Os desafios para o combate aos analfabetismos no Brasil

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   “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.” Diante desse trecho do poeta Carlos Drummond de Andrade, depreende-se que a sociedade ao longo do seu desenvolvimento encontra obstáculos em sua caminhada, tal como a presença dos analfabetismos na sociedade brasileira. Sob esse aspecto, há dois fatores que corroboram para essa temática, como a ineficácia governamental juntamente com o falho papel dos pais. 

    Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. Conquanto, a falta de investimentos do governo na criação de novas escolas ou no aprimoramento daquelas que já existem, impossibilita que parte da população desfrute desse direito. Visto que, muitas instituições educacionais sofrem não só pela precária infraestrutura mas também pela falta de materiais, logo os alunos acabam  perdendo o interesse nos estudos e não chegam a serem alfabetizados. Ademais, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios cerca de 23% da população rural é analfabeta. Logo, é evidente que a questão geográfica também é uma intensificadora da problemática. Uma vez que, o número de escolas é mínimo comparado aos grandes centros urbanos, e isso acaba aumentando o índice de analfabetismo. 

   Outrossim, devido à intensa jornada de trabalho os pais acabam não tendo tempo para acompanhar a vida escolar dos filhos, visto que o sociólogo Zygmunt Baumam afirma que vivemos em tempos líquidos devido à rapidez que as relações humanas se efetivam. Por conseguinte, os pais não incentivam seus filhos a praticarem o hábito de leitura, e isso acaba fazendo com que as crianças cresçam sabendo somente a ler e a escrever, mas com dificuldade de interpretação. Assim, acarreta no aumento de analfabetos funcionais.  

    Diante desse cenário desafiador, fazem-se necessárias medidas solucionadoras. Logo, é cabível ao Ministério da Fazenda disponibilizar uma maior verba para que o Ministério da Educação – órgão responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação – invista em projetos voltados para a melhoria, por intermédio de um número maior de escolas em áreas rurais, uma maior quantidade de matérias didáticos que incite a leitura e com palestras que mostrem aos pais a importância do papel destes na vida escolar das crianças, com o fito de minimizar o índice de analfabetismos no Brasil. 

 

Gente, queria muito que vocês corrigissem com as devidas notas em cada competência. ♥

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2 Correções

  1. Boa noite, sua redação foi muito bem estruturada e possui um bons argumentos que estão bem colocados e usados, todavia alguns deslizes foram cometidos
    Competência 1: 120 Pontos
    “presença dos analfabetismos na sociedade” o correto seria “presença dos analfabetos na sociedade”. O mesmo erro é cometido nas 2 últimas linhas da redação.
    “matérias didáticos” o correto seria “materiais didáticos”
    “Assim, acarreta no aumento de analfabetos funcionais.” o correto seria “Assim, acarretando no aumento de analfabetos funcionais.
    Competência 2: 200 Usou bem o sociocultural
    Competência 3: 200 Trabalhou bem o sociocultural em defesa do seu ponto de vista
    Competência 4:200 Não repetiu os elementos coesivos e soube articular bem o texto.
    Competência 5:200 Articulou bem a proposta de intervenção ,respondendo Quem?Onde ? E como?
    Total: 920 pontos
    Falta só melhorar no uso da língua. :)

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  2. ERROS
    1. Competência I: Primeiro parágrafo – Linha 4
    “dos analfabetismos” –> correto é –> “do analfabetismo na sociedade…
    2. Competência I: Segundo parágrafo – Linhas 7 e 12
    “Evitar uso de gerúndios” –> perdendo ; aumentando
    3. Competência I: Segundo parágrafo – Linhas 1 e 9
    “repetição da palavra população” –> trocar por povo ou comunidade ou algum outro sinônimo
    4. Competência I: Terceiro parágrafo – Linha 3
    “tempos líquidos devido” –> correto é –> ” tempos líquidos, devido à……
    5. Competência I: Terceiro parágrafo –> Linhas 1 e 4
    “repetição da palavra pais” –> trocar por família ou progenitores ou algum outro sinônimo.
    6. Competência I: Terceiro Parágrafo –> Linha 2 e 4
    “Repetição da palavra filhos” –> trocar por crianças ou jovens ou algum outro sinônimo
    7. Competência IV: Quarto parágrafo –> Linha 1
    “Faltou retomar a tese”
    8. Competência I: Quarto parágrafo –> Linha 5
    Não é “matérias didático” –> o correto é –> “materiais didático”
    9. Competência V: Quarto parágrafo –> Linha 8
    “Faltou a frase de fechamento”
    Exemplo:
    Só assim o Brasil poderá tirar a pedra do seu caminho.
    CONSIDERAÇÕES DE CORREÇÃO:
    Parabéns!!!!!
    A sua redação ficou ótima, não apresenta nenhum erro no tocante a estrutura dissertativa-argumentativa. Além disso, você foi muito feliz na escolha do repertório sociocultural, que em minha opinião foram muito bons. Porém você pecou um pouquinho em relação a gramática (o que é normal), mas tente sempre melhorar.
    Mais uma vez, parabéns! e sucesso em sua caminhada…
    PONTUAÇÃO:
    Competência I: 160
    Competência II: 200
    Competência III: 200
    Competência IV: 180
    Competência V: 180
    TOTAL = 920

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