Iniciante

Os Desafios para Promover a Integração dos Moradores de Rua à Sociedade

  • 0

Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações políticas, econômicas e sociais é característica da modernidade líquida vivida no século XX. Essa visão encaixa-se no tema pois revela uma sociedade construída a partir dos pilares da fragilidade e insegurança, onde os indivíduos são consumidores e responsáveis pelo fracasso ou sucesso em suas vidas.

De acordo com a definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, os moradores de rua compõe um grupo heterogêneo mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta. Tal definição revela que o indivíduo na sociedade é definido a partir do seu estilo de vida, o que ele consome e o modo como consome, retomando a visão de Bauman em relação ao indivíduo.

Em segundo plano, dados de uma pesquisa da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Social comprovaram que as ruas da cidade de São Paulo abrigam 15.905 pessoas, 10% a mais em relação ao último levantamento em 2011. Esse dado nos mostra que o número de pessoas vão crescendo e aumentando os desafios da integração à sociedade pois a demanda é grande e os reforços escassos.

Portanto, compete ao Ministério de Integração social junto com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, construir moradias em terrenos inocupados em parceria com o Governo Federal para habilitar esses indivíduos e distribuir auxílio em dinheiro até que os mesmos consigam um emprego. Com essas ações visa-se aumentar o número de re-integrados à sociedade a partir desse impulso socio-econômico.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, Thais. Vamos lá
    C1: 200
    Você escreve muito bem e demonstra de fato domínio da norma culta
    C2: 160
    Sua argumentação é muito boa,embasa em dados e autoridades, o que traz riqueza ao seu texto. Entretanto, cuidado para não tornar seu texto expositivo demais e, com isso,
    acabar deixando de entrar afundo do tema proposto que se relaciona ao DESAFIO de promover a integração dessa população de rua.
    C3: 120
    Mesma observação anterior. São apresentados bons argumentos, porém o posicionamento ou defesa de um ponto de vista em relação aos desafios em si (concernente ao tema) acaba ficando um pouco de lado.
    C4: 200
    Sua coesão é ótima e seu texto é muito bem estruturado.
    C5: 200
    Sua proposta de intervenção está perfeita e completa apresentando os 5 elementos esperados
    ——————————————————————————————–
    Nota final: 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.