Os desafios para otimizar a adoção de crianças no Brasil

  • 1

No Brasil, o sistema de adoção apresenta problemas que impossibilitam a descrição de um processo não burocrático. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Nacional de Adoção (CNA), há uma divergência entre o quantitativo de crianças que buscam um lar e aquelas que são procuradas. Observa-se que os valores medidos não são proporcionais por conta da resistência encontrada em muitas famílias, bem como o perfil desejado de criança pelos brasileiros. Assim, é preciso analisar os desafios para que haja maior otimização na adoção de crianças no país.

Em primeiro plano, vale ressaltar a imagem vilanizada criada sob o conceito de filhos adotivos. O filme de terror “A órfã” tem como protagonista Esther, uma garota que cresceu em um orfanato até ser adotada pelo casal Kate e John. Porém, eles não podiam imaginar que a menina na verdade era uma mulher adulta de 33 anos que manteve a aparência de criança por toda a vida, em busca de semear o caos nas famílias que a aceitam. De acordo com o G1, o portal de notícias da Globo, o longa causou polêmica nos Estados Unidos, fazendo com que houvesse uma diminuição no número de casais que procuram orfanatos em busca de adoção. Dessa forma, é possível perceber a influência da mídia no imaginário popular no que diz respeito a crianças adotadas, reforçando estigmas e reproduzindo maior resistência por parte dos interessados.

Ademais, é perceptível que, o perfil mais procurado pelos brasileiros não condiz com o perfil à espera de adoção. De acordo com dados oficiais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 14,55% só adotam crianças brancas; 58% aceitam apenas crianças até 4 anos de idade; 61,92% não aceitam adotar irmãos; e 61% só aceitam crianças sem nenhuma doença. Logo, as pessoas depositam na adoção uma expectativa que difere da realidade encontrada. Com isso, a busca por crianças que não existem, sustentada pelo modelo idealizado de família, se apresenta como um desafio para a construção de novos lares.

Portanto, os entraves da adoção no Brasil são evidentes. Dessa maneira, o Governo Federal, por meio de investimentos em órgãos especializados, deve promover o “Adoção Real”, plano nacional de campanhas informativas sobre o sistema adotivo brasileiro, a fim de desconstruir a imagem negativa do senso comum no que diz respeito à prática de adoção, bem como divulgar dados oficiais do caráter de seleção. Assim, as ideias passadas em “A órfã” continuarão presentes apenas no filme, sem interferir na otimização da adoção de crianças no país.

Compartilhar

3 Correções

  1. Só vim para fazer um comentário. Em sua redação é notório a sua postura diante o tema e a relação que fez entre o tema e o filme usando-o como argumento no desenvolvimento e ainda reforçando com dados públicos. Enquanto na introdução você nos apresentou a problemática e informações extras dela como um repertório legislativo (não é obrigatório usar somente esse tipo de repertório, só estou desmembrando seu texto falando sobre as informações que trouxe e o que elas representam na visão do leitor), tal como deixou claro seus argumentos que diz estarem ligados as expectativas da pessoas sobre o tema. Confesso que essa linha de pensamento foi perfeita, estava prestes a escrever sobre o tema tbm mas quando encontrei sua redação, vc me convenceu dessa ideia, se vc fez isso, está no caminho certo pois os parágrafos conversam entre si de forma a se complementarem semanticamente. Uma observação que me fez ter após a leitura é que talvez as famílias vejam isso como relação de consumidor e produto, o que é inaceitável, entretanto, talvez seja um pensamento inconsciente gerado pelas expectativas e preferencias com relação a adoção. Espero que esse comentário ajude de alguma forma na análise de seu texto. Parabéns pela redação e continue assim.

    • 0
  2. Ótima introdução com visível posicionamento sobre o tema. Uma boa dica é colocar os argumentos do seu texto na introdução. Exemplo: “Dessa forma, entende-se que a imagem negativa difundida sobre filhos adotivos na sociedade (argumento 1) e o modelo idealizado procurado pelos brasileiros (argumento 2) se apresentam como obstáculos na adoção.”

    Ambos os desenvolvimentos são concisos com a disponibilidade de conectivos entre os parágrafos, dados sobre o tema e um ótimo repertório sociocultural.

    Conclusão com reafirmação da tese, agente e finalidade. Sou iniciante nas correções, mas adorei a redação.

    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200

    Total: 920

    • 2
  3. Ótima estética e estruturação de texto, alusão ao mencionar o filme, dados científicos provando que seu argumento não vem da sua cabeça, sem contar do ótimo uso de um vocabulário erudito, sem repetições de palavras com uma excelente presença gramatical de pontuação, acentuação e afins.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.