A constituição federal de 1988 – documento jurídico mais importante do país – prevê em seu artigo 6°, o direito à educação como intrínseco a todo cidadão brasileiro. No entanto, a maior parte da população se mostra afastada da realidade prometida pela norma constitucional, quando se observa os desafios na alfabetização da criança. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem o letramento infantil.
Nesse sentido, a filósofa Simone de Beauvoir construiu o conceito conhecido como a Invisibilidade Social, que fala sobre o processo de apagamento e marginalização sofrido por determinado grupo social. Dessa forma, o analfabetismo faz parte da invisibilidade proposta por Beauvoir, de modo que os indivíduos que não sabem ler, não conseguem bons empregos, uma boa renda e consequentemente estão sujeitos à opressão. Assim, enquanto o analfabetismo for a regra, a dignidade será exceção.
Ademais, é fundamental apontar a omissão do Estado como impulsionador da alfabetização infantil no Brasil. Segundo o cantor Gabriel o Pensador, em sua música “Estudo errado” aborda e crítica um modo de ensino ineficaz, em que o aluno frequenta a escola, porém não adquire conhecimento. Diante de tal exposto, substancial parcela das crianças brasileiras não recebe a alfabetização adequada nos anos iniciais da vida. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio de campanhas e programas, estimule a leitura de textos infantis e contos – dentro e fora de sala de aula– de forma gratuita, a fim de desenvolver a formação da criança, pois a leitura é de fundamental importância para o início da alfabetização. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
VictorSCamargo
Parabéns pelo texto
Você mostrou domínio excelente da língua portuguesa, fugindo da escrita comum, apresenta conectivos,não percebi nenhum erro ortográfico, citações bem definidas coerente com o texto, o texto possui coesão e coerência, conclusão bem detalhada e ótima finalização com a citação, porém à uma quebra de coerência na introdução, perto do final, onde você evidencia que existem problemas em relação a alfabetização, mas irá analisar fatores que favorecem o letramento infantil, o correto seria: que NÃO favorecem o letramento. fora isso sua redação está perfeita, sua nota está ao meu ver entre 920 a 980, se você concertar esse erro, quem sabe um mil?!
mandanu10
Olá!
No geral, uma excelente redação!!!!
Meu único apontamento é na proposta de intervenção. Você explicou em detalhes bem coesos. Mas eu senti falta da explicação de onde virão os recursos. Quem vai patrocinar a sua ideia?? A prefeitura dos estados? O Governo federal?
Um ponto a se estudar. O restante da redação está impecável, prevejo uma nota alta!
Boa sorte nos seus estudos!!