Os desafios para uma educação inclusiva no Brasil

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O filme “Como Estrelas na Terra” retrata a vida de um menino que tem dislexia, ele enfrenta diversos problemas na escola e, principalmente, a dificuldade de inclusão nesse ambiente. De maneira análoga ao filme, muitas pessoas deficientes enfrentam dificuldades para ter acesso a uma educação inclusiva no hodierno. Tal realidade se deve, majoritariamente, à cultura preconceituosa enraizada na sociedade e pela passividade governamental.

Sob esse viés, é lícito postular a cultura do preconceito como impulsionadora desse revés. Diante desse cenário, até meados do século XX, era comum que as famílias internassem as crianças deficientes em clínicas de isolamento, e, inclusive, a mídia fomentava, por meio dos comerciais de televisão, a internação vitalícia, a qual era considerada benéfica à criança. Nessa perspectiva, esse ato discriminatório ainda permanece enraizado no núcleo social, uma vez que constantemente pessoas com deficiência sofrem com linguagens preconceituosas e até mesmo atitudes de indiferença.

Outrossim, é imperativo pontuar a passividade dos governantes como agravante da problemática supracitada. Nesse sentido, conforme a Constituição Federal, promulgada em 1988, a educação é um direito de todos os cidadãos. No entanto, o ínfimo investimento voltado para o aprimoramento da infraestrutura das escolas brasileiras e a capacitação de profissionais para atender às necessidades dos portadores de deficiência, evidencia uma deturpação no ideal da Constituição, visto que nem todos, deveras, têm acesso à educação.

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar uma educação inclusiva no país. Sendo assim, sugere-se que o Governo Federal, na figura do Ministério da Educação, cuja função é garantir melhorias para a educação, aliado a mídia, promova campanhas televisivas que abordem a inclusão de pessoas com deficiência. Essa ação poderia ser realizada por meio da destinação de verbas para incentivar os grandes meios de comunicação a produzirem esse tipo de conteúdo à população. Ademais, o Estado deve garantir a acessibilidade dentro das escolas brasileiras, aprimorando a infraestrutura e investindo na formação de mais profissionais para ajudar os portadores de deficiência, de modo a desconstruir a cultura do preconceito e de fato tornar o ideal da Constituição a realidade de todos. Dessa forma, espera-se que as pessoas com deficiência não sofram com a dificuldade de inclusão assim como o menino do filme “Como estrelas na terra”.

Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência. Inclusive, na folha de redação deu 30 linhas, favor desconsiderar isso na hora da correção. Desde já, muito obrigada!!!

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4 Correções

  1. Introdução: perfeita,ótima comparação com o filme.

    Des 01: achei com muitas vígulas e isso deu um segmento de leitura muito pausado.

    Des 02:ótima sacada colocar a Constituição “fora” do locais comum, que são introdução e conclusão.

    Conclusão:ao colocar Estado 2 vezes acho que ficou meio “quero ocupar espaço”e isso puxou um pouco a atenção do corretor.

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  2. Um bom conselho que eu poderia lhe dar é detalhar mais a obra da introdução. Use palavras que mostrem que você assistiu e entendeu como o filme se conecta ao tema proposto. Troque a palavra menino pelo nome do garoto e, se por algum acaso o filme não diz o nome dele, especifique isso. De qualquer modo, seu texto está muito bem escrito, você demonstra domínio da norma culta, demonstra que entendeu o tema proposto, utilizou repertório consistente e soube argumentar bem. Seu texto está ótimo, parabéns!

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  3. Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Você tem um vocabulário bem desenvolvido e extenso, por isso possui um excelente domínio da modalidade escrita formal, também não identifiquei erros ortográficos -200
    Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Desenvolve muito bem os argumentos baseado nos repertórios apresentados, mostrando as causas do problema, não há fuga de tema -200
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Apresenta seus pensamentos de forma organizada, com ótimos repertórios e de forma consistente – 200
    Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Uso de uma grande variedade de recursos coesivos- 200
    Competência 5: Respeito aos direitos humanos
    Consegui identificar os 5 agentes, porém tenho 2 sugestões: não usar o termo poderia, pois da ideia de uma possibilidade que pode não ser realizada, seja afirmativa: pode;
    “deficiência, (de modo a) desconstruir a cultura do preconceito e de fato tornar o ideal da Constituição a realidade de todos”. Tal frase é de finalidade, substitua o de modo a por a fim de.- 180
    Total: 980
    Não sou especialista mas pelo que analisei seu texto ele está muito próximo da nota máxima, espero ter ajudado, qualquer dúvida estou disponível.

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  4. Olá, boa tarde! Sinto muito por não corrigir na conduta que pediu nas considerações finais, mas só quero corrigir a sua redação pra dizer o como você escreveu bem em todas as competências tal como você utiliza palavras formais e não deixa o texto “chato” de se escrever, você tem um ótimo uso de repertório sociocultural e detalha muito bem cada ponto que apresenta na sua redação, vou favoritar porque quero estudar a estética da sua redação que me deixou apaixonado pela forma com que você escreve, mais uma vez, sinto muito por não corrigir partindo das competências, adorei o seu texto!!

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