com os repertórios que utilizou.
Ex 1: “…sem saber que estão prejudicando o desenvolvimento intelectual da criança.”
Elabore mais essa ideia.
Ex 2: “…Conforme o francês Pierre Bourdieu, “aquilo que foi criado para ser um instrumento de democracia, não deve ser convertido em uma ferramenta de manipulação”. Assim, os jogos “online”devem ser consumidos de maneira correta, como forma de diversão em momentos de lazer.”
Não sei se a citação do Pierre Bourdieu fez completo sentido com o seu argumento ou você só não o desenvolveu muito bem. Por que os jogos seriam um instrumento de democracia?
• Você usou o argumento da distração em ambos desenvolvimentos.
Ex 3: “…Somente assim, os meios tecnológicos serão cada vez mais disseminados como aconteceu após a Terceira Revolução Industrial.”
Não entendi muito bem o que quis dizer aqui, já que no seu texto você aponta o grande avanço da tecnologia. Nessa lógica, os meios tecnologicos já estão sendo disseminados, certo? Ficou um pouco contraditório.
Competência 4 – 160 pontos
Boa estratégia coesiva.
Só tome cuidado com as repetições:
(2° parágrafo, 6ª linha)
“…/Desse modo\, o pensamento da filósofa é evidenciado…”
(3° parágrafo, 4ª linha)
“…/Desse modo\, o uso da tecnologia aumentou…”
(3° parágrafo, 7ª linha)
“…em que recorreu-se aos jogos eletrônicos /como forma\ de distração.”
(3° parágrafo, 12ª linha)
“…Assim, os jogos “online”devem ser consumidos de maneira correta, /como forma\ de diversão em momentos de lazer.”
• apesar de “eletrônico” estar no tema e a repetição ser meio inevitável, dá pra usar alguns sinônimos vez ou outra. Ex: jogos virtuais, jogos digitais.
E uma pequena redundância:
“…quando os pais acomoda seus filhos com jogos eletrônicos, como meio de distração, para que possam fazer seus afazeres…”
Soaria melhor um “executar/realizar suas tarefas”
Competência 5 – 200 pontos
Ótima conclusão, apresentou uma proposta de intervenção completa.
NOTA: 800
Continue escrevendo! <3
AlexchaYevena
A construção do texto está bem feita, as citações usadas foram bem colocadas no texto, achei que na frase “possam fazer seus afazeres” a leitura acabou ficando meio desconexa, pela semelhança entre as palavras, mudar para “para que consigam cumprir com seus afazeres” deixaria o texto mais coeso, a conclusão está ótima, tem todos os agente exigidos. Parabéns!
vestibamk
Primeiro, a organização do texto está muito bonita, nunca vi um texto tão esteticamente organizado. A introdução ficou boa, mas me parece que pulou muito rápido de: tecnologia na sociedade para consumo de jogos pelas crianças, mas isso pode ser uma opinião pessoal. O segundo parágrafo é muito bem feito, argumento inteligente que com certeza enriqueceu o texto. O segundo argumento é bom, expande o problema principal. A conclusão marca todos os requisitos que são necessários para finalizar o artigo. De modo geral, um ótimo texto. Parabéns! :)